Indo além da percepção dos estudantes
Casa Revistas Revista International Journal Business & Marketing

Indo além da percepção dos estudantes: um relato sobre um modelo de avaliação de desempenho de um MBA vivenciado em uma Escola de Negócios

Indo além da percepção dos estudantes: um relato sobre um modelo de avaliação de desempenho de um MBA vivenciado em uma Escola de Negócios

Luis Henrique Rigatovasconcellos, Alexandre Pignanelli, Tatsuo Iwata Neto

RESUMO

O artigo apresenta um relato técnico oriundo da experiência na implantação de um sistema de avaliação de cursos em uma instituição de ensino superior, entre os anos de 2017 e 2018. A origem desse relato é uma possível resposta a discussão que envolve a comunidade acadêmica sobre um problema comum enfrentado por cursos de pós-graduações lato sensu em administração no Brasil, principalmente nos chamados programas “MBA”: a sua lógica avaliativa superficial centrada, em sua maioria, apenas nas percepções dos estudantes sobre professores e desvinculada de objetivos reais de aprendizagem. Para a construção do relato e redesenho do projeto pedagógico do curso, optou-se pela observação participativa, onde foram entrevistados 43 docentes durante os dois anos de coleta de dados. Esse trabalho resultou numa nova proposta para avaliação de cursos, com foco na qualidade e no aprendizado e com uma abordagem sistêmica e multidimensional, composta por seis formas distintas e complementares de avaliações, que cobrem estratégias de medidas diretas e indiretas, finalísticas e de processo, quantitativas e qualitativas. Ao final do artigo é apresentado um exemplo de quadro gerencial (dashboard) que pode servir como importante ferramenta para que coordenadores tomem decisões pautadas em objetivos de aprendizado em detrimento a percepções subjetivas de curto prazo dos alunos a respeito dos professores.

Confira o texto completo:

Translate