Central de Cases

Considerações sobre a seleção de casos

A escolha do caso para ensino a ser utilizado em sala de aula é uma decisão influenciada por diversos fatores. No entanto, recomendamos que sejam consideradas pelo menos três (3) questões importantes:

1. Identificação com o Caso

A provável identificação dos Estudantes com o protagonista do caso e/ou com a organização retratada no caso constituem importantes fontes de engajamento. A escolha do caso, portanto, não depende apenas das características do caso, mas também do perfil da turma, os interesses comuns e as perspectivas de trabalho. Orientamos os Professores a levar em consideração em que medida os Estudantes com quem trabalha irão se identificar com a narrativa apresentada no caso.

2. “Triângulo do Caso”

Uma das maneiras de se avaliar a adequação de um caso para ensino é avaliar os três elementos centrais da escolha do caso:

· Objetivos de aprendizagem norteadores da atividade;

· Situação-problema (ou oportunidade) abordada na narrativa;

· Teorias e conceitos que podem ser explorados em sala de aula.

3. Nível de Complexidade do Caso

O grau de complexidade presente no caso é provavelmente uma das considerações mais importantes. A avaliação da dificuldade do caso pode ser realizada pela análise de três (3) dimensões da complexidade do caso:

· Dimensão conceitual-teórica: um caso pode ser classificado como mais fácil ou mais difícil de acordo com o repertório conceitual-teórico que se pretende desenvolver em sala de aula, ou então nos pré-requisitos em termos de domínio de conceitos e teorias.

· Dimensão analítica: está relacionada à quantidade e intensidade das tarefas esperadas dos Estudantes na preparação prévia do caso.

· Dimensão apresentação: trata-se do grau de dificuldade do caso em função da maneira como as informações são apresentadas – de forma mais organizada ou menos organizada, ou então em função do excesso ou escassez proposital de informações na narrativa.

O grau de dificuldade do caso, portanto, pode ser decomposto nessas variáveis acima. No entanto, é muito difícil – e provavelmente inadequado – rotular um caso como “fácil”, “médio” ou “difícil”, uma vez que tal avaliação depende do perfil da turma e do contexto de uso.

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Breve história da Central de Cases ESPM

A Central de Cases ESPM foi criada no ano 2000, com o objetivo de favorecer a aprendizagem dos estudantes, com aulas mais práticas, interessantes e divertidas – tendo os casos como ponto-de-partida para diversos tipos de dinâmicas na sala de aula.  Outra motivação importante para a ESPM foi o entendimento de que era necessário incentivar a redação de casos de empresas e organizações que atuassem no Brasil, criando oportunidades para os estudantes vivenciarem, em sala de aula, discussões mais próximas a sua realidade e mercado de trabalho.
A criação da Central de Cases reflete o esforço da ESPM promover Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, desde 2000. O Método do Caso corresponde a uma dessas metodologias, com a elaboração e oferta de casos por meio da Central de Cases, a ESPM passou a contribuir para o acesso a esse tipo de material didático não apenas para seus Professores, mas para todos os professores interessados, independentemente de sua vinculação institucional. Assim sendo, nossos casos são utilizados tanto na ESPM, quanto por diversas Instituições de Ensino Superior, localizadas nas mais diversas regiões do Brasil.
Desde o início da Central de Cases, o acesso à base de casos é gratuito: qualquer pessoa pode fazer o download dos casos e utilizá-los. A ESPM acredita na aprendizagem centrada no participante, e sabe que a discussão de casos é uma das diversas formas de promover aulas transformadoras, capazes de mobilizar a aprendizagem significativa.

O uso de casos para ensino

O uso de casos para cursos da Graduação

Administração

Publicidade e Propaganda

Jornalismo

Design

COMUNIDADE PRÁTICA

Uma comunidade de prática de professores da ESPM que utilizam casos para ensino nas disciplinas que lecionam na Instituição.

 

A comunidade está hospedada no Facebook, como um grupo “fechado” (acesso exclusivo aos Professores).

Contato

E-mail: centraldecases@espm.br

Telefone: (11) 5085-4629

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