A linha se apresenta como uma extensão da Economia Criativa, considerando tanto o design enquanto um setor criativo autônomo que dinamiza a economia, quanto a sua relação com outros setores criativos, artísticos ou culturais. Desenvolve projetos materializáveis; metodologias, ferramentas e protocolos de pesquisa; pesquisas empíricas e reflexões para o campo do Design, visando aprofundar questões pertinentes à inovação, à economia da experiência e à experiência do usuário, entre outros cenários da contemporaneidade. Cabem ainda na linha, estudos que aproximem o pensamento projetual e suas metodologias (design thinking) com a gestão criativa de negócios, clusters ou cidades; e ainda aqueles relacionados com a criatividade, seus processos e transversalidades
LÍDER DA LINHA DE PESQUISA: Prof. Leonardo Marques
Produz análises, avaliações, reflexões e projetos visando o melhor desenvolvimento de estratégias de gestão, levando em conta as novas manifestações culturais e sociais dos setores criativos. Assumem-se as transformações sociais como vetor de desenvolvimento econômico; valoriza-se o desenvolvimento de projetos nos quais os consumidores e/ou cidadãos sejam considerados os atores-chaves de sua constituição e implantação; propõe-se o estudo transversal e integrado dos agentes públicos, privados, da sociedade civil (individualmente ou coletivamente) na transformação constante dos processos culturais e criativos, bem como de sua infraestrutura; estudam-se estratégias e legislações para o fortalecimento da economia criativa nas dimensões setorial e territorial.
LÍDER DA LINHA DE PESQUISA: Prof Sílvia Borges
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