Livros e e-Books
Casa Economia Criativa

Livros e e-Books

Livros e e-books publicados por Docentes e Discentes

Contextos e Pesquisas

Coleção de coletâneas e textos monográficos gerados a partir de reflexões e pesquisas oriundas de vários campos do conhecimento, tais como Ciências Sociais, Comunicação, Design, Economia Criativa, Gestão, Marketing e Relações Internacionais. A coleção privilegia tanto trabalhos específicos de cada área, como trabalhos que dialoguem e transitem na interseção dessas e de outras áreas do saber. 

Consumo e Sociabilidades

Espaços, Significados e Reflexões

Sílvia Borges Corrêa, Michele de Lavra Pinto e Veranise Dubeux (org.)

Todos os artigos desta coletânea foram gerados a partir de pesquisas empíricas, que trazem à tona questões que estão diretamente ligadas ou que tangenciam a cultura material.

imagem3

Interfaces com o design de interação

Eduardo Ariel de Souza Teixeira (org.)

Material rico, plural e original sobre o design de interação e suas interfaces com outras áreas do conhecimento

Design: reflexões e experiências 

Isabella Perrotta e Eliana Formiga (Org.) 

Editora E-Papers, 2016 

Variados assuntos reunidos sob a égide do design, tangenciando-se ou afastando-se: alguns trabalham com conceitos abstratos, outros com exemplos concretos. Alguns remetem ao passado histórico, outros apontam para as tendências futuras. 

Cidades criativas: aspectos setoriais e territoriais 

João Luiz de Figueiredo e Diego Santos Vieira de Jesus (ORG) 

Editora: E-papers2017 

Descrição: O livro apresenta uma coletânea de artigos relacionados a aspectos setoriais e territoriais de cidades criativas. 

Economia Criativa

Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Sílvia Borges Corrêa (org.)

A obra aborda, por meio de um olhar amplo, analítico e atual, as múltiplas facetas da Economia Criativa.

Rio de Encontros. Impactos da internet e das redes sociais na vida da cidade 

Eduardo Ariel de Souza Teixeira; Ilana StrozenbergSilvia Borges Corrêa e Teresa Guilhon de Barros (ORG) 

Editora E-Papers2017 

O livro é resultado da parceria entre a ESPM e o Rio de Encontros, um ciclo de debates realizado pelo Instituto Contemporâneo de Projetos e Pesquisas. Trata-se de uma coletânea que dá voz a um conjunto de pessoas – os participantes do Rio de Encontros e os autores dos capítulos – e que traz como tema central as redes virtuais em múltiplos aspectos. Como pensar em questões de tecnologia, de informação, de aprendizagem, de colaboração, de disputas, de afetos, de conflitos, de ética e de cidadania tendo as redes como elemento presente? Todos esses aspectos que permeiam nossas vidas on e off line foram pensados, debatidos e aprofundados nos textos que compõem este livro. 

 

Ensaios sobre Economia Criativa

Vinculada aos Laboratórios de Pesquisa do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM, esta coleção pretende trazer reflexões e análises sobre os diferentes aspectos da Economia Criativa, a partir dos estudos desenvolvidos pelos pesquisadores do MPGEC, além de contar com convidados externos. 

Marcas, memória e representação 

Isabella Perrotta e Lucia Santa Cruz (Org.) 

Editora TopBooks, 2017 

O livro de estreia é uma produção do Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação (Lembrar). Ele reúne dez capítulos que, por diferentes óticas e partindo de pesquisas de vários campos do conhecimento, refletem sobre a presença e a importância da marca na contemporaneidade. 

 

Técnicas de pesquisa para Design 

Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Leonardo Marques de Abreu (Org.) 

Editora TopBooks, 2018 

 

Livros de Docentes

Design e Economia Criativaensaios para um campo plural 

Mirella de Menezes Migliari (Org.) 

Editora E-Papers, 2020 

Neste livro, pretende-se passear por diversos setores compreendidos pelo design, dos mais tradicionais, em que ainda se projetam produtos industrializados, aos mais recentes, a fim de enaltecer as pontes construídas pelo designer. 

E o samba, sambou? Retrospectiva do carnaval da última década 

Ana Erthal, Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Eliana de Lemos Formiga (orgs.) 

Editora E-Papers, 2020 

Apresentação de pesquisas feitas pela ESPM durante os desfiles de carnaval durante 10 anos; cada capítulo é relacionado ao desfile de um ano. Autores são pesquisadores da ESPM e de outras instituições. Este livro celebra a parceria de pesquisa entre a ESPM e a Riotur, apresentando os dados mais relevantes das pesquisas em seus respectivos anos e contando detalhes de narrativas nem sempre óbvias. 

 

 

Gestão Contemporânea do Varejo: Uma Introdução à Teoria do Comércio 

Thomas Rudolph e Daniel Kamlot 

Ed. Editório, 2019 

O livro apresenta os fundamentos de uma atividade comercial e varejista bem-sucedida, explicando as competências centrais para a gestão da atividade varejista com foco nas áreas de processos, compras, estratégia, financiamento, clientes, controle, vendas, pessoal, logística e informação. 

Marketing 

Daniel Kamlot e Bernardo Guelber Fajardo 

Ed. FGV, 2019 

Trata-se de uma obra que, além de apresentar os conceitos iniciais do marketing, aborda a gestão e a estratégia a ele relacionadas. O livro detalha macro e microambientes empresariais, técnicas para previsão de demanda, sistemas para obtenção de informação e os componentes do composto de marketing, além de fornecer uma exposição das vertentes do marketing contemporâneo, atualmente observadas nos mais diversos mercados, e uma estrutura do plano de marketing (e de negócios) para empresas e empreendimentos em geral. 

A Economia LGBT+ na Cidade do Rio de Janeiro 

Diego Santos Vieira de Jesus 

Editora Prismas, 2018 

O livro aborda o desenvolvimento da economia LGBT+ na cidade do Rio de Janeiro e as assimetrias de sua distribuição na cidade.  

 Nostalgias e mídia: no caleidoscópio do tempo 

Lucia Santa Cruz e Talitha Ferraz (orgs.) 

Editora E-Papers, 2018 

Trata-se da primeira obra publicada em português dedicada inteiramente a pesquisas sobre os agenciamentos entre nostalgia e mídia, que contribuí para a consolidação de uma temática de pesquisa que ganha cada vez mais relevância nos estudos de memória. 

Economia Criativa e Políticas Públicas 

Diego Santos Vieira de Jesus e Daniel Kamlot (orgs.) 

Ed. Prismas, 2016 

 

Esta obra objetiva debater a relação entre economia criativa e políticas públicas, discutindo seus méritos, limitações e abordagens. Assuntos como propriedade intelectual, inovação, sistemas de incentivo à cultura, empreendedorismo criativo, cidades criativas, políticas de trabalho e renda, diplomacia e paradiplomacia, educação e vários outros são apresentados, estimulando os conhecimentos no campo da economia criativa. 

Promenades do Rio – A turistificação da cidade pelos guias de viagem de 1873 a 1939 

Isabella Perrotta 

TopBooks2015 

foi um dos títulos escolhidos pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio, por meio de processo de seleção pública, para compor a biblioteca “RIO 450”, em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro. O livro trata do processo de turistificação da cidade a partir dos primeiros guias editados para estrangeiros, viajantes e turistas. É a partir deles que ficamos sabendo o que era considerado atrativo, diversão ou atividade cultural na cidade, e também onde se hospedava e se comia no período histórico visitado, que termina quando já existiam o bondinho do Pão de Açúcar, a estátua do Cristo Redentor, os desfiles oficiais de escolas de samba e até o aeroporto Santos Dumont. 

Publicações de Discentes

 Dez passos para o ensino emergencial no rádio em tempos de covid-19 

Luiz Artur Ferraretto e Fernando Morgado 

Válega, 2020 

 

O Núcleo de Estudos de Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) lançou o livro digital “Dez passos para o ensino emergencial no rádio em tempos de covid-19”, de Luiz Artur Ferraretto e Fernando Morgado, publicado pela Válega, do Rio de Janeiro. A ideia é aplicar o conhecimento gerado pelo grupo de pesquisa na resolução de um problema específico deste momento de enfrentamento da covid-19: contornar a ausência de aulas presenciais e a falta de acesso de estudantes à internet e/ou à telefonia celular. Escrita em linguagem direta e objetiva, a obra volta-se a docentes e está disponível gratuitamente para download, trazendo uma proposta baseada na coloquialidade da conversa para o uso didático de espaços em emissoras de rádio. 

Covid-19 e comunicação: um guia prático para enfrentar a crise 

Luiz Artur Ferraretto e Fernando Morgado 

Válega, 2020 

 

Uma pandemia como a de Covid-19 exige estratégias para o combate à crise em si e para a comunicação a respeito desse processo. Pensando na atuação da mídia durante e após o confinamento social, os professores Luiz Artur Ferraretto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Porto Alegre, e Fernando Morgado, das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), do Rio de Janeiro, produziram o e-book gratuito “Covid-19 e comunicação, um guia prático para enfrentar a crise”. Com 62 páginas, o material foi planejado para ser visualizado com facilidade na tela de um celular e de outros dispositivos móveis. Baseado nas recomendações da Organização Mundial da Saúde para o combate à pandemia, o e-book parte da ideia de que todos os meios devem apoiar a sociedade neste momento.  

Comunicadores S/A 

Fernando Morgado 

Matrix, 2019 

A vida de oito dos maiores comunicadores de todos os tempos é narrada sob uma nova ótica, enfatizando os momentos e as decisões que fizeram essas figuras se tornarem bem-sucedidas, tanto do ponto de vista artístico quanto comercial. São trajetórias inspiradoras para quem deseja se desenvolver nos campos da comunicação e dos negócios. Lances emocionantes e curiosos das carreiras de Ana Maria Braga, Faustão, Gugu Liberato, Luciano do Valle, Luciano Huck, Ratinho, Raul Gil e Silvio Santos são reunidos em um texto leve e objetivo, que narra sucessos e fracassos, sem o preconceito e a agressividade que marca parte expressiva dos trabalhos feitos sobre a TV e seus protagonistas. 

Efeitos visuais de transição na montagem cinematográfica 

Vinicius Augusto Carvalho 

Paco Editorial, 2018 

Na montagem de um filme, a inserção ou a ausência de efeitos visuais como fusões, fades e wipes não se resume a técnicas da edição de imagens. Este processo complexo integra a concepção da obra, exige criatividade e conhecimento estético – o uso de efeitos de transição entre imagens tem o potencial de imprimir ritmo, rupturas ou continuidades de tempo e espaço. Efeitos Visuais de Transição na Montagem Cinematográfica descreve conceitos fundamentais da pontuação imagética e sua aplicação no cinema, a partir da evolução tecnológica, dados de mercado e dos filmes premiados com o Oscar de Melhor Montagem. A obra apresenta um registro minucioso das pontuações imagéticas atravessado pela entrada da tecnologia digital e dos softwares de edição não linear na pós-produção cinematográfica. 

Criatividade made in Rio: a migração global de publicitários cariocas 

Roberto Sá Filho 

Prismas, 2018 

Muitos dos publicitários de sucesso em São Paulo e no exterior começaram suas carreiras no Rio de Janeiro. Mas, o que será que estimula essa migração de publicitários cariocas? O que faz do Rio de Janeiro esse celeiro de talentos que o que agora se espalham por diversas cidades criativas do mundo?  

Silvio Santos: a trajetória do mito 

Fernando Morgado 

Matrix, 2017 

 

Um dos livros mais vendidos do Brasil, conforme lista da revista “Veja”. 

Silvio Santos nunca teve tantas falas suas reunidas em uma só publicação. Nascido no Rio de Janeiro em 1930, Senor Abravanel começou a trabalhar aos 14 anos de idade como camelô. Pouco tempo depois, ingressou no rádio e, mais tarde, na televisão, onde se tornou sinônimo de domingo. Formou um grupo empresarial bilionário, com milhares de empregados em todo o Brasil. Tentou ser prefeito, governador e até presidente. Cercou sua vida pessoal de mistérios, cultivados pela distância que mantém dos repórteres. Mesmo assim, ao longo da carreira, já causou polêmica ao opinar sobre diversos assuntos: de empreendedorismo até homossexualidade, passando por economia, sexo, drogas e política. “Silvio Santos: a trajetória do mito” conta toda a trajetória do animador e empresário através de um formato inédito, que combina textos ágeis, declarações dadas por Silvio ao longo das últimas seis décadas e uma completa linha do tempo. Cada capítulo revela uma faceta especial: seu tino para os negócios, sua longa carreira artística, seu estilo próprio de comandar o SBT, sua meteórica trajetória política e sua reservada vida pessoal. Combinadas, compõem a figura de um mito, verdadeira marca da comunicação do Brasil. 

Cómo hacer presentaciones exitosas 

Fernando Morgado 

Ars Optika, 2017 

 

Como o designer pode superar o medo de falar em público? O que o cliente mais quer escutar quando lhe apresentam uma proposta? Quais são os aspectos que não podem ser esquecidos no momento de revelar a solução final de um projeto? Como estudantes e profissionais podem organizar-se para produzir, dentro do prazo, slides agradáveis e eficientes? Estas e muitas outras perguntas são respondidas por Fernando Morgado, designer e professor brasileiro com experiência em projetos de diferentes perfis. Repleto de casos reais, “Cómo hacer presentaciones exitosas” revela, de maneira simples e objetiva, os segredos para que estudantes e profissionais de design façam apresentações poderosas. Além disso, contém formatos tanto para você conquistar novos clientes, quanto para encantar os que já tem. 

Blota Jr.: a elegância no ar 

Fernando Morgado 

Matrix, 2015 

 

Apresentador dos grandes momentos da música na TV, um dos maiores nomes do rádio, formador de ídolos, empresário vitorioso, pioneiro do jornalismo esportivo, político atuante num período decisivo da história do Brasil. Embora esses predicados justificassem vários livros, “Blota Jr.: a elegância no ar” (Matrix, 2015) reúne todos eles numa só publicação. Essa trajetória é contada com riqueza de detalhes por Fernando Morgado, que dedicou três anos para pesquisar e escrever a história do filho ilustre de Ribeirão Bonito. 

Translate