Laboratórios Acadêmicos
Casa Economia Criativa

Laboratórios Acadêmicos

Os professores do MPGEC estão distribuídos em quatro Laboratórios de Pesquisa, cujas atividades resultam em produção bibliográfica e técnica

São eles:

Laboratório de Cidades Criativas (LCC);


Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território (LEC);


Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação (Lembrar);


Laboratório de Informação, Inovação e Interação (Lab3i).

Estes laboratórios atuam como pontos de conexão do MGPEC com outras áreas da ESPM – tendo entre seus membros: docentes e discentes do Mestrado e da Graduação, além de conectores com as indústrias criativas, por meio de parcerias institucionais ou projetos incubados, como são as parcerias, por exemplo, com o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Rede Carioca de Rodas de Samba (RS), Museu do Amanhã, Rio de Encontros, Fundação de Arte de Niterói (FAN), Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), Feira das Yabás, Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola, Museu da Imagem e do Som (MIS), Rádio CBN e outras.

Os projetos desenvolvidos pelos laboratórios, sejam de pesquisa ou extensão, possuem preocupação com a aplicabilidade dos conhecimentos gerados, de modo a contribuir com a sociedade, o mercado e o poder público. Eles são aderentes às linhas de pesquisa do MPGEC e refletem a sua estrutura curricular, de modo que a participação dos discentes é constante. Cumpre destacar que os laboratórios estão vinculados a grupos de pesquisa cadastrados no CNPq.

Laboratório de Cidades Criativas

Este laboratório relaciona-se ao MPGEC na medida em que procura desenvolver pesquisas e projetos nas temáticas relacionadas a territórios criativos, inovação e sustentabilidade, colocadas como prioritárias pelo Programa. Para isso, o Laboratório atua com foco em aprimorar as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento humano em cidades criativas, bem como estratégias de promoção, comunicação e adensamento das relações que se estabelecem entre os variados atores no contexto urbano. Os temas prioritários do LCC são o desenvolvimento socioeconômico territorial; a valorização das tradições e da cultura popular; a Inovação tecnológica, econômica e social; o consumo cultural em novos regimes de distinção simbólica; e o empreendedorismo criativo.

Laboratório Economia Criativa, Desenvolvimento e Território

Este laboratório se propõe a investigar as relações entre as atividades econômicas criativas e os territórios, de maneira a debater as novas perspectivas de desenvolvimento abertas pela mobilização produtiva da
cultura e da criatividade, analisar os impactos econômicos e sociais das atividades culturais e criativas a partir de estudos dos setores da economia criativa e discutir os desafios do empreendedorismo, da inovação e da gestão dos negócios culturais e criativos.

LEMBRAR - Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação

Este laboratório caracteriza-se por ser interdisciplinar, reunindo membros das duas linhas do programa – Design de Experiência e Estratégias de Inovação eGestão Estratégica de Setores Criativos -, com o objetivo de funcionar comoum espaço de reflexão sobre memória e representação no âmbito da Economia Criativa. Nesta perspectiva, suas atividades buscam estimular a pesquisa destas temáticas e das práticas a elas associadas, contribuindo com a análise e o desenvolvimento de referencial teórico em torno das questões da memória e da representação.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/237684

LAB3I – Informação, Inovação e Interação

Este laboratório tem como objetivo gerar conhecimento para o setor criativo com ênfase na pesquisa relacionada à Informação, Inovação e Interação no campo da Comunicação e Design para contribuir para o desenvolvimento das habilidades profissionais necessárias para fortalecer as indústrias criativas e a contínua melhoria de profissionais indústrias criativas e seus produtos e serviços. Destaca-se o interesse dos integrantes do LAB3i pelos temas de marcas e experiências virtuais; análise do comportamento interativo dos nativos digitais; metodologias de ensino de Design e ferramentas no auxílio do ensino e aprendizagem de metodologias ativas; criatividade e colaboração audiovisual e design de animação.

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