Corpo Docente - Economia Criativa
Casa Economia Criativa

Corpo Docente – Economia Criativa

João Luiz de Figueiredo  

Coordenador 

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor e pesquisador em Economia Criativa na ESPM-Rio, onde ocupa desde 2018 o cargo de Coordenador do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa e lidera o Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território; também é professor do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio, onde também é pesquisador do Grupo de Pesquisa Gestão Territorial no Estado do Rio de Janeiro.  

http://lattes.cnpq.br/9223950448656258 

 

 

Isabella Vicente Perrotta 

Coordenadora-adjunta 

Designer e Historiadora, atua em Projeto, Pesquisa, Curadoria e Ensino. Doutora em História pela Fundação Getúlio Vargas RJ (2011); mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004); especialista em Ergonomia pela Fundação Getúlio Vargas RJ (1984); Designer pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), com habilitações em Design Gráfico e de Produto. // Exerce o magistério superior desde 1987, atuando em cursos de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu e extensão. Atualmente é Professora Adjunta II na ESPM-Rio, onde é coordenadora-adjunta do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa  MPGEC e professora do mesmo mestrado e dos cursos de Design, e de Publicidade e Propaganda, // Ainda na ESPM desenvolve o projeto Memórias do Design que consiste numa plataforma de conteúdo e banco de depoimentos orais, disponível em: // É integrante dos grupos de pesquisa: HisTur, vinculado à UFF, LEMBRAR, vinculado ao MPGEC ? ESPM-Rio, ambos registrados no CNPq, e Rede Iberoamericana de Economia Criativa // Tem textos de referência sobre a representação do Rio de Janeiro e a história do turismo na mesma cidade, e é autora dos livros: * O perfil do Rio: grafismo de representação de uma cidade naturalmente gráfica, Sextante, 1998; * Tipos e Grafias, Senac Rio e Viana & Mosley, 2005; * Victor Burton, Viana & Mosley, 2006; * O perfil do Rio continua lindo: novas reflexões à luz de mudanças recentes, Hybris Design, 2013; * Promenades do Rio: a turistificação da cidade pelos guias de viagem de 1873 a 1939, 2015; além de ser organizadora de livros e autora de capítulos em diversas publicações.  

http://lattes.cnpq.br/0405484529521542 

 

 

Ana Lucia Lupinacci 

Professora 

Doutor/PhD (2012) e Mestre (2000) em Educação pela FE_USP [Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo], linha de pesquisa Linguagem e Educação. Graduação em Comunicação Social pela PUCCAMP ? Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Especializações em Design Têxtil e Estamparia/ FASM, Educação Artística/FMT, formação em História da Arte/ Escola do MASP. Professora e pesquisadora universitária, coordenadora pedagógica e diretora acadêmica do bacharelado em Design da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, de 2003 a dezembro 2019. Entre 2007 e 2009 foi também coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu em Design Estratégico da mesma instituição. Entre 2013 e 2018, exerceu a coordenação pedagógica da Academia de Professores ESPM SP. Em fevereiro 2020, passa a trabalhar no Stricto Sensu da ESPM, como docente-pesquisadora, ligada ao MPCC – Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor e ao MPGEC – Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa. Exerce atividade técnica e artística, ao lado da acadêmica. Tem experiência técnica e acadêmica na área de Educação Superior e Comunicação Visual/Design, atuando com ênfase nos seguintes temas: design e gestão; design e educação por projetos; design e formação universitária; linguagem e projeto; design visual; história do design brasileiro; design e interfaces artísticas. Participa de exposições artísticas nacionais e internacionais, ligadas à aquarela e arte sobre papel. Membro do grupo de pesquisa GEED – Grupo de Epistemologia, Educação e Didática, ligado à Faculdade de Educação da USP e cadastrado no CNPq. Membro do grupo de pesquisa, na ESPM SP, Design: Projeto, Cultura e Gestão. Integrante do LEMBRAR_ESPM RJ, grupo de pesquisa e estudos em memória e representação ? cadastrado no CNPq. Escreve e publica artigos técnicos e científicos, participa de congressos e fóruns. Palestrante. Participação em livros. Parecerista de artigos científicos. Participação em bancas de Projetos de conclusão de Graduação e de Mestrado. Trabalha na concepção de cursos e workshops. Membro integrante da CAA Design/ SINAES-ENADE, comissão assessora de área; triênio 2014/2017, nomeada pelo INEP/MEC e renomeada para o triênio 2018-2020. Avaliador ad hoc da FAPESP. Desde 2017, também editora e colaboradora da revista DSG, ISSN 2675-0856. Integrante do Observatório de Direitos Humanos da ESPM.  

http://lattes.cnpq.br/2540351545215280 

 

 

Daniel Kamlot 

Professor 

Doutor em Administração de Empresas pela FGV/EBAPE, possui mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professor titular da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM/RJ) – Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC) e de cursos de Graduação em Administração de Empresas e Comunicação Social. É também membro do Laboratório de Cidades Criativas (LCC) da ESPM/RJ. É professor/pesquisador do departamento de Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor da FGV/EBAPE, no departamento de Administração, em disciplinas com ênfase em Marketing e Gestão. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing social, comportamento do consumidor, propaganda, propaganda enganosa, marcas, economia criativa e varejo.  

http://lattes.cnpq.br/1863175020067147 

 

 

Diego Santos Vieira de Jesus 

Professor 

Doutor em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI / PUC-Rio). Atualmente, é docente e pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC) e professor dos cursos de Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e em Administração de Empresas da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM-Rio). É co-coordenador do Laboratório de Cidades Criativas (LCC) e integrante do Observatório da Marca Rio da mesma instituição. É professor do curso de Graduação em Relações Internacionais da PUC-Rio. É pesquisador colaborador do Sport – Laboratório de História do Esporte e do Lazer, ligado ao Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É vinculado à Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidade Ibero Latino-Americana (REGGSILA). É membro da Association For Creative Industries (AFCI), da International Place Branding Association (IPBA) e da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Tem experiência nas seguintes áreas: Gestão Estratégica de Setores Criativos; Marketing Territorial; Estudos de Política Externa; Segurança Internacional; Instituições Internacionais; Processos de Integração Regional; Estudos de Gênero e Sexualidades; Diplomacia Corporativa e Comunicação e Instituições Públicas. Atua principalmente nos seguintes temas: economia criativa e desenvolvimento; políticas públicas e economia criativa; marcas territoriais; internacionalização de cidades criativas; gênero e sexualidade nas cidades criativas; políticas externas das grandes potências e das potências emergentes; desarmamento, não-proliferação e usos pacíficos da energia nuclear; processos de integração europeu e latino-americanos; estudos sobre masculinidades em Relações Internacionais; estudos sobre Esporte e Relações Internacionais; diplomacia das empresas multinacionais e transnacionais; jornalismo nas instituições públicas.  

http://lattes.cnpq.br/6322729232079325 

 

 

 

Eduardo Ariel 

Professor 

Possui Graduação em Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1999), Pós-Graduado em Design de Interface pela Unicarioca (2002), Mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e Doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Pós-Doutorado em Ciência da Informação pelo IBICT. Atualmente, na ESPM-RIO, é professor titular, pesquisador (40H) e diretor acadêmico. Na mesma IES também leciona no Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa e é membro do laboratório de pesquisa LAB 3i. Supervisiona o trabalho dos coordenadores de graduação e do mestrado, bem como o núcleo de pesquisa. Ademais, responde pelos núcleos acadêmicos Híbrida, Origem, Vogal e Ding. Desde 2012 pesquisa o conceito de Design de Interação e seus desdobramentos para às áreas do Design, da Comunicação e do Marketing. Também tem investigado as relações contemporâneas entre usuários, informação e tecnologia. Tem experiência na área de Desenho Industrial e Direção de Arte, com ênfase em Comunicação Digital, Design de Interfaces e Interação Humano-Computador. 

http://lattes.cnpq.br/9190622937276461 

 

 

Leonardo Marques de Abreu 

Professor 

Graduado em Desenho Industrial é Mestre e Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pesquisador de Ergonomia na área de IHC (Interação Humano Computador), mais especificamente a interação dos usuários com seus dispositivos móveis de comunicação. Articulista em vários congressos de IHC e autor de capítulos sobre tecnologia em alguns livros. Leciona as disciplinas de Computação Gráfica nos cursos de Comunicação Social e Design e as disciplinas de Ergodesign e Prototipagem na Pós-graduação de Design. Na ESPM, também é coordenador adjunto do curso de Design. Desenvolveu pesquisa sobre uso de celulares nas classes populares para o CAEPM (Centro de Altos Estudo da ESPM). Também leciona no curso de especialização Ergodesign de Interfaces: Usabilidade e Arquitetura da Informação, da PUC-Rio. 

http://lattes.cnpq.br/8226912747072221 

 

 

Lucia Santa Cruz  

Professora 

É graduada em Comunicação, habilitação Jornalismo (1985) , Mestre em Comunicação e Cultura (2006) e Doutora em Comunicação e Cultura (2010), títulos obtidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da ESPM/RIO (Graduação e Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa – MPGEC). Pesquisadora do Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação do MPGEC (LEMBRAR), da Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos da UFRJ (CIEC-UFRJ); Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação Organizacional da UNB. Suas pesquisas lidam com temas como mídia, jornalismo, memória, história da imprensa, teorias do jornalismo, comunicação, cultura, consumo e economia criativa. 

http://lattes.cnpq.br/0078280390470503 

 

 

Marco Aurelio de Souza Rodrigues  

Professor 

Doutor e mestre em administração de empresas pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com ênfase em Organizações, Estratégia e Sistemas de Informação. Cursou programa de intercâmbio e extensão da Wharton School of the University of Pennsylvania. Possui MBA em Marketing pela EPGE/FGV-RJ. É formado em comunicação social pela UFRJ e possui mais de 20 anos de experiência profissional em empresas de marketing e publicidade. Atua como consultor em Planejamento Estratégico e facilitador de treinamentos in-company. É pesquisador em Planejamento Estratégico, com trabalhos publicados em revistas acadêmicas e apresentados em congressos nacionais e internacionais. É membro do Laboratório de Economia Criativa da ESPM, do Centro de Estudos em Estratégia e Inovação do COPPEAD e é vencedor do Prêmio de Melhor Trabalho do Encontro de Marketing da ANPAD em 2012. Coordena o programa Executive MBA Consortium for Global Innovation pelo Coppead. É docente do Mestrado em Gestão de Economia Criativa da ESPM-RJ. Leciona cursos de pós-graduação em Marketing, Estratégia e Gestão de Inovações na ESPM/RJ, no IBMEC/RJ, no COPPEAD/UFRJ e na Fundação Dom Cabral. 

http://lattes.cnpq.br/2401140666349156 

 

 

Mirella de Menezes Migliari 

Professora 

Doutora em Design pelo programa de Pós-graduação em Design da PUC-Rio, onde desenvolveu pesquisa relacionada à tipografia pós-moderna no Brasil (2010). Mestre em Communication Design pela Central Saint Martins, The London Institute (1998). Desenhista Industrial graduada pela ESDI-UERJ (1995). É professora Titular 1 e pesquisadora da ESPM-Rio onde leciona na Graduação em Publicidade e Propaganda e na Graduação em Design e no MPGEC – Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa, e faz parte ainda do NDE de Design. É professora na Graduação em Design Gráfico da Faculdade Senac Rio. Pertence ao corpo editorial da Revista Diálogo com a Economia Criativa. É revisora da Revista Pós FAUUSP e da Revista Tríades, da Puc-Rio. Faz parte do LEMBRAR – Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação, cadastrado no CNPq. Atualmente desenvolve pesquisa relacionada à memória do Design no Brasil, especificamente sobre marcas cariocas. 

http://lattes.cnpq.br/1182036061061100 

 

 

Sílvia Borges Corrêa  

Professora 

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), Atualmente é professora titular e pesquisadora (em regime de tempo integral) da ESPM Rio – Escola Superior de Propaganda e Marketing, onde ministra disciplinas nos cursos de graduação de Publicidade/Propaganda e de Jornalismo, e no Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa. Lidera o grupo de pesquisa Consumo e Sociabilidades e é pesquisadora do grupo Economia Criativa, Desenvolvimento e Território, ambos registrados no CNPq. 

http://lattes.cnpq.br/2577431414635655 

 

 

Veranise Jacubowski Correia Dubeux 

Professora 

Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Engenheira Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente, é docente e pesquisadora Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM-Rio (MPGEC). Pesquisadora do Laboratório de Estudos Cidades Criativas (LCC). Professora da pós-graduação das disciplinas de Visualização da Informação, Inteligência de Marketing, Estatística Aplicada e Modelagem. Supervisiona a área Instrumental do curso de Administração da PUC-Rio. Professora da Graduação em Administração da ESPM-Rio e Graduação em Administração da PUC-Rio (Cálculo Aplicado, Modelos de Previsão de Vendas, Modelagem Quantitativa, Pesquisa Operacional, Estatística Descritiva, Inferência Estatística e Análise Multivariada de Dados). Faz parte dos Grupos de Pesquisa: Estudos do Consumo, Mobilidade Urbana e Consumo e Sociabilidades, todos registrados no CNPq. Editora responsável pela revista Diálogo com a Economia Criativa (ISSN 2525-2828). Atua em projetos de desenvolvimento de modelos quantitativos que expliquem o processo de identificação das vantagens competitivas das organizações. Desenvolve estudos acadêmicos nas áreas de consumo, marketing, inteligência competitiva e economia criativa. 

http://lattes.cnpq.br/1706093099357760 

Translate