Plano de negócio SP para 2 - Plataforma jornalística para a curadoria de roteiros para casais
Casa Dissertações

Plano de negócio SP para 2 – Plataforma jornalística para a curadoria de roteiros para casais

Plano de negócio SP para 2 - Plataforma jornalística para a curadoria de roteiros para casais

Clésio Henrique de Oliveira Souza

Orientador(a): Prof dr. Fabiano Rodrigues

Este trabalho propõe um modelo de negócio jornalístico que explora a curadoria de roteiros para casais em São Paulo. A capital paulistana oferece milhares de opções de entretenimento para todo tipo de perfil, porém a robusta rede de estabelecimentos pode demonstrar-se demasiadamente complexa até mesmo para moradores locais que procuram uma opção de diversão. Este público, apesar de ter interesse em consumir, pode acabar desistindo de aproveitar este universo devido à imensidão de escolhas que precisam ser feitas. Do outro lado, estabelecimentos carecem de um hub na busca de alternativas para conhecer melhor o seu público e gerar um fluxo estável de clientes, mesmo nos horários menos favoráveis. Desta forma, este trabalho analisa como casais residentes na cidade se comportam no momento de selecionar passeios e propõe uma estratégia mercadológica de produto. A parte metodológica da pesquisa incluiu revisão teórica sobre o atual mercado jornalístico, curadoria da informação, criação de valor e financiamento. Além disso, contempla uma pesquisa quantitativa com o público-alvo e uma pesquisa qualitativa com especialistas de diversas áreas (como jornalismo, marketing digital, branding, administração). Foi desenvolvido um plano de negócios que busca criar experiências únicas para estes casais de todos os gêneros em São Paulo. O empreendimento demostra viabilidade econômico-financeira (TIR de 51,3% e VPL de R$ 1.354.189,51) e riscos associados. Tal projeto surge em um momento de profundas transformações no universo da informação, advindas da internet. Portanto, seu principal objetivo é contribuir para o planejamento de novos negócios jornalísticos, em um cenário em que jornalismo, marketing e administração estão cada vez mais próximos.

Translate