Produção Intelectual – Comunicação e Práticas do Consumo
Denise Cogo
O grupo de pesquisa “Interculturalidade, cidadania, comunicação e consumo”, sediado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP, desenvolve pesquisas em torno das interfaces entre interculturalidade, cidadania, comunicação e consumo, a partir de duas linhas de abordagem e atuação de seus integrantes: Migrações transnacionais, redes sociomunicacionais e consumo e Mobilidades, relações de gênero, comunicação e consumo.
Eliza Casadei
História, Comunicação e Consumo é um grupo de pesquisa cujos membros têm como objeto de estudo comum a pesquisa das relações entre as políticas de visibilidade e os imaginários de consumo através de suas estruturações narrativas, estéticas e retóricas sob uma perspectiva histórica. Assim, o objetivo do presente grupo de pesquisa é esquematizar aspectos de uma história das visualidades do consumo em diferentes produtos midiáticos a partir do mapeamento de elementos estéticos utilizados em cada época histórica. A partir de uma metodologia que combina a análise retórica e narrativa dos elementos de composição (tanto imagéticos quanto textuais) mais comumente utilizados em cada tempo histórico em diferentes produtos midiáticos, bem como a mudança que tais elementos sofreram ao longo do tempo, o objetivo do presente grupo de pesquisa é investigar como certas estilísticas mediaram determinados imaginários de consumo em diferentes períodos, ligados a campos discursivos relacionados a projetos de felicidade, de futuro e de bem viver.
Gisela Castro
Este grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da ESPM, São Paulo, iniciou suas atividades em março de 2015. Dentre seus objetivos está a consolidação de parcerias nacionais e internacionais que viabilizem a participação deste grupo junto a editais públicos de fomento à pesquisa. Enquanto se dedicam a leituras e discussões sobre temáticas relacionadas aos diversos modos de imbricação da comunicação e do consumo na produção de subjetividades no contemporâneo, seus pesquisadores promovem reflexões que visam constituir o arcabouço teórico-conceitual que alicerça seus projetos individuais de pesquisa – nos quais se incluem três doutorados, quatro mestrados e um projeto final de Graduação em andamento – bem como outras produções elaboradas conjuntamente em caráter colaborativo.
João Carrascoza
Nas últimas décadas, a concepção de consumo – para muitos apenas um ato de aquisição de mercadorias – se ampliou a partir das reflexões de estudiosos de distintas áreas, como antropólogos (Canclini, McCracken, Douglas e Isherwood), sociólogos (Slater, Silverstone, Bourdieu) e teóricos culturais (Williams, Hall), além de pesquisadores de comunicação, entre outros.
Luiz Peres-Neto
Somos um grupo de pesquisa das ciências da comunicação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (SP).
O GPECC visa o estudo de questões éticas que permeiam o fenômeno do consumo a partir do campo da comunicação. Estruturado a partir de uma perspectiva multidisciplinar, este grupo de pesquisa pretende problematizar as questões éticas em suas vertentes teleológicas, deontológicas e da alteridade presentes nas práticas de consumo.
Assume-se que o campo da comunicação oferece um locus privilegiado para tal estudo uma vez que os processos e meios de comunicação são parte indissociável da contemporaneidade.
Maria Aparecida Baccega
Este grupo objetiva tratar da incorporação das reflexões sobre comunicação/consumo às conquistas teórico-práticas do campo comunicação/educação.
Marcia Perencin Tondato
Os estudos desenvolvidos no GP Comunicação, consumo e identidades socioculturais – CiCO partem da reflexão sobre a intersecção comunicação-consumo pensada no contexto da constituição das identidades no âmbito da interação social no ambiente urbano e relações com o universo midiático. O interesse é buscar respostas a partir da cultura com ênfase no simbólico e no imaginário socioculturais. Avaliar a significação das ações, objetos e expressões em relação a contextos e processos historicamente específicos e socialmente estruturados dentro dos quais, e por meio dos quais, são produzidas, transmitidas e recebidas as formas simbólicas, fundamentando as descobertas na relação com a vida na metrópole da modernidade tardia, onde a velocidade, a fragmentação e a (in)visibilidade são a tônica. Em contextos em que o trabalhador é transformado em consumidor de necessidades básicas, de novas mercadorias e de ideias-mercadorias, para oque os meios de comunicação têm cada vez mais função primordial, em cenários caraterizados pelo uso dos bens de consumo na especificação das relações sociais, exigindo que o consumo seja trabalhado além dos limites das práticas comerciais, ampliado para dimensões de inserção cidadã e diferenciação social.
Rose de Melo Rocha
O Grupo, recém-constituído (março de 2015), objetiva elaborar, em médio prazo, projeto temático coletivo, capaz de agregar as diferentes competências e áreas de atuação de seus vários integrantes e nos colocar em condição de competir junto a editais públicos de fomento à pesquisa. Atualmente, seus pesquisadores desenvolvem os seguintes projetos individuais: uma bolsa produtividade em pesquisa do CNPq, dois pós-doutorados (Fapesp e Capes), dois doutorados (Prosup) e um mestrado (Prosup) em andamento.
Mônica Rebeca Nunes
A cada conquista técnica, a memória se expandiu para além do corpo humano esgarçando os frágeis limites entre natureza e cultura. A passagem da memória oral às memórias geradas pelas produções escritas, impressas, audiovisuais e digitais instaurou modos específicos de registrar, codificar, conservar, lembrar, transmitir e produzir memórias, demonstrando seu caráter processual e comunicativo.
Tânia Hoff
O Grupo “Comunicação, discursos e biopolíticas do consumo”, certificado pelo CNPq no início de 2015, coordenado pela Profa. Dra. Tânia Hoff, é composto por: um bacharel, quatro mestrandos (três bolsas CAPES Taxa e uma Institucional), dois mestres, três doutorandos (duas bolsas CAPES Integral e uma Institucional) e dois pós-doutorandos.
Gabriela Machado Ramos de Almeida
responsável Profa. Dra. Denise Cogo
responsável Profa. Egle Müller Spinelli
responsável Profa. Dra. Gisela Grangeiro da Silva Castro
responsável Prof. Dr. João Luís Anzanello Carrascoza
responsável Prof. Dr. Luiz Peres Neto
responsável Profa. Dra. Marcia Perencin Tondato
responsável Profa. Dra. Maria Aparecida Baccega
responsável Profa. Dra. Mônica Rebecca Ferrari Nunes
responsável Profa. Dra. Rose de Melo Rocha
Tania Marcia Cezar Hoff
Para informações sobre outras pesquisas desenvolvidas pelo corpo docente, consulte o currículo Lattes dos professores.
Memorial do Consumo: é um museu virtual que tem como objetivo a construção de um espaço de interface entre as pesquisas realizadas no âmbito do PPGCOM-ESPM e a sociedade mais ampla, de forma a tornar o conhecimento ali produzido acessível à comunidade externa. Trata-se de um acervo digital voltado ao mapeamento, exploração e análise de narrativas memorialísticas e afetivas sobre o consumo, com produção regular de conteúdo inédito. Disponível em https://memorialdoconsumo.espm.br/
Cátedra Comunicação, Educação e Consumo: foi criada em 2017 com objetivo dar visibilidade para a necessidade da educação para os meios. Para isso, desenvolve cursos para professores–formadores e multiplicadores das redes particular e estadual e divulga material educativo sobre o uso dos meios em mídia digital, com acesso livre, para a população em geral.
Cátedra Memória – Instituto Cultural ESPM”: tem como objetivo organizar e catalogar centenas de peças publicitárias, radiofônicas, televisivas, revistas, folhetos, entre outros materiais únicos de grande interesse para pesquisadores da comunicação e disponibilizá-los para o público externo.
Plataforma de Mídias de Imigrantes de São Paulo: desenvolvido em parceria com o Museu da Imigração do Estado de São Paulo que reúne um acervo de mídias produzidas e/ou dirigidas a migrantes internacionais de diferentes nacionalidades em São Paulo a partir do ano de 1990. O projeto contou com recursos do Edital de Ciências Humanas e Sociais do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A Plataforma, cujo desenvolvimento se iniciou em 2015 e mantém ativa até o presente, conta com atualização permanente e está disponível para consulta pública. http://midiasdemigrantesdesp.com.br/ e http://museudaimigracao.org.br/acervo-e-pesquisa/pesquisa/projetos-e-parcerias
Ética de Bolso: constituído com um Observatório de Ética, Comunicação e Consumo, o projeto consiste na elaboração, por mestrandos, doutorandos, alunos de graduação/iniciação científica e pesquisadores externos convidados, de textos analíticos e publicação no site do Observatório com o intuito de levar à sociedade o debate de temas e questões cotidianas a partir do repertório conceitual da ética, da comunicação e do consumo. Disponível em http://eticadebolso.com.br.
Comitê de Direitos Humanos: visa fomentar a atuação da ESPM na promoção dos direitos humanos e promover a divulgação das atividades desenvolvidas pela instituição.
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