Apresentação - Comunicação e Práticas do Consumo
Casa Comunicação e Práticas do Consumo Sobre o Programa

Apresentação – Comunicação e Práticas do Consumo

Estudo da interface entre comunicação e consumo

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (PPGCOM ESPM) teve início em 2006 com o curso de Mestrado acadêmico e teve o curso de Doutorado aprovado em 2012. Tem por objetivo formar professores e pesquisadores de alto nível, com

competência de atuação nacional e internacional, capazes de executar e liderar atividades de pesquisa, orientação e ensino na área de comunicação e de consumo. Seu corpo docente e discente tem produção intelectual reconhecida e o programa é avaliado como nota 5 pela CAPES.

Diferencial e Abordagem

O diferencial do programa é a temática investigada: é o primeiro e único PPGCOM brasileiro inteiramente dedicado ao estudo da interface entre comunicação e consumo e das relações a ela articuladas. A análise crítica sobre a sociedade de massa e do consumo, sobre as culturas midiáticas e as narrativas do capital, inclui o estudo de teorias clássicas e a discussão de abordagens contemporâneas. É prioridade do PPGCOM a promoção de um ambiente intelectual compromissado com a agenda científica nacional e internacional e com desenvolvimento da sociedade brasileira.

Comissões do PPGCOM

O PPGCOM possui instâncias e comissões responsáveis por processos acadêmicos específicos.

 

 

Colegiado de Professores: constituído pelos integrantes do corpo docente , é a instância de discussão e deliberação das estratégias e políticas do PPGCOM que se pauta pelas diretrizes do Documento da área de Comunicação e Informação da CAPES e do Planejamento Institucional Estratégico da ESPM

Comissão Acadêmico-pedagógica: de caráter consultivo e deliberativo, é composta por 4 professores do corpo permanente (presidente: Coordenador do Programa; vice-presidente: Vice-coordenador do Programa; 1 representante de cada uma das linhas de pesquisa) e 1 representante discente de cada uma das turmas  do Mestrado  e  do Doutorado, escolhidos pelo próprio corpo discente, mediante votação, com data previamente marcada, com mandato estipulado em um ano, renovável por mais um ano. Podem ser indicados os mestrandos e doutorandos regularmente matriculados no Programa.

Comissão de Bolsas: composta por 5 integrantes, sendo 1 presidente, o Coordenador do Programa e  2 representantes docentes eleitos pelo Colegiado e 2 representando discentes eleitos, sendo 1 escolhido pelos mestrandos e outro pelos doutorandos.

Comissão Permanente do Processo Seletivo Discente: composta por todos os membros do Colegiado, sendo presidida pelo Coordenador do Programa.

Comissão de Processo Seletivo Docente: composta por 4 membros titulares, sendo 1 o Coordenador do Programa (presidente) e 2 os representantes de cada uma das linhas de pesquisa, ademais de um avaliador externo; deverão ser nomeados 4 suplentes para esta Comissão.

Comissão de Internacionalização: tem 3 (três) membros, sendo 2 (dois) representantes do corpo docente e 1 (um) representante discente. Compete à mesma o acompanhamento do plano de internacionalização do PPGCOM e dos convênios e acordos de cooperação acadêmica.

Comissão de Aproveitamento de Créditos: composta por 2 (dois) membros indicados pelo Colegiado e tem por finalidade a avaliação dos pedidos de aproveitamento, reaproveita e convalidação de créditos.

Comissão de Recredenciamento: composta pelo Pró-Reitor Nacional de Pesquisa Stricto Sensu, pelo Coordenador do PPGCOM e por 1 (um) avaliador externo.

Internacionalização/Convênios internacionais

 

O PPGCOM-ESPM possui convênios internacionais ativos, com as seguintes IES: 1) Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha); 2) Universidade Nova de Lisboa (Portugal); 3) Universidade de Coimbra (Portugal); 4) Pan European University – Eslovênia; 5) Goldsmiths College (Inglaterra).

 


 

Convênios nacionais

 

O PPGCOM-ESPM mantém parcerias de pesquisa com várias IES nacionais como PUC-SP, UFG, UFPE, UNIP, UMESP, UAM, UFMT, USP e UFRN.

Translate