O consumidor, tal como conhecemos, é um advento recente. Embora as relações comerciais e o consumo sempre existiram, desde as sociedades mais primitivas, até o séc. XVIII não existia a figura do consumidor, mas sim, do comprador. O nascimento do consumidor se deu de forma diversa em cada sociedade e mercado, configurando comportamentos, hábitos e gostos de consumo diferentes entre si. Daí que podemos traçar as diferenças entre consumidores de cada país ou mercado, diferenças essas que não se devem somente às características culturais, econômicas ou de mercados, mas principalmente ao modo como nasceu e vem se desenvolvendo o consumidor como personagem. Como temas principais tem-se: A genealogia como método analítico inspirado em Foucault. O nascimento do consumo X o nascimento do consumidor. O que significa ser consumidor? Diferenças de origem do consumidor nos principais mercados: Europa, Ásia, Estados Unidos e Brasil. A hierarquia entre consumidor e varejo/produtores em cada mercado e suas consequências. Características comportamentais do consumidor e suas origens. Reflexividade e o processo de educação e formação do consumidor que podem ser fomentados pelas esferas pública e pelas empresas. Gerenciamento de características do consumidor que remontam à sua origem. Genealogia e cultura de consumo. Formação do novo consumidor no século XXI.
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