Estrutura Curricular e Ementas Comportamento do Consumidor

O curso de Mestrado Profissional tem a duração de 24 meses, a contar da data de matrícula. A estrutura curricular totaliza 24 créditos, ou 360 horas, entre disciplinas (24 créditos, dos quais 10 em disciplinas obrigatórias e 14 em disciplinas eletivas), Atividades Complementares Obrigatórias (4 créditos) e Dissertação (12 créditos). As disciplinas são oferecidas no período noturno às quartas e quintas-feiras.

Há oferta de disciplinas em outros dias da semana e horários alternativos (tarde) e eventualmente em inglês, por professores (as) convidados (as) de instituições de ensino internacionais.

As disciplinas obrigatórias do MPCC-ESPM validam dois créditos cada e são organizadas para oferecer os fundamentos teórico-metodológicos do curso.

As disciplinas eletivas abordam conteúdos se organizam tanto a partir de aprofundamentos específicos das composições teórico-metodológica do curso quanto na apresentação dos alicerces teóricos das pesquisas desenvolvidas pelos professores do Programa. A escolha das disciplinas deverá ser feita em conjunto com o orientador.

Comportamento do Consumidor

Comportamento do Consumidor é um recorte da área de administração que se preocupa com questões oriundas do marketing, em especial no tocante ao consumidor. Esta envolve questões aplicadas conceituais e metodológicas relacionadas ao estudo do consumidor, das características culturais, sociais, econômicas, políticas e demográficas que impactam nas práticas de consumo.

Disciplinas do Curso

O PPGCOM-ESPM possui regulamento específico para o fomento à pesquisa de pós-doutoramento. As normas são aplicadas tanto ao seu quadro docente permanente, como também às candidaturas externas para a realização de estágio de pós-doutorado supervisado por docentes do programa.

Disciplinas Obrigatórias

Pesquisa qualitativa e quantitativa. Abordagens. Coleta e análise de dados. Validade e confiabilidade. Amostragem. Análise de variáveis qualitativas e quantitativas. Escalas: ordinal, classificação, intervalar e de razão. O método científico.

Créditos: 4

Carga horária: 60

Fundamentos do estudo sobre o consumidor. Diferenças individuais. Processos psicológicos. Variáveis sociais no estudo sobre o consumidor. O processo de decisão de compra. Responsabilidade e ética no estudo sobre o consumidor.

Créditos: 4

Carga horária: 60

Discussões sobre epistemologia, construção de raciocínio lógico-científico e construção de papers profissionais em Administração. Epistemologia. Lógica Científica. A construção do argumento científico (TOPAI). Lógica Aristotélica. Metodologia. Coleta e análise de dados. A persuasão científica. Pesquisa Experimental.

Créditos: 2

Carga horária: 30

Disciplinas Eletivas

Linha Comportamento do Consumidor

A noção de estilos de vida e suas apropriações mercadológicas geraram estudos longitudinais na França (CCAStyles de Vie) e EUA (VALS Values, atitudes and lifestyles). O conceito de Vita Ativa labor, trabalho e ação. Estilos de vida dos brasileiros. Consumo sob múltiplas perspectivas.

Créditos: 4

Carga horária: 60

O consumo como parte integrante da cidadania e direito social que deve ser exercido pelos indivíduos. Conceito e evolução histórica da cidadania, em particular no Brasil. Consumo como interface entre cidadania e cadeia produtiva. Limites da cidadania exercida pelo consumo. O consumidor como coprodutor, sistemas de consulta e deliberação, sustentabilidade, cadeia reversa e consumo consciente. Direitos do consumidor, situados numa perspectiva de cidadania ampliada. Formas inovadoras de diálogo entre empresas e indivíduos coletivamente organizados.

Créditos: 4

Carga horária: 60

O comportamento do consumidor não é indiferente aos hábitos e valores culturais, típicos e característicos de cada sociedade e dos diversos grupos de consumidores. Incialmente as empresas ignoraram os traços culturais, mas principalmente a partir da década de 80 com o avanço do mercado global, têm aprendido a reconhecer o impacto das culturais locais para o comportamento dos consumidores e das estratégias de marcas globais e regionais. Como temas principais tem-se: O que é cultura: definição, conceitos e diferentes abordagens. Consumo, cultura e cultura de consumo. Traços culturais e comportamento do consumidor. Paradoxo do consumo: o consumidor consciente X a cultura do consumismo. Subculturas de consumidores. Aspectos sociais, sociedade e comportamento de consumo. Sociedade de consumo X sociedade de consumidores. A nova cultura do consumidor: consciente, engajado, exigente e indignado.

Créditos: 2

Carga horária: 30

O consumidor, tal como conhecemos, é um advento recente. Embora as relações comerciais e o consumo sempre existiram, desde as sociedades mais primitivas, até o séc. XVIII não existia a figura do consumidor, mas sim, do comprador. O nascimento do consumidor se deu de forma diversa em cada sociedade e mercado, configurando comportamentos, hábitos e gostos de consumo diferentes entre si. Daí que podemos traçar as diferenças entre consumidores de cada país ou mercado, diferenças essas que não se devem somente às características culturais, econômicas ou de mercados, mas principalmente ao modo como nasceu e vem se desenvolvendo o consumidor como personagem. Como temas principais tem-se: A genealogia como método analítico inspirado em Foucault. O nascimento do consumo X o nascimento do consumidor. O que significa ser consumidor? Diferenças de origem do consumidor nos principais mercados: Europa, Ásia, Estados Unidos e Brasil. A hierarquia entre consumidor e varejo/produtores em cada mercado e suas consequências. Características comportamentais do consumidor e suas origens. Reflexividade e o processo de educação e formação do consumidor que podem ser fomentados pelas esferas pública e pelas empresas. Gerenciamento de características do consumidor que remontam à sua origem. Genealogia e cultura de consumo. Formação do novo consumidor no século XXI.

Créditos: 2

Carga horária: 30

O aquecimento dos principais mercados emergentes trouxeram a urgência do uso de novas metodologias e técnicas no mapeamento e compreensão do comportamento do consumidor, caso da etnografia e abordagem antropológica. Por outro lado, o consumidor nos mercados emergentes não reproduzem o comportamento de consumo nos mercados desenvolvidos, mas se apresentam como um novo desafio para a disciplina do Comportamento do Consumidor. Marcados pelos programas públicos e apoio privado para a inclusão no consumo, os consumidores nos mercados emergentes configuram novos comportamentos, hábitos e gostos de compra. Como temas principais têm-se: O método etnográfico e a abordagem antropológica. Benefícios e desafios no uso da etnografia. Etnografia: uma ferramenta acadêmica e dos cientistas sociais aplicada ao mercado. Encruzilhadas para a sua adaptação no ambiente de marketing e corporativo. Estudo de casos de uso da pesquisa etnográfica pelo Marketing a fim de compreender o comportamento dos consumidores emergentes. Quem é o consumidor emergente: características e desafios na sua categorização. Novos comportamentos, novos mercados: abordagem antropológica para compreender e analisar o consumidor emergente. Gostos e comportamentos marcados pela cultura. Limites entre mercado, ações de marketing, economia e cultura.

Créditos: 2

Carga horária: 30

O que é Marketing no ambiente virtual. As diferenças entre as Ações de Marketing no ambiente físico para o virtual. Diferenças de comportamento de consumidor de um para outro ambiente. Adaptações de Ações mercadológicas segundo a evolução tecnológica. O conceito de experiência e de vivência. Redes sociais. Mídias sociais. Algumas aulas experienciais serão ministradas com o apoio do Mídia Lab.

Créditos: 2

Carga horária: 30

O consumidor e o marketing global. As diferenças entre marketing internacional e global. A influência do ambiente econômico. Os consumidores de  países emergentes. O ambiente sociocultural. O desenvolvimento das estratégias de gestão de marca global. A gestão das oportunidades de mercado. A gestão das estratégias de marketing global. As estratégias de padronização e adaptação do composto de marketing. A implementação dos departamentos de marketing no contexto global.

Créditos: 2

Carga horária: 30

Linha Inteligência de Mercado

Conceituação. Questões práticas e metodológicas para o uso e aplicação de técnicas geográficas no marketing. Bases de dados georeferenciados, a partir das quais são explorados exercícios e elaborados estudos de caso. Aplicação de técnicas estatísticas multivariadas, com destaque para análise de dependência espacial e segmentação de mercado (cluster analysis). O curso será conduzido por meio de preleções, aulas práticas, apresentações de convidados e discussão de casos.

Créditos: 4

Carga horária: 60

Compreender os tipos, as características e a natureza dos conjuntos de dados de consumo armazenados por dispositivos eletrônicos fixos e móveis e diversas fontes de informação, de caráter público ou em redes de relacionamento. Avaliar a complexidade e a riqueza de informações de comportamentos de compra e de relacionamento entre empresas e clientes/consumidores de indivíduos que interagem em ambientes virtuais. Refletir, criticamente, sobre questões éticas e de segurança associadas à armazenagem, disponibilidade e utilização dessas informações. Desenvolver habilidades desejáveis à análise exploratória de dados: classificação, agrupamento, mineração, abordagens analíticas de exploração textual, modelos neurais, explicação e previsão, em uma perspectiva de inteligência analítica e modelagem informacional. O curso será conduzido por meio de preleções, aulas práticas e apresentações de convidados.

Créditos: 4

Carga horária: 60

Estrutura de mercados e níveis de competição. Concorrência e Concorrentes. Comprometimento estratégico. Dinâmica da rivalidade de preços. Dinâmica e posicionamento estratégicos.

Créditos: 2

Carga horária: 30

Criação de Relacionamento: valor do cliente, satisfação e lealdade, Cadeia de Valor de Porter e valor para o cliente (CLV), Benefícios, qualidade, avaliação e conquista do cliente, Atração, retenção e fidelidade, sistema de gerenciamento de relacionamento com cliente (CRM), estratégias de customização (marketingone to one), Banco de dados de clientes: conceitos e estruturação do data base e data mining.

Créditos: 2

Carga horária: 30

Conhecer e quando possível utilizar as principais técnicas, ferramentas, softwares e equipamentos para experimentos em marketing. Serão investigados os conceitos sobre pesquisa com experimentos em economia e gestão. Componentes e tipos de experimentos em marketing. Validade interna e externa. Acurácia em experimentos. Desenho experimental e categorização. Princípios de causalidade. Exercícios aplicados no Media Lab e Retail Lab.

Créditos: 2

Carga horária: 30

O processo e as etapas da pesquisa de mercado. Os custos e as contribuições da pesquisa para o processo de tomada de decisão. Métodos e modelos de análise em pesquisa de mercado e previsão de vendas. Aspectos econômicos, éticos e legais.

Créditos: 2

Carga horária: 30

Método de pesquisa em economia. Perspectiva histórica das pesquisas econômicas sobre Comportamento do Consumidor. Utilidade cardinal e ordinal Apresentação dos Axiomas de Racionalidade e de Comportamento. Preferência revelada. Mercados perfeitos. Comportamento Racional e escolha individual. Síntese Neoclássica e funcionamento do mercado. Mercados imperfeitos. Comportamento do consumidor em ambiente de risco. Economia Comportamental.

Créditos: 2

Carga horária: 30

Distinção entre teorias micro e macroeconômicas sobre consumo individual e agregado. O modelo Keynesiano, Ciclo de vida e Modelo de Renda Permanente. Preferência Intertemporal por Consumo. Consumo com Restrição de Liquidez, Preço de Ativos, Taxa de juros, Taxa de Cambio e Consumo. Fluxos de capitais, bolhas de consumo e bolhas de ativos e a Teoria do Acesso. Escolha Racional em ambiente de Risco. Economia Comportamental.

Créditos: 2

Carga horária: 30

Translate