Corpo Docente - Comportamento do Consumidor
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Corpo Docente – Comportamento do Consumidor

Edson Crescitelli

Diretor Acadêmico da Pós-graduação da ESPM São Paulo

Possui Pós-doutorado em Marketing pela Chapman Graduate School of Business / Flórida International University – FIU (2006), Doutorado em Marketing pela FEA-USP (2003), Especialização em business management pela Robert Anderson Graduate School of Management / University of New México (2001), Mestrado em Administração pela PUC-SP (2000), Pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1986) e graduação em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (1984), Atualmente é Professor doutor MS3 – regime RTC da FEA-USP, Pesquisador do CAEPM/ESPM. Tem mais de 25 anos de experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing. Tem 5 livros publicados (comunicação de Marketing, Comunicação Integrada de Marketing, Marketing Promocional, Marketing de Relacionamento, e Programas de incentivo de vendas), além de diversos capítulos de livros e artigos, em congressos e periódicos, nacionais e internacionais. Atua nas área de Marketing, com ênfase em comunicação de marketing e marketing de relacionamento.

Ricardo Zagallo Camargo

Coordenador
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (1989), Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003) e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2009). Foi Coordenador e Diretor do Centro de Altos Estudos da ESPM (2005-2016). É professor do Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Desde 2019 é Editor-Chefe do International Journal of Business & Marketing, periódico associado ao MPCC-ESPM. Atua nas áreas de comunicação e administração, com foco em questões ligadas ao comportamento do consumidor, consumo, estilo de vida, cidadania, longevidade, envelhecimento e sexualidade. Utiliza como principal referência as Teorias da Prática (Pierre Bourdieu e outros) aplicadas ao consumo (Alan Warde e outros). Outros assuntos de interesse são responsabilidade social, sustentabilidade, marketing, publicidade, educação e criatividade.

 

CV lattes:  http://lattes.cnpq.br/5541427733296949

Suzane Strehlau

 

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA e do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor – MPCC da ESPM, Doutora e mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV – EAESP). Visiting Scholar no Groupe HEC – Paris, França. Participante do Program of International Management na Wissenschaftliche Hochschule für Unternehmensführung (WHU, Koblenz, Alemanha) e do MBA do Institut Supérieur des Affaires – Hautes Études Commerciales (ISA – HEC, Paris, França). Atuou em consultoria e na área de gerência de produtos de bens de consumo em diversas empresas nacionais e multinacionais. Os interesses de pesquisa são consumo, marcas de luxo, e moda. Autora de diversos artigos internacionais e nacionais e do livro Marketing do Luxo indicado para o prêmio Jabuti na categoria Economia e Administração.

 

Projeto de Pesquisa

 

Marketing de luxo e de moda

Este projeto tem por objetivo investigar como os conceito do luxo e moda tem sido aplicados no marketing relacionando o comportamento do consumidor e os conceitos de marcas premium e de luxo.

 

CV lattes:  http://lattes.cnpq.br/7001960538148118
Email – [email protected]

Cristina Helena Pinto de Mello

 

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – SP (1990) e doutorado em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – SP (1994). Atualmente é Pró Reitora Nacional de Pesquisa e Pós Graduação Stricto Sensu na ESPM, avaliador de curso do Ministério da Educação e assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Visiting Professor na Pantheon Sorbonne, Paris 1. É membro Academico do Committee of Global Business Conferences e do Conselho do Educamídia. É correspondente do Brasil na Associação Internacional dos Professores e Palestrantes Universitários (IAUPL), associação ligada à UNESCO e que defende a liberdade de cátedra.Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: economia brasileira, conjuntura econômica, política econômica, consumo e economia. 

 

CV lattes:  http://lattes.cnpq.br/6805014673629900

Fábio Mariano Borges

 

Atua há 30 anos com comportamento do consumidor, estudos etnográficos e consumer insights, desenvolvendo estudos acadêmicos e pesquisas de mercado. Doutor e Mestre em Sociologia do Consumo (Ciências Sociais) pela PUC/SP. MBA em Marketing pela ESPM, também graduado pela mesma instituição em Comunicação Social/Propaganda. Cursou Ciências Sociais na USP. Temas de docência: Marcas e Causas, Reclamações do Consumidor, Net-ativismo, Consumo Responsável, Inclusão e Direitos Humanos no Consumo e nas Organizações, Consumidor Cidadão, Antropologia e Sociologia do Consumo, Pesquisa de Mercado/Inteligência Competitiva, Comportamento do Consumidor, Consumer Insights, Tendências, Cultura e Consumo, Consumidor em Mercados Emergentes, Genealogia do Consumo, Etnografia Urbana, Consumidor da Base da Pirâmide/Nova Classe Média/Classes Populares, Segmentos de Consumo Contemporâneo. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM-SP, graduação e Pós/MBA na mesma instituição. Também docente na Pós/MBA da USP/Ribeirão Preto, Esalq/USP, FGV, FIA, Fundação Dom Cabral, Insper e Universidade São Judas Tadeu. Orientador de TCC e projetos de iniciação científica. Ministrou curso de Pesquisa Etnográfica aplicada ao Marketing em Berlin e Madrid, de 2010 a 2012, a convite da Sanofi Aventis, para equipe de pesquisa de indústria farmacêutica. Temas e áreas de pesquisa e estudos: Consumo: consumerismo, consumo e ativismo, consumo e cidadania, consumidor responsável e consciente, marcas e causa, tipologias de consumidor, estilos de vida e life occasion, reclamações e manifestações de insatisfação de consumidores. Consumer Insigths e tendências. Sociologia e Antropologia: complexidade, cibercultura, etnografia urbana, sociologia e antropologia visual, gênero, inclusão e diversidade, relações sexuais, ativismo, saúde e doença, religião, sociologia do cotidiano. Larga experiência na liderança de pesquisas de mercado, estudos de insights e comportamento do consumidor. Atual Diretor Executivo da Insearch – Tendências e Estudos de Mercado, empresa especializada em consumer insights-tendências e estudos de mercado, atendendo a empresas como Twitter, Google, Carrefour, Janssen, Hypermarcas, Unilever, Honda, Samsung, Seguros Unimed, Dicico, LandRover, Itaú, Boticário, Sanofi Aventis, Roche, Pfizer, Goodyear, Walmart, entre outras. Já atuou em pesquisa de mercado e marketing em empresas como Datafolha, Marítima Seguros, Lorenzetti, Editora Abril, Sebrae-SP (onde liderou mais de 200 projetos de pesquisa), Talent, DM9, Ibope. Participou da fundação do DataPopular em 2001, empresa especializada em pesquisas sobre classes populares, dirigindo o instituto até 2003. Especialista na aplicação de Pesquisa Etnográfica no Marketing para estudos de comportamento do consumidor, através de técnica desenvolvida para o mercado, apresentada e publicada em 2002 na ESOMAR. Realizador de mais de 10 filmes etnográficos sobre comportamento do consumidor, focando em subculturas e no cotidiano do consumidor.

 

CV lattes:  http://lattes.cnpq.br/0909743321948836

Julio Figueiredo

 

Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduado em Gestão de Negócios pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Professor do curso de mestrado em administração a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e membro do NEGI – Núcleo de Estudo em Gestão Internacional. Coordenador Acadêmico das áreas de Gestão de Operações, Tecnologia da Informação e Métodos Quantitativos Aplicados dos cursos de pós-graduação da ESPM.  Sócio-Fundador da Sociedade Brasileira de Dinâmica de Sistemas (capítulo brasileiro da System Dynamics Society). Professor de cursos de pós-graduação eIn Company. Sócio-diretor da Neodinâmica Consultoria e Planejamento. Consultor e palestrante nas áreas de Modelagem de Negócios, Tomada de Decisão e Métodos Quantitativos Aplicados.

 

Projeto de Pesquisa

 

Transformação Digital, Data Science e Métodos Analíticos Aplicados à Administração:

Tecnologias Emergentes e Ambiente de Inovação; Métricas do Processo de Transformação Digital e Indústria 4.0; Simulação computacional de sistemas sociais; Modelos de programação baseada em agentes e dinâmica de sistemas; Estudos da Difusão de Inovações e Tecnologias.

 

CV lattes: http://lattes.cnpq.br/0259183104678819

Email – [email protected]

Luciana Florencio de Almeida

 

Luciana Florêncio de Almeida é PhD em Economia de Empresas pela FEA / USP com Pos Doc na Technical University of Munich no departamento de Agribusiness Internacional. Obteve o título de mestre em administração de empresas pela Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais, Brasil. Foi pesquisadora visitante no departamento de Economia Agrícola da Universidade de Missouri, EUA e na cadeira de Alimentos e Agronegócios da Universidade de Macerata, Itália. Tem atuado com projetos de pesquisa e consultoria por meio do PENSA (FEA / FIA) e da Stracta Consulting nas área de marketing e estratégia. Ocupou a posição de diretora executiva do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFE).

Atualmente é professora do Mestrado profissional em comportamento do Consumidor, e também professora do Programa de Pós Graduação em Administração da ESPM (PPGA-ESPM). Lidera os Grupos de Pesquisa Agrifood & Franchising e Inteligência de Mercado. Em 2019 publicou pela Elsevier Internacional o livro Coffee Consumption and Strategies in Brazil.

 

Projeto de pesquisa

 

Parcerias e Alianças Estratégicas, Consumo de Alimentos, Marketing de Relacionamento:

Cadeias globais de valor – do campo ao prato; Estratégias de adição de valor e Parcerias estratégicas; Estratégias de marketing de relacionamento e seus principais construtos como confiança, comprometimento e lealdade. Engajamento e jornada do consumidor; Impacto das estratégias de relacionamento na relação com as marcas (brand love, brand attachment).

CV lattes:  http://lattes.cnpq.br/4386920978138039
Email – [email protected]

Mario Ogasavara

 

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Adminsitração (PPGA) da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Ph.D. in Management pela University of Tsukuba (Japão), Pós-doutorado na National University of Singapore (Cingapura), Pesquisador Colaborador da Universidade de Brasília (UnB). Bolsista Produtividade CNPq – Nível 2 para o período 2019-2021. Coordenador Adjunto do ProAsia – Programa de Estudos Asiáticos (FEA/USP). Pesquisador Associado do Observatório de Multinacionais Brasileiras da ESPM. Eleito como Coordenador da Divisão ESO da ANPAD para o triênio 2018-2020. Track chair “FDI and Internationalization” do congresso internacional AIB-LAT (Academy of International Business – Latin American Chapter) em 2017 (Peru) e 2018 (Buenos Aires). Track Chair ?Strategy Process and Practice? do 2019 SMLA ? Strategic Management in Latin America. Co-Chair do Track “MNE Strategy and Organization” da conferência 2015 EIBA (European International Business Academy). Coordenador de Área no Brasil da SGBED (Society for Global Business & Economic Development). Foi membro do Comitê Científico da Divisão ESO para o biênio 2013-2014 e triênio 2015-2017 e líder da área temática “Estratégia e Conhecimento” da Divisão ESO biênio 2011-2012. Foi Professor Visitante da University of Deggendorf (Alemanha) e atualmente Avocational Lecturer da Steinbeis University (Alemanha). Atuou como Guest-Editor do Journal of Business Research (Elsevier). Membro do Corpo Editorial da RAE (Revista de Administração de Empresas), International Journal of Multinational Corporation Strategy, International Journal of Comparative Management e da Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE. Editor Científico da Revista Internext na Área de Operações e Estratégia Internacional. Revisor de periódicos acadêmicos internacionais (Journal of Business Research, Asian Business & Management, Latin American Business Review, Brazilian Administration Review, Brazilian Business Review, Tourism and Hospitality Research, Canadian Journal of Administrative Sciences, International Journal of Human Resources Development and Management) e periódicos acadêmicos nacionais (RAE, Internext, BASE, Revista de Negócios, Revista Ciências Administrativas). Seus interesses de pesquisas são estratégias de internacionalização de empresas, inovação e performance de empresas multinacionais, modos de entrada, joint ventures, empresas asiáticas e brasileiras.

 

Projeto de Pesquisa

 

Estratégia de internacionalização de empresas multinacionais e subsidiárias estrangeiras:

Este projeto de pesquisa visa aprofundar o conhecimento de como vem ocorrendo a formulação e implantação de estratégias e inovação no processo de internacionalização das empresas multinacionais e suas subsidiárias estrangeiras. Busca assim conhecer melhor as estratégias e suas inovações, formas de entrada, performance, problemas deparados, atividades pós-entrada das subsidiárias e situações de desinvestimentos. O estudo baseia-se em dados primários e secundários de empresas multinacionais estrangeiras e brasileiras.

 

CV lattes:   http://lattes.cnpq.br/7985065366684340
Email – [email protected]

Thelma Valeria Rocha

 

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração PPGA da ESPM, tendo completado em 2018, 13 orientações de Mestrado e 1 orientação de Doutorado finalizadas nas áreas de: Marketing Internacional e Comportamento do Consumidor, sendo professora da ESPM há 17 anos.É doutora em Administração com ênfase em Marketing pela FEA-USP. Mestre em Administração Mercadológica pela EAESP/ FGV com especialização em International Business pela Stockholm School of Economics (SSE) Suécia. Graduada em Administração pela FEA/USP e Graduada em Engenharia de Produção pela FEI. Tem publicações em diversos Journals, com destaque para Advanced in International Marketing v. 25 e v. 26, The Review of Business Management – RBGN, RAUSP Management Journal, Internext, entre outras.

 

Foi Coordenadora do PMDGI entre 2012 a 2015, quando o curso teve sua primeira avaliação trienal, com nota 4, e teve seu pedido de Doutorado aprovado. Pesquisa o tema International Franchising, International Marketing Strategy e Relationship Marketing. Teve funções executivas na área de Marketing por 12 anos nas empresas Credicard SA, Mapfre, MyWeb e CPM onde foi Gerente de Marketing. Autora de livros na área de Marketing como: Gestão dos Stakeholders com Andrea Goldschmidt; A Hora da Recompensa, com André Veloso; e a Coleção Marketing com 4 volumes, pela Editora Saraiva. Autora também da coleção Internacionalização das Franquias Brasileiras, publicada a cada dois anos, desde 2010, vol. 4 em 2016, em parceria com a ABF e apoio Bradesco. 

 

Projeto de Pesquisa

 

Marketing e relacionamento

Gestão de marketing no ambiente internacional; Marketing para exportação e franquias; Marketing de relacionamento; Construção da Lealdade; Relacionamento na área da Saúde.

 

CV lattes:  http://lattes.cnpq.br/3934915662621397
Email – [email protected]

Vivian Iara Strehlau

 

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2003), mestre e graduada pela mesma escola. Estágio Senior (pós doutorado) pela Wirtschaftsuniversität Wien. Participou do Programme of International Management na London Business School. Atualmente é Vice-Coordenadora Programa de Pós graduação em Administração e professora do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da Escola Superior de Propaganda e Marketing/SP – ESPM. Eleita Representante do Brasil no Comitê Executivo do European Marketing Academy. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing. Interesses de pesquisa em comportamento do consumidor e em marketing internacional em temas como marca país, marcas e comportamento do consumidor em contexto regional e internacional.

 

Projeto de Pesquisa

 

Consumidores e Marcas no ambiente internacional

Descrição: Este projeto tem por objetivo principal a compreensão do uso de marcas em um contexto internacional. Como focos principais há o estudo de marca- país e da importância da imagem do país em suas diversas facetas, marcas globais X marcas regionais, marcas “born globals” e marcas brasileiras no exterior e influência da cultura na construção de marcas. Simultaneamente busca-se compreender a relação entre marcas e o comportamento do consumidor.

 

CV lattes:  http://lattes.cnpq.br/8492161402371563
Email – [email protected]

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