Impacto do Programa
Home Administração Sobre o curso

Impacto do Programa

Impacto Social

Formação de recursos humanos qualificados

 

Por meio de bolsas a alunos que possam de fato atuar para o aprimoramento da gestão pública, ambiental e social. Visando a inclusão de alunos com vulnerabilidade financeira, são concedidas bolsas de estudos aos discentes do PPGA.

 

Para os discentes que estavam matriculados em 2018, o programa concedeu diversas bolsas de estudos. Estes incluem as modalidades:

  • Bolsa Social (10 discentes) – descontos parciais ou integrais de mensalidade;
  • Bolsa contrapartida PROSUP (23 discentes) em que a ESPM renuncia aos valores da mensalidade de forma parcial (PROSUP Taxa) ou integral (PROSUP Integral).
  • Bolsa Institucional ESPM (13 discentes) – para a capacitação de professores e funcionários;

 

Programa Jovens Talentos

 

Programa coordenado pela professora Manolita Lima que é direcionado para estudantes oriundos de escolas públicas, dos candidatos mais bem classificados no processo seletivo dos cursos de graduação da ESPM e interessados em participar de projetos de pesquisa. Entre 2015 e 2018 o programa já concedeu mais de 20 bolsas de estudo

Impacto na Pesquisa

InternexT – Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM

 

É o único periódico acadêmico brasileiro especializado na área de gestão internacional. É um periódico bilíngue (desde 2014 publica as edições em português e inglês). Trata-se desse modo de um importante veículo de divulgação e propagação dessa área científica dentro do campo da administração não apenas  no Brasil, mas a nível internacional. Atualmente, o periódico tem classificação B2 pelo sistema Qualis /CAPES.

 

Observatório de Multinacionais da ESPM

 

Este observatório faz parte do PPGA e é um centro de pesquisa que busca influenciar as transformações científicas, econômicas, políticas e gerenciais por meio da geração e difusão de conhecimento sobre a competitividade internacional de empresas brasileiras. O Observatório de Multinacionais da ESPM, desde 2017, além das atividades rotineiras de monitoração das multinacionais brasileiras, sofreu algumas transformações e participou de importantes veículos de mercado. O Observatório coordenado pelo PPGA  em  busca de uma maior integração entre stricto sensu e graduação passou a ser compartilhado com a graduação do curso de ADM e RI da ESPM. Além, disso aumentou o escopo de atuação agora monitorando, também, multinacionais estrangeiras no Brasil. Foi lançado inclusive um novo website (http://multinacionais.espm.br/). O Observatório contribuiu para a Revista Forbes para elaborar a lista das multinacionais mais inovadoras, assim como na lista dos melhores CEOs de 2017.

 

ECLab (Experience Consumer Lab da ESPM)

 

O ECLab foi criado para atender às necessidades de realizar pesquisas acadêmicas na ESPM sobre neurociência em consumo com o uso de equipamentos como o Eye Tracking, em parceria com a empresa  EDGEGROUP. O laboratório surgiu a partir do Grupo de Pesquisa em Neurociência Aplicado ao Marketing (NEMA) que é registrado no CNPq. No âmbito do Mestrado Profissional do Comportamento do Consumidor (MPCC) da ESPM foram defendidas dissertações de mestrado.

 

Encontro de tese/dissertações

 

Trata-se de um evento anual que em 2018 esteve em sua 7ª. Edição e é aberto ao público interno e externo  que permite  socializar e difundir o conhecimento das  pesquisas de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas pelos discentes do PPGA.

Translate