Corpo Docente
Home Administração

Corpo Docente

Felipe Mendes Borini

 

Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Gestão Internacional (PMDGI) da ESPM. Professor da Universidade de São Paulo (FEA/USP) na área de Administração Geral. CoEditor in Chief da Innovation & Management Review (antiga RAI). Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Seu interesse de pesquisa é na área de Estratégia e Inovação atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia global e inovação global.

 

Projeto de Pesquisa

 

Estratégia e inovação em subsidiárias estrangeiras:

Inovação em mercados emergentes – peculiaridades e desafios das empresas estrangeiras para inovar em mercados emergentes; Reverse Innovation – transferência de inovação desenvolvida por subsidiárias no Brasil para a matriz em países desenvolvidos; Cost Innovation – inovações que baixam os custos dos processos e garantem a economia de recursos para a empresa, compradores e sociedade.

 

CV lattes: http://lattes.cnpq.br/6635164249130002

Email – fborini@espm.br

Frederico Araujo Turolla

 

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas e coordenador do GEINFRA – Grupo de Estudos em Internacionalização de Infraestrutura, que desenvolveu a disciplina “Parcerias Público Privadas em Negócios Internacionais” (PPP@NI). Doutor e Mestre em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas-SP, com intercâmbio em International Economics and Finance pela Brandeis University, Estados Unidos. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É membro fundador do capítulo Latino Americano da Academy of International Business (AIB-LAT), participando das conferências anuais em vários países do continente. É pesquisador associado do NECTAR/ITA (Núcleo de Economia dos Transportes, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica). Foi professor de cursos de graduação, pós e MBA da Fundação Getúlio Vargas e de outras instituições em São Paulo. Lecionou em cursos de MBA de universidades estrangeiras como St Gallen (Suíça), Florida International University (EUA), University of Steinbeins (Alemanha) e London School of Economics (Reino Unido). No mercado financeiro, foi economista junto ao grupo de Global Financial Markets / Global Treasury Research do Banco WestLB (Westdeutsche Landesbank). É sócio fundador da Pezco Economics, onde lidera importantes projetos nacionais e internacionais na área de infraestrutura, regulação e parcerias público-privadas, para grandes empresas, associações, governos e instituições multilaterais.

 

Coordenou projetos para organizações internacionais como Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Organização das Nações Unidas, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, entre outras. Participou da elaboração do World Investment Report 2011 (Non-Equity Modes) em Genebra, a convite da United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD).

 

Coordena o Comitê Financeiro e Econômico da Câmara de Comércio Suíço-Brasileira (SWISSCAM). É Diretor pro-bono da SOBEET (Sociedade Brasileira de Estudos das Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica). Publicou mais de 200 artigos em livros, revistas e congressos, em vários países. É autor de “Macroeconomia para Gestão Empresarial” (Ed. Saraiva), com Marco Vasconcellos e Ulisses Gamboa e de capítulos em outros 25 livros, incluindo “Foreign Direct Investment in the Water Sector in Latin America” publicado pela Ed. Palgrave Macmillan nos Estados Unidos, e também na obra “Gestão do Saneamento Básico” (Ed. Manole) agraciada com o Prêmio Jabuti 2012. Traduziu para o Português as obras de dois vencedores do Prêmio Nobel de Economia – Oliver E. Williamson, pela Pezco Editora, e Franco Modigliani, pela Ed. Fundamento. Pesquisa os investimentos diretos estrangeiros em setores regulados e a internacionalização de empresas nos setores de infraestrutura (telecomunicações, transportes, energia e saneamento), sendo orientador de Mestrado e Doutorado nessas áreas na ESPM.

 

Projeto de Pesquisa

 

Análise econômica dos investimentos diretos internacionais em infraestrutura:

Internacionalização das empresas de infraestrutura: saneamento, aeroportos, rodovias, portos, telecomunicações e energia elétrica; Financiamento dos projetos e investimentos diretos em infraestrutura. Como a regulação influencia os investimentos diretos em infraestrutura?

 

CV lattes: http://lattes.cnpq.br/9478383887755646
Email – fturolla@espm.br

Ilan Avrichir

 

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Administração ? PMDGI da ESPM. Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2002). Mestre em Administração pela mesma instituição. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica pela Universidade de São Paulo.  É professor da graduação e pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) na área de Estratégia Internacional e Estudos Organizacionais. Pesquisa o tema da competitividade de indústrias brasileiras com ênfase em: cadeias globais de valor, arranjos produtivos locais, exportação de bens e serviços e comunicação entre culturas nacionais.

 

Projeto de Pesquisa

 

Competitividade de Indústrias brasileiras:

Competitividade internacional de indústrias brasileiras na exportação; orientação empreendedora influenciam na internacionalização; Análise de como as empresas e aglomerados se inserem nas Cadeias Globais de Valor; Fenômenos específicos de exportação.

 

CV lattes:  http://lattes.cnpq.br/7820239765808841

Email – iavrichir@espm.br

Julio Figueiredo

 

Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduado em Gestão de Negócios pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Professor do curso de mestrado em administração a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e membro do NEGI – Núcleo de Estudo em Gestão Internacional. Coordenador Acadêmico das áreas de Gestão de Operações, Tecnologia da Informação e Métodos Quantitativos Aplicados dos cursos de pós-graduação da ESPM.  Sócio-Fundador da Sociedade Brasileira de Dinâmica de Sistemas (capítulo brasileiro da System Dynamics Society). Professor de cursos de pós-graduação eIn Company. Sócio-diretor da Neodinâmica Consultoria e Planejamento. Consultor e palestrante nas áreas de Modelagem de Negócios, Tomada de Decisão e Métodos Quantitativos Aplicados.

 

Projeto de Pesquisa

 

Transformação Digital, Data Science e Métodos Analíticos Aplicados à Administração:

Tecnologias Emergentes e Ambiente de Inovação; Métricas do Processo de Transformação Digital e Indústria 4.0; Simulação computacional de sistemas sociais; Modelos de programação baseada em agentes e dinâmica de sistemas; Estudos da Difusão de Inovações e Tecnologias.

 

CV lattes: http://lattes.cnpq.br/0259183104678819

Email – jfigueiredo@espm.br

Luciana Florencio de Almeida

 

Luciana Florêncio de Almeida is PhD in Business Economics at FEA / USP. During the 2006 fall she attended as a visiting scholar at the AgEcon department at Missouri University, participating in courses and doing research. She also holds a Master of Science in Business Administration at the Federal University of Lavras, Minas Gerais, Brazil and a BS in Business and Marketing at ESPM Business School. Her MSc. dissertation focused in the Brazilian and Canadian dairy market through a corporate strategy approach was granted for the National Council of Science and Technology (CNPq). She was former CEO of the Brazilian Coffee Exporters Council (CECAFE).

 

Her consulting career includes Strategic Management and Marketing projects through PENSA (FEA / FIA) and Stracta Consulting, attending more than 15 applied projects in agribusiness companies. She is professor at the Master in Consumer Behavior at ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Her research focus is based on Agribusiness, Food, Strategy, Alliances, Long Term Relationships and Relationship Market.

 

Projeto de pesquisa

 

Parcerias e Alianças Estratégicas, Consumo de Alimentos, Marketing de Relacionamento:

Cadeias globais de valor – do campo ao prato; Estratégias de adição de valor e Parcerias estratégicas; Estratégias de marketing de relacionamento e seus principais construtos como confiança, comprometimento e lealdade. Engajamento e jornada do consumidor; Impacto das estratégias de relacionamento na relação com as marcas (brand love, brand attachment).

 

CV lattes:  http://lattes.cnpq.br/4386920978138039
Email – lflorencio@espm.br

Manolita Correia Lima

 

Possui graduação em Ciências Sociais pela Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle), mestrado em Sociologia dos Espaços Construídos pela Université de Paris VII (Université Denis Diderot) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional da ESPM e coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica, na mesma Instituição.

 

A experiência com Educação Superior envolve docência, pesquisa, publicação (acadêmica e técnica) e gestão acadêmica. Os temas que tem dedicado particular atenção estão alinhados à Educação Superior (internacionalização da educação, mobilidade acadêmica internacional, fomento internacional da pesquisa acadêmica, formação de professores, inovação orientada para o ensino e para a aprendizagem) e Metodologia de Pesquisa.

 

Projeto de Pesquisa

 

Internacionalização da Educação Superior: O Mundo Segundo os Brasileiros – que representação é essa? O Programa Ciência sem Fronteiras – o significado da experiência internacional para os egressos; Estudantes internacionais no Brasil – isso dá samba? Brain drain, Brain gain, Brain waste e Skill Exchange – situação dos países centrais, semiperiféricos e periféricos.

 

CV lattes:  http://lattes.cnpq.br/2459736389445526
Email – mclima@espm.br

Marcos Amatucci

 

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional da ESPM. Pós-doutoramento pela EAESP/FGV (2010). Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000), Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1994).

Pesquisa Inovação e Sustentabilidade no transporte e na mobilidade urbana; Inovação e Internacionalização; e Epistemologia e Metodologia Científica. Ministra a disciplina de Epistemologia no Programa de Doutorado em Gestão Internacional da ESPM.

 

Projeto de Pesquisa

 

Knowledge & Learning: Filosofia da Ciência, Epistemologia, Conhecimento e Aprendizado Organizacional: Conhecimento nas Organizações; Aprendizado Organizacional; Polaniy e Conhecimento Tácito; Novos Paradigmas nas Ciências Sociais (Empirismo lógico / neokantismo / neopositivismo, Realismo crítico / hermenêutica / Filosofia Analítica)

 

CV latteshttp://lattes.cnpq.br/2538668989160393
Email – mamatucci@espm.br

Mario Ogasavara

 

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Adminsitração (PPGA) da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Ph.D. in Management pela University of Tsukuba (Japão), Pós-doutorado na National University of Singapore (Cingapura), Pesquisador Colaborador da Universidade de Brasília (UnB). Bolsista Produtividade CNPq – Nível 2 para o período 2019-2021. Coordenador Adjunto do ProAsia – Programa de Estudos Asiáticos (FEA/USP). Pesquisador Associado do Observatório de Multinacionais Brasileiras da ESPM. Eleito como Coordenador da Divisão ESO da ANPAD para o triênio 2018-2020. Track chair “FDI and Internationalization” do congresso internacional AIB-LAT (Academy of International Business – Latin American Chapter) em 2017 (Peru) e 2018 (Buenos Aires). Track Chair ?Strategy Process and Practice? do 2019 SMLA ? Strategic Management in Latin America. Co-Chair do Track “MNE Strategy and Organization” da conferência 2015 EIBA (European International Business Academy). Coordenador de Área no Brasil da SGBED (Society for Global Business & Economic Development). Foi membro do Comitê Científico da Divisão ESO para o biênio 2013-2014 e triênio 2015-2017 e líder da área temática “Estratégia e Conhecimento” da Divisão ESO biênio 2011-2012. Foi Professor Visitante da University of Deggendorf (Alemanha) e atualmente Avocational Lecturer da Steinbeis University (Alemanha). Atuou como Guest-Editor do Journal of Business Research (Elsevier). Membro do Corpo Editorial da RAE (Revista de Administração de Empresas), International Journal of Multinational Corporation Strategy, International Journal of Comparative Management e da Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE. Editor Científico da Revista Internext na Área de Operações e Estratégia Internacional. Revisor de periódicos acadêmicos internacionais (Journal of Business Research, Asian Business & Management, Latin American Business Review, Brazilian Administration Review, Brazilian Business Review, Tourism and Hospitality Research, Canadian Journal of Administrative Sciences, International Journal of Human Resources Development and Management) e periódicos acadêmicos nacionais (RAE, Internext, BASE, Revista de Negócios, Revista Ciências Administrativas). Seus interesses de pesquisas são estratégias de internacionalização de empresas, inovação e performance de empresas multinacionais, modos de entrada, joint ventures, empresas asiáticas e brasileiras.

 

Projeto de Pesquisa

 

Estratégia de internacionalização de empresas multinacionais e subsidiárias estrangeiras:

Este projeto de pesquisa visa aprofundar o conhecimento de como vem ocorrendo a formulação e implantação de estratégias e inovação no processo de internacionalização das empresas multinacionais e suas subsidiárias estrangeiras. Busca assim conhecer melhor as estratégias e suas inovações, formas de entrada, performance, problemas deparados, atividades pós-entrada das subsidiárias e situações de desinvestimentos. O estudo baseia-se em dados primários e secundários de empresas multinacionais estrangeiras e brasileiras.

 

CV lattes:   http://lattes.cnpq.br/7985065366684340
Email – mogasavara@espm.br

Mateus Canniatti Ponchio

 

Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas – FGV-EAESP (2006) com Estágio Doutoral na University of Otago – Nova Zelândia (2006) e Graduado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP (2002). Concluiu seu pós-doutorado (2016) na Georgia State University Robinson College of Business. Atualmente é professor titular da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP) – onde é professor permanente dos programas de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional (PMDGI) e Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor (MPCC), professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) e Editor Científico da RAE – Revista de Administração de Empresas (FGV). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia e Finanças Comportamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: materialismo, endividamento de consumo, vulnerabilidade de consumo e consumo consciente, comportamento do consumidor e pesquisa de mercado.

 

Projeto de Pesquisa

 

Bem-estar financeiro e vulnerabilidade de consumo

Relação entre educação financeira, alfabetização financeira e bem-estar financeiro dos indivíduos; Relação entre materialismo e endividamento de consumo; Vulnerabilidade de consumo;

 

Estudos internacionais comparados; Outros temas associados às finanças comportamentais, orientação temporal e psicologia econômica voltados ao bem-estar financeiro dos indivíduos e de sociedades.

 

CV lattes:  http://lattes.cnpq.br/7557039992369545
Email – mponchio@espm.br

Rafaela Almeida

 

Doutora em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) com estágio doutoral no departamento de Consumer Science da University of Wisconsin-Madison, Estados Unidos. Mestre em Administração pela ESPM. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da ESPM. Desenvolve estudos sobre comportamento do consumidor com foco em tomada de decisão.

 

Projeto de Pesquisa

 

CV lattes:  http://lattes.cnpq.br/6018856324787742
Email – rafaela.cordeiro@espm.br

Thelma Valeria Rocha

 

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração PPGA da ESPM, tendo completado em 2018, 13 orientações de Mestrado e 1 orientação de Doutorado finalizadas nas áreas de: Marketing Internacional e Comportamento do Consumidor, sendo professora da ESPM há 17 anos.É doutora em Administração com ênfase em Marketing pela FEA-USP. Mestre em Administração Mercadológica pela EAESP/ FGV com especialização em International Business pela Stockholm School of Economics (SSE) Suécia. Graduada em Administração pela FEA/USP e Graduada em Engenharia de Produção pela FEI. Tem publicações em diversos Journals, com destaque para Advanced in International Marketing v. 25 e v. 26, The Review of Business Management – RBGN, RAUSP Management Journal, Internext, entre outras.

 

Foi Coordenadora do PMDGI entre 2012 a 2015, quando o curso teve sua primeira avaliação trienal, com nota 4, e teve seu pedido de Doutorado aprovado. Pesquisa o tema International Franchising, International Marketing Strategy e Relationship Marketing. Teve funções executivas na área de Marketing por 12 anos nas empresas Credicard SA, Mapfre, MyWeb e CPM onde foi Gerente de Marketing. Autora de livros na área de Marketing como: Gestão dos Stakeholders com Andrea Goldschmidt; A Hora da Recompensa, com André Veloso; e a Coleção Marketing com 4 volumes, pela Editora Saraiva. Autora também da coleção Internacionalização das Franquias Brasileiras, publicada a cada dois anos, desde 2010, vol. 4 em 2016, em parceria com a ABF e apoio Bradesco. 

 

Projeto de Pesquisa

 

Marketing e relacionamento

Gestão de marketing no ambiente internacional; Marketing para exportação e franquias; Marketing de relacionamento; Construção da Lealdade; Relacionamento na área da Saúde.

 

CV lattes:  http://lattes.cnpq.br/3934915662621397
Email – tvrocha@espm.br

Vivian Iara Strehlau

 

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2003), mestre e graduada pela mesma escola. Estágio Senior (pós doutorado) pela Wirtschaftsuniversität Wien. Participou do Programme of International Management na London Business School. Atualmente é Coordenadora do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor e professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional da Escola Superior de Propaganda e Marketing/SP – ESPM. Eleita Representante do Brasil no Comitê Executivo do European Marketing Academy. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing. Interesses de pesquisa em comportamento do consumidor e em marketing internacional em temas como marca país, marcas globais e comportamento do consumidor em um contexto internacional.

 

Projeto de Pesquisa

 

Consumidores e Marcas no ambiente internacional

Descrição: Este projeto tem por objetivo principal a compreensão do uso de marcas em um contexto internacional. Como focos principais há o estudo de marca- país e da importância da imagem do país em suas diversas facetas, marcas globais X marcas regionais, marcas “born globals” e marcas brasileiras no exterior e influência da cultura na construção de marcas. Simultaneamente busca-se compreender a relação entre marcas e o comportamento do consumidor.

 

CV lattes:  http://lattes.cnpq.br/8492161402371563
Email – vstrehlau@espm.br

Translate