Corpo Docente
Casa Administração

Corpo Docente

Ilan Avrichir

 

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Administração ? PMDGI da ESPM. Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2002). Mestre em Administração pela mesma instituição. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica pela Universidade de São Paulo.  É professor da graduação e pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) na área de Estratégia Internacional e Estudos Organizacionais. Pesquisa o tema da competitividade de indústrias brasileiras com ênfase em: cadeias globais de valor, arranjos produtivos locais, exportação de bens e serviços e comunicação entre culturas nacionais.

 

Projeto de Pesquisa

 

Competitividade de Indústrias brasileiras:

Competitividade internacional de indústrias brasileiras na exportação; orientação empreendedora influenciam na internacionalização; Análise de como as empresas e aglomerados se inserem nas Cadeias Globais de Valor; Fenômenos específicos de exportação.

 

CV lattes:  http://lattes.cnpq.br/7820239765808841

Email – iavrichir@espm.br

Julio Figueiredo

 

Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduado em Gestão de Negócios pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Professor do curso de mestrado em administração a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e membro do NEGI – Núcleo de Estudo em Gestão Internacional. Coordenador Acadêmico das áreas de Gestão de Operações, Tecnologia da Informação e Métodos Quantitativos Aplicados dos cursos de pós-graduação da ESPM.  Sócio-Fundador da Sociedade Brasileira de Dinâmica de Sistemas (capítulo brasileiro da System Dynamics Society). Professor de cursos de pós-graduação eIn Company. Sócio-diretor da Neodinâmica Consultoria e Planejamento. Consultor e palestrante nas áreas de Modelagem de Negócios, Tomada de Decisão e Métodos Quantitativos Aplicados.

 

Projeto de Pesquisa

 

Transformação Digital, Data Science e Métodos Analíticos Aplicados à Administração:

Tecnologias Emergentes e Ambiente de Inovação; Métricas do Processo de Transformação Digital e Indústria 4.0; Simulação computacional de sistemas sociais; Modelos de programação baseada em agentes e dinâmica de sistemas; Estudos da Difusão de Inovações e Tecnologias.

 

CV lattes: http://lattes.cnpq.br/0259183104678819

Email – jfigueiredo@espm.br

Luciana Florencio de Almeida

 

Luciana Florêncio de Almeida é PhD em Economia de Empresas pela FEA / USP com Pos Doc na Technical University of Munich no departamento de Agribusiness Internacional. Obteve o título de mestre em administração de empresas pela Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais, Brasil. Foi pesquisadora visitante no departamento de Economia Agrícola da Universidade de Missouri, EUA e na cadeira de Alimentos e Agronegócios da Universidade de Macerata, Itália. Tem atuado com projetos de pesquisa e consultoria por meio do PENSA (FEA / FIA) e da Stracta Consulting nas área de marketing e estratégia. Ocupou a posição de diretora executiva do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFE).

Atualmente é professora do Mestrado profissional em comportamento do Consumidor, e também professora do Programa de Pós Graduação em Administração da ESPM (PPGA-ESPM). Lidera os Grupos de Pesquisa Agrifood & Franchising e Inteligência de Mercado. Em 2019 publicou pela Elsevier Internacional o livro Coffee Consumption and Strategies in Brazil.

 

Projeto de pesquisa

 

Parcerias e Alianças Estratégicas, Consumo de Alimentos, Marketing de Relacionamento:

Cadeias globais de valor – do campo ao prato; Estratégias de adição de valor e Parcerias estratégicas; Estratégias de marketing de relacionamento e seus principais construtos como confiança, comprometimento e lealdade. Engajamento e jornada do consumidor; Impacto das estratégias de relacionamento na relação com as marcas (brand love, brand attachment).

CV lattes:  http://lattes.cnpq.br/4386920978138039
Email – lflorencio@espm.br

Manolita Correia Lima

 

Possui graduação em Ciências Sociais pela Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle), mestrado em Sociologia dos Espaços Construídos pela Université de Paris VII (Université Denis Diderot) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional da ESPM e coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica, na mesma Instituição.

 

A experiência com Educação Superior envolve docência, pesquisa, publicação (acadêmica e técnica) e gestão acadêmica. Os temas que tem dedicado particular atenção estão alinhados à Educação Superior (internacionalização da educação, mobilidade acadêmica internacional, fomento internacional da pesquisa acadêmica, formação de professores, inovação orientada para o ensino e para a aprendizagem) e Metodologia de Pesquisa.

 

Projeto de Pesquisa

 

Internacionalização da Educação Superior: O Mundo Segundo os Brasileiros – que representação é essa? O Programa Ciência sem Fronteiras – o significado da experiência internacional para os egressos; Estudantes internacionais no Brasil – isso dá samba? Brain drain, Brain gain, Brain waste e Skill Exchange – situação dos países centrais, semiperiféricos e periféricos.

 

CV lattes:  http://lattes.cnpq.br/2459736389445526
Email – mclima@espm.br

Marcos Amatucci

 

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional da ESPM. Pós-doutoramento pela EAESP/FGV (2010). Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000), Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1994).

Pesquisa Inovação e Sustentabilidade no transporte e na mobilidade urbana; Inovação e Internacionalização; e Epistemologia e Metodologia Científica. Ministra a disciplina de Epistemologia no Programa de Doutorado em Gestão Internacional da ESPM.

 

Projeto de Pesquisa

 

Knowledge & Learning: Filosofia da Ciência, Epistemologia, Conhecimento e Aprendizado Organizacional: Conhecimento nas Organizações; Aprendizado Organizacional; Polaniy e Conhecimento Tácito; Novos Paradigmas nas Ciências Sociais (Empirismo lógico / neokantismo / neopositivismo, Realismo crítico / hermenêutica / Filosofia Analítica)

 

CV latteshttp://lattes.cnpq.br/2538668989160393
Email – mamatucci@espm.br

Mario Ogasavara

 

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Adminsitração (PPGA) da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Ph.D. in Management pela University of Tsukuba (Japão), Pós-doutorado na National University of Singapore (Cingapura), Pesquisador Colaborador da Universidade de Brasília (UnB). Bolsista Produtividade CNPq – Nível 2 para o período 2019-2021. Coordenador Adjunto do ProAsia – Programa de Estudos Asiáticos (FEA/USP). Pesquisador Associado do Observatório de Multinacionais Brasileiras da ESPM. Eleito como Coordenador da Divisão ESO da ANPAD para o triênio 2018-2020. Track chair “FDI and Internationalization” do congresso internacional AIB-LAT (Academy of International Business – Latin American Chapter) em 2017 (Peru) e 2018 (Buenos Aires). Track Chair ?Strategy Process and Practice? do 2019 SMLA ? Strategic Management in Latin America. Co-Chair do Track “MNE Strategy and Organization” da conferência 2015 EIBA (European International Business Academy). Coordenador de Área no Brasil da SGBED (Society for Global Business & Economic Development). Foi membro do Comitê Científico da Divisão ESO para o biênio 2013-2014 e triênio 2015-2017 e líder da área temática “Estratégia e Conhecimento” da Divisão ESO biênio 2011-2012. Foi Professor Visitante da University of Deggendorf (Alemanha) e atualmente Avocational Lecturer da Steinbeis University (Alemanha). Atuou como Guest-Editor do Journal of Business Research (Elsevier). Membro do Corpo Editorial da RAE (Revista de Administração de Empresas), International Journal of Multinational Corporation Strategy, International Journal of Comparative Management e da Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE. Editor Científico da Revista Internext na Área de Operações e Estratégia Internacional. Revisor de periódicos acadêmicos internacionais (Journal of Business Research, Asian Business & Management, Latin American Business Review, Brazilian Administration Review, Brazilian Business Review, Tourism and Hospitality Research, Canadian Journal of Administrative Sciences, International Journal of Human Resources Development and Management) e periódicos acadêmicos nacionais (RAE, Internext, BASE, Revista de Negócios, Revista Ciências Administrativas). Seus interesses de pesquisas são estratégias de internacionalização de empresas, inovação e performance de empresas multinacionais, modos de entrada, joint ventures, empresas asiáticas e brasileiras.

 

Projeto de Pesquisa

 

Estratégia de internacionalização de empresas multinacionais e subsidiárias estrangeiras:

Este projeto de pesquisa visa aprofundar o conhecimento de como vem ocorrendo a formulação e implantação de estratégias e inovação no processo de internacionalização das empresas multinacionais e suas subsidiárias estrangeiras. Busca assim conhecer melhor as estratégias e suas inovações, formas de entrada, performance, problemas deparados, atividades pós-entrada das subsidiárias e situações de desinvestimentos. O estudo baseia-se em dados primários e secundários de empresas multinacionais estrangeiras e brasileiras.

 

CV lattes:   http://lattes.cnpq.br/7985065366684340
Email – mogasavara@espm.br

Mateus Canniatti Ponchio

 

Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas – FGV-EAESP (2006) com Estágio Doutoral na University of Otago – Nova Zelândia (2006) e Graduado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP (2002). Concluiu seu pós-doutorado (2016) na Georgia State University Robinson College of Business. Atualmente é professor titular da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP) – onde é professor permanente dos programas de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional (PMDGI) e Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor (MPCC), professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) e Editor Científico da RAE – Revista de Administração de Empresas (FGV). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia e Finanças Comportamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: materialismo, endividamento de consumo, vulnerabilidade de consumo e consumo consciente, comportamento do consumidor e pesquisa de mercado.

 

Projeto de Pesquisa

 

Bem-estar financeiro e vulnerabilidade de consumo

Relação entre educação financeira, alfabetização financeira e bem-estar financeiro dos indivíduos; Relação entre materialismo e endividamento de consumo; Vulnerabilidade de consumo;

 

Estudos internacionais comparados; Outros temas associados às finanças comportamentais, orientação temporal e psicologia econômica voltados ao bem-estar financeiro dos indivíduos e de sociedades.

 

CV lattes:  http://lattes.cnpq.br/7557039992369545
Email – mponchio@espm.br

Rafaela Almeida Cordeiro

 

Doutora e mestre em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), com estágio doutoral no departamento de Consumer Science da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA). Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor (MPCC) da ESPM. É editora associada (área de Marketing) da Revista de Administração (RAUSP).

 

Projeto de Pesquisa

Investigar o comportamento do consumidor a partir de perspectivas socioculturais e transformativas, incluindo tópicos como: tomada de decisão, vulnerabilidade de consumo, macromarketing e as implicações do marketing para políticas públicas.

 

CV lattes:  http://lattes.cnpq.br/6018856324787742
Email – rafaela.cordeiro@espm.br

Thelma Valeria Rocha

 

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração PPGA da ESPM, tendo completado em 2018, 13 orientações de Mestrado e 1 orientação de Doutorado finalizadas nas áreas de: Marketing Internacional e Comportamento do Consumidor, sendo professora da ESPM há 17 anos.É doutora em Administração com ênfase em Marketing pela FEA-USP. Mestre em Administração Mercadológica pela EAESP/ FGV com especialização em International Business pela Stockholm School of Economics (SSE) Suécia. Graduada em Administração pela FEA/USP e Graduada em Engenharia de Produção pela FEI. Tem publicações em diversos Journals, com destaque para Advanced in International Marketing v. 25 e v. 26, The Review of Business Management – RBGN, RAUSP Management Journal, Internext, entre outras.

 

Foi Coordenadora do PMDGI entre 2012 a 2015, quando o curso teve sua primeira avaliação trienal, com nota 4, e teve seu pedido de Doutorado aprovado. Pesquisa o tema International Franchising, International Marketing Strategy e Relationship Marketing. Teve funções executivas na área de Marketing por 12 anos nas empresas Credicard SA, Mapfre, MyWeb e CPM onde foi Gerente de Marketing. Autora de livros na área de Marketing como: Gestão dos Stakeholders com Andrea Goldschmidt; A Hora da Recompensa, com André Veloso; e a Coleção Marketing com 4 volumes, pela Editora Saraiva. Autora também da coleção Internacionalização das Franquias Brasileiras, publicada a cada dois anos, desde 2010, vol. 4 em 2016, em parceria com a ABF e apoio Bradesco. 

 

Projeto de Pesquisa

 

Marketing e relacionamento

Gestão de marketing no ambiente internacional; Marketing para exportação e franquias; Marketing de relacionamento; Construção da Lealdade; Relacionamento na área da Saúde.

 

CV lattes:  http://lattes.cnpq.br/3934915662621397
Email – tvrocha@espm.br

Vivian Iara Strehlau

 

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2003), mestre e graduada pela mesma escola. Estágio Senior (pós doutorado) pela Wirtschaftsuniversität Wien. Participou do Programme of International Management na London Business School. Atualmente é Vice-Coordenadora Programa de Pós graduação em Administração e professora do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da Escola Superior de Propaganda e Marketing/SP – ESPM. Eleita Representante do Brasil no Comitê Executivo do European Marketing Academy. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing. Interesses de pesquisa em comportamento do consumidor e em marketing internacional em temas como marca país, marcas e comportamento do consumidor em contexto regional e internacional.

 

Projeto de Pesquisa

 

Consumidores e Marcas no ambiente internacional

Descrição: Este projeto tem por objetivo principal a compreensão do uso de marcas em um contexto internacional. Como focos principais há o estudo de marca- país e da importância da imagem do país em suas diversas facetas, marcas globais X marcas regionais, marcas “born globals” e marcas brasileiras no exterior e influência da cultura na construção de marcas. Simultaneamente busca-se compreender a relação entre marcas e o comportamento do consumidor.

 

CV lattes:  http://lattes.cnpq.br/8492161402371563
Email – vstrehlau@espm.br

Sílvio Luís de Vasconcellos

 

Professor titular no Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo. Coordenador do Observatório de Multinacionais e de Negócios Internacionais da ESPM (OMNI/ESPM). Doutor (2016) e mestre (2012) em Administração pela UNISINOS, possui graduação em Administração – habilitação em Comércio Exterior pela UNISINOS (1985). É licenciado para docência na Educação Profissional de nível médio, pela FEEVALE (2009). Desenvolveu pesquisa Pós-Doc na Universidade do Vale do Itajaí, SC (2016-2017). Realizou doutorado sanduíche na Florida International University, Miami, EUA (2014-2015). Editor científico da Revista BASE. Professor na graduação e pós-graduação em Administração da Faculdade IENH, desde 2009. Entre 2018 e 2020, foi professor assistente na FURB. É professor convidado de pós graduação na UNIVALI, nas disciplinas de Gerenciamento das Relações com Clientes Globais e Estratégia e Vantagem Competitiva e na FEEVALE na disciplina de Prospecção de Mercados Internacionais. Sócio na empresa CONEXO Assessoria em Comércio Exterior, entre 1990 e 2018.

 

 

Projeto de Pesquisa

 

Recursos intangíveis como base da internacionalização de empresas da economia criativa

Este projeto se propõe a contribuir no entendimento sobre como recursos intangíveis, entre eles a criatividade organizacional, pode dar suporte a capacidades organizacionais – ordinárias ou dinâmicas (TEECE, 2007) – para gerar competência de negócios internacionais e, consequentemente, melhor desempenho internacional. Embora possa ser aplicável a setores maduros, o projeto visa explorar a Economia Criativa.

 

CV lattes:  http://lattes.cnpq.br/0261499576880281
Email – silvio.vasconcellos@espm.br

Suzane Strehlau

 

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA e do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor – MPCC da ESPM, Doutora e mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV – EAESP). Visiting Scholar no Groupe HEC – Paris, França. Participante do Program of International Management na Wissenschaftliche Hochschule für Unternehmensführung (WHU, Koblenz, Alemanha) e do MBA do Institut Supérieur des Affaires – Hautes Études Commerciales (ISA – HEC, Paris, França). Atuou em consultoria e na área de gerência de produtos de bens de consumo em diversas empresas nacionais e multinacionais. Os interesses de pesquisa são consumo, marcas de luxo, e moda. Autora de diversos artigos internacionais e nacionais e do livro Marketing do Luxo indicado para o prêmio Jabuti na categoria Economia e Administração.

 

Projeto de Pesquisa

 

Bem estar do consumidor e o seu consumo

Investigar o bem-estar subjetivo do consumidor aliado ao consumo. Dentro deste projeto são abordados os aspectos que dificultam o acesso ao bem-estar com a prática de comportamentos desviantes na aquisição e uso.

 

Marketing de luxo e de moda

Este projeto tem por objetivo investigar como os conceito do luxo e moda tem sido aplicados no marketing relacionando o comportamento do consumidor e os conceitos de marcas premium e de luxo.

 

CV lattes:  http://lattes.cnpq.br/7001960538148118
Email – sstrehlau@espm.br

Translate