Um segredo que se espalha
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Um segredo que se espalha

Um segredo que se espalha: Consumo e estratégias de produção discursivas de O Segredo

Marisa Baruch Portela Abujamra

Orientador(a): Prof. Dr. João Anzanello Carrascoza

A literatura de autoajuda tornou-se, na contemporaneidade, fenômeno de vendas, com a disseminação de uma quantidade variada de produtos e circulação intensa de mensagens publicitárias no espaço midiático. Nesse universo de títulos de autoajuda, o livro O Segredo é considerado sucesso de vendas do gênero. Lançado em 2007 no Brasil, pela editora Ediouro, ocupou por um bom tempo as listas dos mais vendidos e causou um grande desdobramento de produtos que levam a logomarca de O Segredo, transformando-se no que podemos chamar de franquia. A publicidade desses produtos, por intermédio das capas dos livros, DVD, CD, sites de vendas, Facebook, etc., é considerável, e basta observar, ao entrar numa livraria, como esse gênero ocupa as primeiras prateleiras. Assim, esta pesquisa procura investigar a lógica e as estratégias de produção dos discursos publicitários de O Segredo nos diversos suportes por onde circula, por intermédio do estudo da sociedade de consumo e tendo como referencial o consumo como prática cultural. Pretende-se compreender como o discurso publicitário vem sendo empregado a serviço da comunicação, com a intenção de mapear os espaços de circulação desses discursos, identificar como se desenvolvem os seus modelos, observar a retórica na sua composição. Numa sociedade midiatizada como a nossa, O Segredo e seus desdobramentos são transformados em produtos culturais e estão sob a lógica da indústria cultural, sendo oferecidos para consumo e produzindo sentidos através dos discursos publicitários, o que demanda atenção e esforço para entender as dinâmicas e os impactos  socioculturais dos processos comunicacionais e das práticas de consumo. A Análise de Discurso de linha francesa e os estudos sobre retórica articulados aos estudos de comunicação serão a estrutura para a fundamentação teórico-metodológica que permeia a aproximação com o discurso publicitário, como processo de divulgação na sociedade de consumo. Nosso recorte para a pesquisa são as capas e contra capas dos livros, os sites de vendas de livros, oFacebook e o Twitter. Os resultados encontrados serão apresentados por intermédio de uma análise que deverá tencionar os entrelaçamentos entre os constructos teóricos e a pesquisa empírica.

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