Significações do trabalho publicitário
Home Dissertações

Significações do trabalho publicitário

Significações do trabalho publicitário: as representações da atividade nos discursos autorreferenciais do Anuário do Clube de Criação de São Paulo

Heraldo Bighetti Gonçalves

Orientador(a): Vander Casaqui

O mundo do trabalho publicitário é analisado a partir dos projetos gráficos e dos manifestos que caracterizam o Anuário do Clube de Criação de São Paulo. A publicação, que a cada ano se propõe a dar visibilidade à melhor publicidade brasileira, de acordo com os próprios publicitários, é suporte para discursos que representam a atividade profissional, concebidos como manifestações criativas que buscam ampliar as significações da sua esfera de produção. Dessa forma, o mundo do trabalho publicitário, concebido como mercadoria para consumo simbólico, amplifica e potencializa as conotações da imaterialidade de sua produção, dialogando com as mais distintas esferas da cultura para reorganizá-la, para editar o mundo em função de sua presença. A questão do trabalho é abordada em seus aspectos socioculturais, a organizar a contextualização teórica e a análise do corpus da pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *