Reportagem orientada pelo clique
Home Dissertações

Reportagem orientada pelo clique

Reportagem orientada pelo clique. Audiência enquanto critério de seleção da notícia online

Ricardo Fotios Hatzigeorgiou

Orientador(a): Magaly Prado

A fragmentação da produção e do consumo de notícias na internet desencadeia a necessidade de mais e melhores processos de aferição de métricas de audiência para balizar o trabalho jornalístico. Essa nova competência na rotina profissional – que emerge da expansão dos cruzamentos de dados em rede (big data) associada à complexificação dos sistemas publicadores, chamados CMS (Content Management System) – permite ao jornalista acompanhar a trajetória da circulação da produção informativa tanto em quantidade de acessos quanto em engajamento do público. Nesta pesquisa, denominada Reportagem Orientada pelo Clique (ROC), buscamos analisar o impacto que o conhecimento dos hábitos de consumo exerce sobre a deontologia do ciberjornalismo, mais especificamente, na escolha de pautas e na seleção de destaques nas homepages editoriais de sites e portais de notícias.