Plano de negócio SP para 2: Plataforma jornalística para a curadoria de roteiros para casais
Home Dissertações

Plano de negócio SP para 2: Plataforma jornalística para a curadoria de roteiros para casais

Plano de negócio SP para 2: Plataforma jornalística para a curadoria de roteiros para casais

Clesio Henrique de Oliveira Souza

Orientador(a): Fabiano Rodrigues

Este trabalho propõe um modelo de negócio jornalístico que explora a curadoria de roteiros para casais em São Paulo. A capital paulistana oferece milhares de opções de entretenimento para todo tipo de perfil, porém a robusta rede de estabelecimentos pode demonstrar-se demasiadamente complexa até mesmo para moradores locais que procuram uma opção de diversão. Este público, apesar de ter interesse em consumir, pode acabar desistindo de aproveitar este universo devido à imensidão de escolhas que precisam ser feitas. Do outro lado, estabelecimentos carecem de um hub na busca de alternativas para conhecer melhor o seu público e gerar um fluxo estável de clientes, mesmo nos horários menos favoráveis. Desta forma, este trabalho analisa como casais residentes na cidade se comportam no momento de selecionar passeios e propõe uma estratégia mercadológica de produto. A parte metodológica da pesquisa incluiu revisão teórica sobre o atual mercado jornalístico, curadoria da informação, criação de valor e financiamento. Além disso, contempla uma pesquisa quantitativa com o público-alvo e uma pesquisa qualitativa com especialistas de diversas áreas ( como jornalismo, marketing digital, branding, administração). Foi desenvolvido um plano de negócios que busca criar experiências únicas para estes casais de todos os gêneros em São Paulo. O empreendimento demostra viabilidade econômico-financeira (TIR de 51,3% e VPL de R$ 1.354.189,51) e riscos associados. Tal projeto surge em um momento de profundas transformações no universo da informação, advindas da internet. Portanto, seu principal objetivo é contribuir para o planejamento de novos negócios jornalísticos, em um cenário em que jornalismo, marketing e administração estão cada vez mais próximos.