Ouvidos de mercador
Home Dissertações

Ouvidos de mercador

Ouvidos de mercador: Novas configurações da comunicação e do consumo de música digital na cena paulistana

Igor da Costa Bento

Orientador(a): Gisela Castro

O processo de simbiose entre as redes telemáticas e a malha urbana enseja uma dimensão informacional de acesso ubíquo ao ciberespaço, que propicia o surgimento de uma miríade de novas práticas sociais a partir da apropriação destas redes e dos mais variados dispositivos de conexão (celulares, palms, MP3 players, etc.). A escuta nômade é uma das práticas sociais identificadas na cena urbana atual. Ela pode ser entendida como uma modulação semiótica, social, cognitiva e corporal, e funciona no acoplamento entre aos dispositivos móveis e o vagar pela cidade. Esta nova forma de consumo privilegia a escuta de música digital e a montagem de playlists personalizadas como trilhas sonoras para o dia a dia. Partindo de uma estrutura conceitual que privilegia a interseção entre mídia e consumo, este trabalho pretende mapear a escuta nômade na cena urbana e compreender de que modo a indústria da música tem incorporado esta prática às suas estratégias de promoção e comercialização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *