Os consumidores fazem o que dizem que farão?
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Os consumidores fazem o que dizem que farão?

Os consumidores fazem o que dizem que farão? Um estudo sobre a escolha de marcas de postos de combustíveis, sob a perspectiva do dizer-fazer do consumidor

Cleiton Antonio da Silva Malta

Orientador(a): Cristina Helena P. de Mello

Os consumidores são movidos por decisões, que transcendem a materialidade dos produtos e serviços que consomem. Analisando superficialmente, há um risco de traduzirmos o comportamento do consumidor apenas através da sua resposta – padrão ou opiniões declaradas, que podem em um primeiro instante não revelar completamente a complexidade e plenitude do seu comportamento real. Este estudo apresenta como objetivo, identificar as convergências ou divergências entre o dizer dos consumidores de postos de combustíveis, em contraponto com o seu comportamento real no ato de abastecer na prática, o seu fazer. Além disso, entendeu-se em maior profundidade os fatores considerados, segundo o dizer dos consumidores, para a escolha de postos de combustíveis, e ao estabelecer a correlação do dizer-fazer, pode-se interpretar á luz dos fatos a real relevância dos fatores inicialmente declarados. Partindo dessas considerações e atribuído a complexidade do tema, para a pesquisa do projeto, foi utilizada uma abordagem mista, caracterizada como um projeto exploratório sequencial, que se baseia na metodologia de pesquisa qualitativa e quantitativa. Foram empregados para obtenção dos dados, entrevistas em profundidade, questionários estruturados e aplicativo desenvolvido para fins deste trabalho. Os resultados do estudo mostraram uma não correspondência entre o dizer-fazer do consumidor, para a escolha de marcas para abastecimento em postos de combustíveis. Os insumos e discussões poderão servir como base para futuras pesquisas, em diferentes categorias, e poderão instigar a reflexão sobre a necessidade de novas ferramentas aplicadas ao marketing, que permitam considerar com a finalidade de avaliar a intenção e comportamento do consumidor, não somente as declarações ou o dizer dos indivíduos.