Os antecedentes e o papel do marketing na internacionalização das redes de franquias brasileiras do setor vestuário
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Os antecedentes e o papel do marketing na internacionalização das redes de franquias brasileiras do setor vestuário

Os antecedentes e o papel do marketing na internacionalização das redes de franquias brasileiras do setor vestuário

Alexandre Degani Cantoni

Orientador(a): Thelma Valéria Rocha

O setor de franquias no Brasil tem crescido de forma expressiva nos últimos anos. O faturamento das empresas do setor atingiu R$ 115,582 bilhões em 2013, com crescimento entre 2012 e 2013 de 11,9%, sendo o Brasil o sexto país no ranking de número de franquias, com 114.409 unidades franqueadas. Contudo, apenas 5% das franquias brasileiras operam no exterior. Assim, investigar e entender os fatores que contribuem para o processo de internacionalização continua relevante. Esta dissertação analisa quais são os fatores que antecedem o processo de internacionalização das franquias brasileiras. Por meio de estudo exploratório-descritivo busca-se compreender o fenômeno da internacionalização das franquias brasileiras investigando-se os motivadores do sucesso em operações internacionais. O estudo multi-casos foi conduzido em três empresas do setor de vestuário, setor de franquia responsável pelo faturamento de R$ 9.39 bilhões de reais em 2013, tendo crescimento de 12,1% de 2012 a 2013 (ABF, 2013). O setor de franquia vestuário é bastante representativo em quantidade de marcas franqueadas internacionalmente, são 18 marcas internacionalizadas, ficando atrás apenas do setor Acessórios Pessoais e Calçados (19 marcas) e Bebidas, Cafés, Doces e Salgados (19 marcas). A pesquisa de campo foi conduzida com entrevistas semiestruturadas com diretores e gerentes responsáveis pela internacionalização das empresas. Os resultados  mostram que estas redes de franquias foram influenciadas, principalmente, por itens de nível da empresa e por itens de nível da indústria em que a rede de franquias atua. Cada caso foi caracterizado por antecedentes-críticos específicos de sua experiência. Os resultados também mostram o papel do marketing na internacionalização destas empresas, cada empresa possui sua singularidade, mas, principalmente, o papel de estabelecer parcerias comprometidas com a construção da marca à longo-prazo. Este estudo gera conhecimento acerca da realidade das franquias brasileiras internacionalizadas por identificar os antecedentes-críticos que influenciaram o processo de internacionalização das redes de franquias brasileiras  investigadas estudo multicaso.

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