O papel das multinacionais no desenvolvimento de negócios com impacto social no Brasil
Home Dissertações

O papel das multinacionais no desenvolvimento de negócios com impacto social no Brasil

O papel das multinacionais no desenvolvimento de negócios com impacto social no Brasil

Thiago Jose de Chaves

Orientador(a): Thelma Valéria Rocha

O objetivo deste estudo é verificar como as multinacionais estrangeiras, no Brasil, estão desenvolvendo negócios com impacto social (NCIS), a partir do conhecimento prévio (know how) e competência essencial (core business) adquiridos  pela matriz ou subsidiária. O referencial teórico apoia-se em estudos na área de empreendedorismo, negócios com impacto social, multinacionais e marketing. Por meio de uma pesquisa de campo, empírica, de caráter
qualitativo exploratório, com o método de estudo de caso múltiplo, analisou-se a realidade de duas multinacionais que possuem projetos alinhados com o modelo de negócios com impacto social no Brasil – a Coca-Cola e a Danone. Como contribuições, pode-se identificar as estratégias do modelo de gestão dos negócios com impacto social desenvolvidos por subsidiárias estrangeiras no País e propor um esquema de sistematização a esse processo.