O idoso e a embalagem
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O idoso e a embalagem

O idoso e a embalagem . Premissas para projeto gráfico

Claudia Weber Moura

Orientador(a): Vivian Strehlau

Este estudo procura definir premissas e parâmetros para projeto gráfico de embalagem de produtos vendidos em canal de autosserviço que considerem o idoso como público consumidor. Os temas abordados na revisão teórica estão relacionados ao envelhecimento, às características do idoso como público consumidor, à embalagem e às relações do idoso com as embalagens dos produtos que consome. Para o desenvolvimento das pesquisas, foi utilizado método qualitativo com entrevistas exploratórias em profundidade com três grupos: idosos; designers experientes em projeto gráfico de embalagens; designers com idade acima de 60 anos. As pesquisas tiveram o objetivo de investigar a forma como os idosos se relacionam com a comunicação encontrada nas embalagens, a experiência dos designers em seus projetos e a relação de tais assuntos com o processo de envelhecimento. Ao final do estudo foi possível compreender que, para que os idosos possam vivenciar o envelhecimento lidando melhor com suas consequências, é necessário que o ambiente, de modo geral, e as embalagens, de modo específico, estejam preparados para atendê-los. Para tanto, o projeto gráfico das embalagens deve se efetivar a partir do aprofundamento e da compreensão do processo de envelhecimento em seus três planos – biológico, social e psicológico , bem como de um olhar atento para o conceito de envelhecimento saudável. Desse modo, e tendo em vista também o uso dos aprendizados dos princípios do design universal, é possível obter uma embalagem boa não somente para os idosos, mas também para todos os públicos.