O ensino centrado no aluno
Home Dissertações

O ensino centrado no aluno

O ensino centrado no aluno: a experiência dos Nativos Digitais em sala de aula e a relação com seus professores imigrantes

Luiz Eduardo Bordim

Orientador(a): Eduardo Ariel

Na atual reestruturação do mercado, com novas formas de organização da produção e do consumo e caracterizado mais pela lógica da inovação do que da reprodução, muitas das habilidades são redundantes. Como consequência, muitos países estão enfrentando uma crise de criatividade e uma guerra por talentos — fatores essenciais para o desenvolvimento da Economia Criativa. Nesse contexto, a educação, apesar de ser uma dos principal meios para qualificar as pessoas para a sociedade, está sendo questionada. Em um contexto de transformação, ela deve ser o motor do desenvolvimento, contribuir para a qualificação de novos cidadãos e colocar o aluno no centro da atenção. Para isso, entender as necessidades dos alunos, para que eles possam ser envolvidos de forma estimulante na sala de aula, é essencial. Ponto central nessa discussão, os Nativos Digitais são falantes naturais da linguagem digital dos computadores, vídeo -games, celular e da internet. Nasceram e cresceram rodeados dessas tecnologias e pensam, processam informações e se comunicam de maneira diferente dos seus predecessores. Porém, apesar  de sua importância, suas características não estão sendo consideradas nos métodos de ensino atuais, tornando as experiências educacionais atuais ruins. O tema desta pesquisa é a aplicação de conceitos de user experience em metodologias de ensino por escolas do ensino médio da cidade do Rio de Janeiro, visando o estimulo à criatividade, a inovação, ao pensar e ao fazer dos Nativos Digitais.