Muito antes da marca
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Muito antes da marca

Muito antes da marca: relações entre a recepção de publicidade e o consumi de alimentos por crianças de classes populares

Fernanda Cintra de Paula

Orientador(a): Isabel Orofino

Esta dissertação, que tem como tema “infância, comunicação e consumo” com foco no valor simbólico da mercadoria, apresenta um estudo sobre as relações entre a recepção de publicidade e o consumo de alimentos por crianças de classes populares e, desta maneira, enriquece o debate sobre o consumo e a comunicação dirigida para crianças, na atual sociedade brasileira. O objetivo deste trabalho é analisar processos de significação realizados pelas crianças em relação aos apelos midiáticos (em especial a publicidade) para o consumo de produtos alimentícios. Com base nos Estudos Culturais britânicos e nas teorias da comunicação, da cultura do consumo e da infância; e através de uma metodologia que incluiu pesquisa de campo de caráter etnográfico com observação do bairro e moradia, identificação da programação televisiva assistida pelas crianças (Ibope), observação dos intervalos comerciais dos programas de maior audiência pelo público infantil, e identificação dos movimentos pela proibição da publicidade para crianças, este estudo de recepção com crianças de classe popular discute também questões relativas à regulamentação da publicidade voltada para o público infantil.

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