Mídias sociais promovendo lealdade
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Mídias sociais promovendo lealdade

Mídias sociais promovendo lealdade: Um estudo do twitter na interação entre clientes e empresa

Flávia Tótoli

Orientador(a): George Rossi

A presente pesquisa investigou se a utilização das mídias sociais, em particular, o Twitter promovem lealdade do cliente para com a empresa. Para tanto foi organizado um constructo teórico, que apresentou o encadeamento de conceitos baseado na literatura revisada. Com o objetivo de examinar a consistência da relação proposta, esta investigação determinou como metodologia, uma triangulação de pesquisas qualitativas e quantitativas. A primeira fase foi a realização de uma survey, que analisou a questão da fidelidade dos usuários ao Twitter. Em seguida, foi realizada uma pesquisa documental, na qual foram reunidos e analisados os conteúdos dos perfis de Twitter das empresas escolhidas (Microsoft, Intel, Google e IBM). O resultado esperado para esta pesquisa de campo era a confirmação do constructo teórico. A contribuição que essa dissertação produziu foi o desenvolvimento de um modelo de lealdade, baseado na utilização do Twitter. Inicialmente apresenta-se o primeiro capítulo com uma introdução a pesquisa, o problema, o objetivo, a hipóteses e justificativas do estudo. O segundo capítulo consiste na revisão teórica, na qual são apresentadas as seguintes variáveis: mídias sociais, interatividade, relacionamento e lealdade, concluindo com a apresentação de um constructo teórico desenvolvido com base na literatura reunida. O terceiro capítulo descreveu a metodologia escolhida, uma na triangulação para a pesquisa de campo. Apresentou-se a justificativa do estudo e as escolhas epistemológicas feitas pela autora. O quarto capítulo exibe a análise e interpretação dos dados das pesquisas quantitativas e qualitativas. Na seqüência, o quinto capítulo apresenta as considerações finais, e o sexto capítulo apresenta as limitações da pesquisa e sugestões para o avanço da mesma