Jornalismo popular na era da comunicação digital
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Jornalismo popular na era da comunicação digital

Jornalismo popular na era da comunicação digital.Um estudo dos jornais Extra e Agora São Paulo

Antonio da Rocha e Silva Filho

Orientador(a): Maria Elisabete Antonioli

Esta pesquisa traz um estudo dos efeitos da comunicação digital no jornalismo popular praticado no Brasil. Para tanto foram escolhidos os jornais Extra e Agora São Paulo, publicações do segmento editadas por dois dos maiores grupos de comunicação do país (Globo e Folha), nascidos no meio impresso e que representam o modelo de jornalismo popular de serviços inaugurado no final dos anos 1990. A partir dos conceitos de jornalismo popular propostos por Márcia Franz Amaral e de jornalismo on-line apresentados por Ramón Salaverría e João Canavilhas, o trabalho faz inicialmente uma discussão sobre a importância dos jornais populares, suas características, o sensacionalismo que permeia o segmento e a evolução da comunicação digital. O trabalho traz uma análise das homepages e das redes sociais Facebook e Twitter dos dois jornais, com base em ferramentas propostas por Marcos Palácios, e apresenta  entrevistas com editores dos dois veículos de comunicação para compreender as escolhas editoriais no meio on-line e conhecer os impactos da comunicação digital na atuação dos profissionais no jornalismo popular. Os resultados da pesquisa indicam que o Extra está em estágio mais avançado do jornalismo on-line e emprega há mais tempo e com mais propriedade ferramentas digitais para a produção jornalística. Oferece conteúdo multimídia e interativo para  seus leitores e tem intensa atuação nas redes sociais. O Agora tem uma produção ainda voltada para a plataforma impressa e começa a engatinhar no mundo digital. Apresenta um site totalmente estático e sua presença nas redes sociais é pequena. Os dois jornais, no entanto, mantêm presentes no meio on-line os principais valores-notícia do jornalismo popular de serviços: entretenimento, proximidade e utilidade. Os dois veículos passam por períodos de  transformação importantes: o Extra teve sua redação unificada com a do jornal O Globo, e o Agora se prepara para lançar um novo site totalmente reformulado e ampliar sua atuação nas redes sociais. As transformações trazem novos impactos aos dois veículos, que neste momento usam estratégias distintas no meio digital. Este trabalho apresenta a atuação de Extra e Agora no meio on-line até aqui e os cenários que cada um vive no momento, o que deverá significar novas modificações em cada um deles.