Influência da musica, da iluminação e crowding na atenção do consumidor
Home Dissertações

Influência da musica, da iluminação e crowding na atenção do consumidor

Influência da musica, da iluminação e crowding na atenção do consumidor: Um estudo exploratório em ambiente de laboratório de Varejo

Andréa Silva Securato

Orientador(a): Eduardo Spers

Os fatores ambientais de loja, e suas influências sobre o consumo são temas atuais e relevantes, tratados por grande parte da literatura acadêmica. Estes fatores, divididos em auditivos, visuais, olfativos, táteis, degustativos e sociais apresentam-se como foco das estratégias gerenciais, apresentada as interferências nas dinâmicas de atenção no ponto de venda. Este trabalho busca aclarar esta dinâmica, diante de três dos fatores: auditivo, visual e social. Para tanto, foram consideradas as variáveis de música, iluminação e crowding, e suas influências na atenção do consumidor em ambiente simulado de supermercado. A análise foi realizada no Retail Lab da Escola Superior de Propaganda e Marketing, com o uso da tecnologia Eye Tracking para identificação a atenção visual, diante de seis cenários variados. Os resultados apontam para um impacto positivo de músicas, de altura moderada (som ambiente), bem como influências da iluminação alta e natural, e aceleração das decisões de compra pela densidade de indivíduos, crowding. Tais resultados contribuem para o conhecimento acadêmico e gerencial em marketing, com indicação de propostas para estudos futuros.