Impactos da adaptação das atividades de comunicação em empresas globais
Home Dissertações

Impactos da adaptação das atividades de comunicação em empresas globais

Impactos da adaptação das atividades de comunicação em empresas globais: Um experimento no mercado automobilístico.

Marcelo Vergilio Paganini de Toledo

Orientador(a): Prof. Dr. George Bedinelli Rossi

Este estudo buscou avaliar se a adaptação das atividades de comunicação de uma empresa global afeta de forma positiva o envolvimento do consumidor com a categoria de produto comercializado por ela, a imagem de seu país de origem e sua reputação corporativa. Um experimento foi conduzido para testar o modelo teórico desenvolvido e hipóteses formuladas, utilizando uma amostra de 479 indivíduos definida por julgamento do pesquisador. Esta
amostra foi dividida em um grupo experimental de 233 entrevistados e um grupo de controle de 246 pessoas. As escalas utilizadas no experimento foram validadas quanto ao seu conteúdo, critério e constructo, e consideradas satisfatórias para a utilização. Os resultados demostraram que o modelo teórico proposto é consistente e responderam ao problema de pesquisa desenvolvido. Todas as hipóteses pesquisadas foram confirmadas, o que leva-se a
concluir que existem evidências no presente estudo que a adaptação das atividades de comunicação de uma empresa global tem um efeito direto e positivo no envolvimento dos consumidores com a categoria de produtos fabricado por ela , com a imagem de seu país de origem e sua reputação corporativa.