Gestão de marcas de moda e identidade visual
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Gestão de marcas de moda e identidade visual

Gestão de marcas de moda e identidade visual : Critério de escolha para tomada de decisão

Danilo Correa da Costa Cid

Orientador(a): Fabio Mariano

Marcas são ativos estratégicos para o sucesso de uma empresa ou produto. Sua identidade visual compreende os estímulos de toda sua interface física, que inclui logo, símbolo, cor, forma, tipografia, texturas, padronagens e imagem. É por meio da identidade visual que uma marca se insere em uma categoria de produtos, se distingue de seus concorrentes e expressa sua personalidade. Se, por um lado, muito se aprofundou nos últimos 30 anos sobre as dimensões conceituais de marca que sistematizam suas forças; por outro, pouco se progrediu na pesquisa dos elementos visuais que compõem sua identidade visual. O objetivo principal desta pesquisa é avançar na identificação de argumentos e variáveis para a escolha de uma identidade visual praticada no mercado, quais critérios podem ser apontados como chaves nessa tomada de decisão. Para tanto, o público escolhido para estudo foram os peritos contemporâneos da marca – designer e gestor de marca. Ademais, para uma comparação entre processos de tomada de decisão com similaridade de contexto, optou-se pelo recorte do mercado de vestuário e acessórios, também conhecido como mercado de moda. O procedimento metodológico deste trabalho é uma pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade com gestores de marca de moda. Todos esses gestores foram decisores nos processos de revitalização das seguintes marcas: Schutz, Farm, Rosa Chá, Regina Rios, Zinco e Ellus. Tanto para o mercado quanto para a academia, a pesquisa pretende contribuir para o avanço na formalização de critérios de sucesso e argumentos para a tomada de decisão de uma identidade visual.