Estereótipos e consumo
Home Dissertações

Estereótipos e consumo

Estereótipos e consumo: Estratégias da produção do discurso da diferença na comunicação publicitária

Luis Henrique dos Santos

Orientador(a): Tânia Hoff

A presente pesquisa enquadra-se no campo da comunicação e investiga as estratégias de produção do discurso da diferença na comunicação publicitária a partir da perspectiva da produção. Como o estereótipo do corpo estrangeiro é usado como estratégia de produção do discurso publicitário que representa a diferença na esfera do consumo, constitui-se o problema de pesquisa que tem como objetivo principal analisar o uso do estereótipo de corpo estrangeiro como estratégia retórico-discursiva na comunicação publicitária brasileira no século XXI. Considerando o cenário da sociedade de consumo contemporânea, os conceitos de multiculturalismo, transculturalidade, hibridismo social, miscigenação racial e cristalização da homogeneização cultural são parte do referencial teórico que fundamenta a reflexão desenvolvida. A pesquisa documental realizada coletou amostras da publicidade brasileira na primeira década do século XXI, veiculada na Revista Veja, que usam o corpo estrangeiro estereotipado como recurso retórico-discursivo da diferença e analisou suas relações  interdiscursivas, suas relações de sujeito e sua ação sobre a formação dos sentidos discursivos, sob a ótica da Análise do Discurso de Linha Francesa. Os resultados alcançados revelam que os estereótipos como estratégia discursiva resultam em fluxos discursivos eminentemente metafóricos, que têm a transferência de atributos como objeto discursivo mais proeminente e que cooperam para a construção de sentidos de modo predominantemente autoritário – conforme a tipologia do funcionamento do discurso proposta por Orlandi. Deste modo, os estereótipos representam uma zona de segurança como estratégia de construção do discurso  da diferença na comunicação publicitária brasileira contemporânea.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *