Espelho, espelho meu , existe alguém mais belo ou saudável do que eu ?
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Espelho, espelho meu , existe alguém mais belo ou saudável do que eu ?

Espelho, espelho meu , existe alguém mais belo ou saudável do que eu ? Um estudo sobre o impacto da vaidade no Awarensess do consumidor de nutracêuticos

Manoel Messias Cavalcante

Orientador(a): Eduardo de Rezende Francisco

O que motiva o consumo de um produto que não é medicamento, não é indicado para o tratamento de nenhuma patologia, mas que de acordo com o apelo da indústria contribui para a saúde e bem-estar dos seus consumidores? Quais fatores impactam o awareness do consumidor desta categoria? Os Nutracêuticos são alimentos funcionais que, por suas características nutricionais, proporcionam benefícios à saúde além da nutrição básica, ou ainda qualquer substância considerada um alimento ou parte do alimento com benefícios à saúde, seja na prevenção a alguma doença, seja no seu tratamento. O objetivo principal deste estudo foi avaliar o impacto do construto Vaidade no awareness doconsumidor de nutracêuticos. De forma secundária, a variável demográfica Idade foi avaliada para se identificar eventuais diferenças na relação entre os construtos principais. Para se obter uma resposta a essas questões, foram avaliados 214 questionários de uma população de residentes na Grande São Paulo e Grande Campinas de ambos os sexos, com 18 anos ou mais, através de uma survey realizada online com abordagem quantitativa durante o período de 20 de dezembro de 2017 a 10 de janeiro de 2018. O estudo identificou, com o uso de técnicas exploratórias e o método de regressão logística dicotômica, a confirmação da relação entre Vaidade e o awareness do consumidor de  nutracêuticos. Os modelos apresentaram resultados significantes para a variável Vaidade, com um valor-P de 0,071, com o coeficiente de determinação (R2 ) de 7,73%. A segunda hipótese com a variável Idade teve um resultado suportado, com um valor-P de 0,016 e um (R2 ) de 7,42%. A implicação gerencial deste estudo aponta um caminho para a construção de argumentos de comunicação, marketing e relacionamento mais próximos dos reais motivadores de awareness dos consumidores, auxiliando a indústria no seu trabalho de promoção, comunicação, embalagens e relacionamento do consumidor para a melhoria sustentável do desempenho de venda dos produtos.