Entendendo a vulnerabilidade do consumidor cego
Home Dissertações

Entendendo a vulnerabilidade do consumidor cego

Entendendo a vulnerabilidade do consumidor cego - Traços de personalidade e adaptação ao mercado de consumo

Claudia Falchetti

Orientador(a): Mateus Canniatti Ponchio

A proposta deste estudo foi examinar a vulnerabilidade percebida pelo consumidor deficiente visual no mercado de consumo. Ao analisar as narrativas de dezesseis pessoas com deficiência visual adquirida, foi desenvolvido um entendimento dos fatores internos e externos que afetam seu grau de vulnerabilidade e identificadas suas estratégias de adaptação. A análise dos dados consistiu em análise de conteúdo latente, que foca na interpretação e na busca pelo significado de experiências particulares, eventos e estados reportados pelos respondentes. Estes foram divididos em três perfis que se distinguem na forma em que seus recursos internos e externos se relacionam ao lidar com a vulnerabilidade de consumo. Os resultados mostram como o bem-estar emocional, o suporte social para a facilitação do consumo, a aceitação da deficiência, autonomia e percepções sobre as dificuldades encontradas no mercado estão relacionados a mecanismos de adaptação. Este material traz contribuição à literatura sobre a vulnerabilidade do consumidor ao aprofundar a investigação da vulnerabilidade percebida pelo consumidor deficiente visual e ao identificar fatores atenuantes ou agravantes, bem como as estratégias de adaptação desses indivíduos. Além disso, apresenta resultados que contribuem com o desenvolvimento de outros projetos de pesquisa que buscam entender estes consumidores e de programas que levam ao aumento de sua qualidade de vida e seu bem-estar.