Doações para ONGs no Brasil
Home Dissertações

Doações para ONGs no Brasil

Doações para ONGs no Brasil: Estudo de casos e análise FsQCA

Michelli Umebayashi

Orientador(a): Ilan Avrichir

Finalidade: Analisar se os mecanismos que levam brasileiros a doarem para organizações não governamentais (ONGs) são semelhantes aos que levam doadores de outros países a ter esse comportamento, além de uma comparação entre os fatores contextuais que buscam explicar porque alguns países são mais generosos que outros.

Metodologia: Estudo de casos realizado a partir de 25 entrevistas em profundidade (base de dados de doadores e não doadores de uma organização brasileira de grande porte) submetidas à análise de conteúdo e, em seguida, à análise Fuzzy Qualitative Comparative Analysis.

Conclusão: Há diferenças entre os mecanismos propostos na literatura e o que foi observado no entrevistado. A presença de um trigger – um acontecimento interno ou externo marcante na vida do indivíduo – pode ser determinante para que ocorra a doação.Verificou-se também que há uma percepção negativa sobre a atuação das ONGs, seu papel e importância na sociedade e a imagem de um governo ineficiente e corrupto, fatores que podem estar associados ao baixo desempenho do país no ranking global de Filantropia.

Originalidade: Contribuir com a extensão e validade de estudos realizados majoritariamente em países desenvolvidos, na medida em que as teorias foram aplicadas e exploradas a partir de doadores de um país do hemisfério sul, com um IDH médio e uma cultura de doação não fortalecida. Além disso, contribuir para construção de um quadro teórico sobre doação no Brasil e gerar conhecimento sobre os doadores brasileiros, a fim de apoiar os profissionais que atuam nas organizações não governamentais que desenvolvem suas atividades no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *