Do Singlechannel ao Ommichannel
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Do Singlechannel ao Ommichannel

Do Singlechannel ao Ommichannel: O meio, o caminho e a mensagem

João Manoel Marujo Oliver

Orientador(a): Fabio Mariano Borges

O consumo e a forma como este é praticado tem mudado drasticamente com o passar dos anos. Com o aumento significativo dos canais de comunicação, a forma de levar a mensagem ao consumidor mudou, não enxergar isto ou mesmo não estar pronto para tal mudança pode interferir na mensagem que o consumidor recebe. Hoje o consumidor pode fazer as suas compras, ou mesmo interagir com outros consumidores com um simples click do mouse e por  consequência uma maior diversidade de pontos de contado, na comunicação das marcas com seus respectivos targets. Omnichannel, termo mais utilizado na área de Marketing/Varejo e que, pela diversidade e complexidade de canais de comunicação disponíveis hoje, pode-se adotá-lo na comunicação com o consumidor e as diversas possibilidades de anunciantes entregarem a mensagem de sua marca ao target objetivado. Na definição básica, Omnichannel seria combinar o comércio tradicional e online através da integração de processos comuns de forma harmoniosa. As mudanças na forma como acontece todo o consumer journey é típica do século XXI e, diferente do que era no início dos anos 2000, que foi diferente de 1990, 1980, 1940, entre outros. As empresas e agências de propaganda estão preparadas para este consumidor? Será que anunciantes e agências estão preparadas para esta mudança de estratégia? Esta é a questão chave deste projeto. Este projeto tem como objetivo entender esta relação das agências e este consumidor Omnichannel. As agências são, a priori, as responsáveis pela estratégia na seleção dos pontos de contato entre consumidores e marca. Para atingir os objetivos propostos deste trabalho, foram realizadas entrevista com os 10 principais executivos de agências de propaganda no mercado de São Paulo (principal mercado em concentração de agências e anunciantes). Estes executivos são os responsáveis pelas diretrizes e caminhos a serem seguidos por suas empresas. Compreender a relação do consumidor Omnichannel e a propaganda é a visão destes profissionais. Ao final da pesquisa, pode-se afirmar que o conceito de Omnichannel é entendido e aplicado no dia a dia do mercado de comunicação. Muito disso deve-se ao crescimento dos meios digitais, que força o surgimento de novos profissionais com conhecimento mais aprofundado deste meio e também provoca as agências, mesmo que com certa letargia, a sair da zona de conforto. Entende-se aqui o foco em TV e outros meios, e busca-se entender os novos formatos da mensagem e sua interação (não mais passiva, mas agora ativa) do consumidor com aquilo que lhe é enviado através da mensagem da peça publicitária. De uma forma geral, todos concordam que isso criou uma grande mudança entre o comportamento do mercado publicitário hoje em relação ao início dos anos 2000, por exemplo. Durante as entrevistas surgiram alguns pontos que a princípio não  estavam no foco deste estudo, mas que contribuíram para um maior aprofundamento e entendimento do mercado atual de publicidade. Os novos entrantes, consultorias de marketing (como a Accenture), novos formatos de remuneração e a necessidade de profissionais efetivamente mais dinâmicos foram pontos que surgiram durante as entrevistas e que contribuíram para um melhor entendimento do cenário atual do mercado publicitário. A principal mudança, e a mais difícil e necessária no ponto de vista dos entrevistados, é a forma de remuneração e o posicionamento das agências perante os clientes. Contribuições/praticas gerenciais: (1) Os novos entrantes (consultorias) só se tornaram fortes (e uma opção válida) pelo comportamento das agências, aprender com estas empresas o que é necessário para voltar a ser relevante aos negócios dos clientes. (2) Com isso, ao afirmar que a vantagem em relação a eles é um conhecimento mais aprofundado sobre os   consumidores e a respeito da importância da criatividade para a construção de um planejamento de futuro seja efetivo e percebido pelo mercado anunciante

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