Consumidor, perdoa-me por me traíres
Home Dissertações

Consumidor, perdoa-me por me traíres

Consumidor, perdoa-me por me traíres

Consumidor, perdoa-me por me traíres.O consumo de narrativa sobre infidelidade na obra de Nelson Rodrigues e na publicidade

Danilo Costa Scatigno

Orientador(a): João Anzanello Carrascoza

Entre o desejo e a culpa está o ser humano, refém de uma procura pelo amor ideal que não existe, daí a substância dramática que serve de inspiração ao escritor Nelson Rodrigues. E não somente ao autor, também às marcas. Como se formam as narrativas publicitárias que tratam da infidelidade? Abordaremos as nuances da formação discursiva dessas narrativas com o objetivo de entender suas correlações com a comunicação e consumo. Para isso, irão nos auxiliar nessa discussão autores como Eni Orlandi, João Anzanello Carrascoza, Maria Aparecida Baccega e Sábato Magaldi. Como metodologia de pesquisa, utilizaremos o conceito da retextualização, de Gianfranco Bettetini, em que um texto é deslocado do domínio original para outro, para que haja uma interação discursiva. Os pressupostos teóricos da análise de discurso de linha francesa nos ajudarão a demonstrar em quais contextos discursivos analisaremos os contos de Nelson Rodrigues e os filmes publicitários contemplados neste estudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *