Construções retóricas do discurso publicitário de condomínios residenciais
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Construções retóricas do discurso publicitário de condomínios residenciais

Construções retóricas do discurso publicitário de condomínios residenciais.

Maria Cristina Alves

Orientador(a): João Anzanello Carrascoza

A publicidade de lançamentos imobiliários possui algumas especificidades decorrentes dos próprios produtos que anuncia, bens de alto valor aquisitivo, que não podem ser consumidos no momento da compra (não existem materialmente). O que se anuncia é um vir a ser, simulado em imagens hiper-realistas do empreendimento e em um protótipo de apartamento decorado para a experiência do consumo no estande de vendas. O imóvel se assemelha aos produtos de consumo de massa quanto à sua fabricação em série, que aliena o trabalhador do processo final de seu trabalho. A publicidade, como mito da nossa época, ocupa um lugar intermediário entre a produção e o consumo, classificando os produtos. Nela, o imóvel residencial adquire sentido: ganha um nome, uma marca, uma “embalagem conceitual” que o distingue. Se no lançamento o imóvel nem começou a ser construído, ele já “existe” no universo mágico da publicidade, que começa no anúncio e se estende até o estande de vendas. Em nosso trabalho, realizamos dois movimentos de análise de anúncios de lançamentos imobiliários residenciais na cidade de São Paulo: a Análise de Discurso, para verificar as condições de produção e os sentidos que engendram, e a Análise Retórica, para verificar os elementos persuasivos utilizados, voltados à razão ou à emoção. Investigamos, assim, a construção da personalidade dos produtos e seus anúncios, que captam o imaginário e seduzem com modelos de identidade e de estilo de vida.

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