Comunicação mercadológica e entretenimento nas redes digitais
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Comunicação mercadológica e entretenimento nas redes digitais

Comunicação mercadológica e entretenimento nas redes digitais: a convocação do consumidor conectado

Gracy Cristina Astolpho Duarte

Orientador(a): Gisela Castro

O presente estudo apresenta a pesquisa que investigou as estratégias aplicadas em produções publicitárias que se valem de dinâmicas de entretenimento para interpelar o consumidor interligado às redes digitais. Trata-se de uma pesquisa empírica que buscou compreender as relações entre comunicação, consumo, entretenimento e mídia digital em campanhas publicitárias de marcas reconhecidas em território nacional. A pesquisa de caráter netnográfico resultou na seleção de cinco campanhas publicitárias de ampla repercussão nas redes sociais digitais nos últimos quatro anos para o corpus do estudo. Como metodologia, para o tratamento do material selecionado, fez-se análise de conteúdo e avaliação crítico descritiva dos diversos elementos das campanhas em questão. Na sociedade de consumo atual, a publicidade e as mídias digitais apresentam-se como recursos importantes para os mercados de produções materiais e simbólicas. Conforme a análise dos resultados, os sites de redes sociais configuram-se como facilitadores nos processos de diálogos entre marcas e consumidores. Seus sistemas inteligentes de monitoramento tornam-se importantes recursos de marketing por oferecerem valiosas informações e métricas sobre os perfis e preferências dos usuários. Assim sendo, a publicidade atual adapta seus recursos tradicionais de narrativas criativas e discursos persuasivos em produções que se servem do entretenimento para apresentar propostas lúdicas que visam a atrair a atenção dos internautas e engajá-los em interações mediadas pela marca como parte das práticas de lazer cotidiano. Como se pôde constatar na pesquisa, promover o envolvimento do consumidor online e levá-lo a interagir com as marcas anunciantes nas redes sociais digitais configuram um objetivo estratégico da publicidade contemporânea. No centro dos interesses mercadológicos, o consumidor é tomado como sujeito ativo de relações sociais que se tornam especialmente atraentes no ambiente quantificado das redes digitais, instituindo-se o que reconhecemos aqui como a convocação do consumidor conectado.

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