Comunicação em rede, novos agentes socializadores e recepção/práticas culturais
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Comunicação em rede, novos agentes socializadores e recepção/práticas culturais

Comunicação em rede, novos agentes socializadores e recepção/práticas culturais: O consumo de Internet em lan-houses na periferia de São Paulo

Claudia Maria Moraes Bredarioli

Orientador(a): Maria Aparecida Baccega

Dentro do cenário formado pelo processo de globalização advindo da atualização das tecnologias, o acesso à Internet em locais públicos pagos (lan-houses) expõe um movimento que aparentemente começa a se constituir em novos caminhos na busca pela inserção econômica e social para jovens das periferias das grandes cidades brasileiras. Identificar de que maneira ou até qual ponto o fato de esses jovens freqüentarem as lan houses dimensiona esse processo de inclusão é um dos desafios que a pesquisa em comunicação enfrenta. Esses espaços têm se constituído em agentes socializadores que precisam ser estudados especialmente por não contarem com as mesmas características de uma estrutura organizada formalmente como ocorre com a escola, a família e a igreja – daí possibilitarem o surgimento de novas práticas culturais trazidas por esses suportes midiáticos contemporâneos que tomam novos espaços sociais urbanos. Neste estudo, tentamos compreender em parte essa questão a partir da construção de um mapa de consumo cultural e midiático desses jovens, cujos resultados apontam para existência de uma grande massa de internautas funcionais, ainda inaptos a se apropriarem das novas tecnologias ou das possibilidades do cotidiano em rede na constituição da cidadania.

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