Comunicação e consumo
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Comunicação e consumo

Comunicação e consumo: as redes sociais, como elemento constituinte da nova realidade pessoal e profissional do jovem adulto

Rachel Eid Polito

Orientador(a): Marcia Perencin Tondato

A sociedade que consome, sociedade do consumo, ou como afirma Slater (2002) a cultura de consumo, não caminha sozinha e recebe constantemente influências externas potencializadas pelo ato e formas de comunicação (a maneira como as pessoas se comunicam) e pelos meios de comunicação de massa. Com as novas tecnologias, o consumo passa a ter mais um fator influenciador e as identidades do jovem adulto (aqui categorizado de 20 a 35 anos) passam a ser estabelecidas de forma diferente, já que os ambientes se alteram constantemente. Neste estudo, pretende-se analisar mais especificamente o papel que a mudança causada pelas novas tecnologias tem no universo desse jovem adulto, tanto social quanto profissionalmente. É ponto fundamental estudar o comportamento do jovem adulto ao consumir a nova tecnologia. Aqui muito mais do que simplesmente tratar de  compras online, trataremos da tecnologia, mais especificamente redes sociais, como um produto de consumo. Já pelo lado das empresas, é necessário estudar como as empresas passam a procurar os novos profissionais utilizando ou não essas novas tecnologias, desde a captação do profissional até a pesquisa dos seus perfis e como sofrem a influência do jovem adulto que consome as redes sociais e trabalha na empresa. Portanto, o estudo engloba também como esse fenômeno jovem adulto X empresa X tecnologia, conversam e interagem, sempre considerando que a comunicação é o pilar fundamental desse estudo.

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