Comunicação e consumo em crowdfunding
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Comunicação e consumo em crowdfunding: Estratégias discursivas do empreendedorismo social e a construção do consumidor-investidor

Eduardo Manente Batista

Orientador(a): Vander Casaqui

Esta pesquisa tem como tema o empreendedorismo social nas plataformas de financiamento coletivo, também conhecidas como crowdfunding, investigado sob seu aspecto comunicacional. O empreendedorismo social configura-se como o novo espírito do capitalismo (BOLTANSKI;
CHIAPELLO, 2009) adequando seus projetos com a estética da mercadoria (HAUG, 1997) para convencer o público ao consumo-investimento de sua causa. Consideramos as plataformas de crowdfunding como um mercado discursivo (FAIRCLOUGH, 2001) cujas mercadorias são os projetos lançados para o financiamento, constituindo suas formas de consumo simbólico. Por isso, buscamos compreender os significados das estratégias discursivas do
empreendedorismo social nestas plataformas. A metodologia de pesquisa é fundamentada na Análise Crítica do Discurso de Fairclough (idem).

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