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Comunicação e consumo: a influência das grifes nacionais na formação da identidade da consumidora brasileira do luxo

Adriana Figueiredo Junqueira Leite

Orientador(a): Márcia Perencin Tondato

O objetivo amplo desse trabalho é estudar algumas questões que servem de pano de fundo para a relação entre consumo, comunicação e identidade. Procura-se entender as relações de comunicação e consumo a partir da formação de identidade das mulheres consumidoras de artigos de luxo nacional, buscando estas relações junto ao próprio grupo. Para tanto, investigaremos algumas representações de consumo de grifes nacionais por um  grupo social de elite que pode influenciar novas tendências e ser seguido por outros grupos sociais. Busca-se identificar o perfil deste consumidor e como suas escolhas são feitas. O objetivo específico é entender as relações entre comunicação, consumo e a formação da identidade entendidas num processo social continuado, em que os agentes são ativos em suas escolhas. Portanto, este trabalho propõe um estudo de recepção, que se insere na linha de pesquisa que trata dos impactos sócio-culturais da comunicação orientada para o mercado do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM. No processo de investigação, será realizada uma pesquisa bibliográfica, de cunho teórico, com o objetivo de buscar referencias que ajudarão a construir o objeto, enriquecendo as reflexões sobre as relações propostas e a análise de dados a serem coletados em pesquisa de campo. Também será realizado um levantamento de dados secundários sobre o mundo da moda.

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