Comunicação, consumo e recepção
Home Dissertações

Comunicação, consumo e recepção

Comunicação, consumo e recepção: as manifestações culturais e sua influência na formação das identidades. Um estudo sobre as telenovelas Duas Caras (brasileira) e A Outra (portuguesa)

Maria Amelia Paiva Abrao

Orientador(a): Maria Aparecida Baccega

A sociedade contemporânea, que tem sido denominada sociedade de consumo, caracteriza-se pelas constantes e permanentes mudanças, aceleradas pelo avanço da tecnologia. As relações  comunicação / recepção/ consumo/identidades, uma das características dessa época, estão manifestadas na sociedade como um todo. É neste âmbito que esta pesquisa se insere, tendo como corpus as telenovelas Duas Caras, transmitida pela Rede Globo (Brasil), e A Outra, transmitida pela TVI (Portugal), ambas veiculadas no horário nobre. A publicidade intraficção televisiva (merchandising comercial) e a modalidade de (consumidor) receptor que se pode inferir destas  telenovelas serão avaliadas e confrontadas, no campo, com sujeitos da recepção de diferentes níveis socioeconômicos. Consideramos que os aspectos materiais e simbólicos dos bens estão intrinsecamente interligados: todo produto possui um significado que lhe é atribuído socialmente e uma face concreta – o objeto per se stante não possui valor enquanto não for socialmente utilizado. Essa pesquisa procurará compreender o processo de construção de sentidos presentes nas telenovelas a partir da conjunção bens materiais/simbólicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *