Co-criação de valor e orientação para mercado
Home Dissertações

Co-criação de valor e orientação para mercado

Co-criação de valor e orientação para mercado: Um estudo em empresas multinacionais estrangeiras e brasileiras

Maria Luiza Vasques Piccioli

Orientador(a): Thelma Valéria Rocha

A presente dissertação verifica os efeitos da governança das cadeias de valor no upgrading das empresas do cluster de rochas ornamentais do Espírito Santo, Brasil. A metodologia quantitativa foi utilizada para atingir os objetivos propostos e responder ao problema de pesquisa. Mais especificamente foi conduzida uma survey com 32 empresas filiadas ao Centro Rochas, localizadas nas regiões de Cachoeiro do Itapemirim e Serras, Espírito Santo. Os dados foram analisados com o uso de técnicas estatísticas paramétricas e não paramétricas, dado o tipo de distribuição amostral. Os resultados indicam que as empresas do cluster estão inseridas em cadeias de valor de governança do tipo mercado, o desempenho exportador não apresenta relação direta com os percentuais exportados e finalmente que o upgrading das empresas e seus investimentos em marketing impactam na competitividade de suas vendas para o mercado externo.