As associações de interesse privado com foco na sustentabilidade
Home Dissertações

As associações de interesse privado com foco na sustentabilidade

As associações de interesse privado com foco na sustentabilidade : Um estudo de caso sobre o grupo de trabalho da pecuária sustentável (GTPS)

Ana Carolinne Barata De Lima

Orientador(a): Eduardo Spers

Diante dos desafios globais como fome e aquecimento global, novas demandas passaram a influenciar as atividades agrícolas, dentre elas está a sustentabilidade, que é uma dimensão relevante para as atividades da pecuária brasileira. E, para que as organizações atuantes neste setor consigam estabilidade nos mercados, elas precisam adotar práticas sustentáveis que atendam às exigências institucionais e dos stakeholders. Para isto, algumas AIPs têm desenvolvido trabalhos específicos voltados para a sustentabilidade, os quais são repassados aos seus membros que optam por adotá-los em seus produtos e processos, dado o desejo e a necessidade de repensar seus impactos à sociedade e ao meio ambiente. Neste cenário, esta pesquisa busca analisar o papel das AIPs na adoção de práticas sustentáveis na pecuária brasileira, a partir do caso único com o GTPS, uma Associação Vertical que
age especificamente para este fim, mostrando que a sua função vai além do que a literatura propõe. Para isto, esta pesquisa segue o método de Estudo de Caso Único, desenvolvido por meio da coleta de dados com entrevistas semiestruturadas com especialistas e dados secundários com relatórios de sustentabilidade, os quais foram analisados a partir da análise de conteúdo, com suporte do software Atlas TI. O principal resultado do estudo é que o papel de AIPs como o GTPS é coordenar a cadeia em prol de bens coletivos que vão além dos estratégicos, haja vista que estes bens cercam a sustentabilidade e não apenas os interesses de seus membros. Além disso, foi possível chegar a um modelo analítico baseado no avanço das teorias de sustentabilidade, ambiente institucional, estratégia, associações de interesse privado e Willingness to Adopt (Disposição para Adotar). Esta dissertação consegue contribuir para o aprofundamento da literatura, bem como mostrar a possibilidade de se replicar as práticas que são utilizadas na pecuária para outras áreas tanto quanto importantes para o desenvolvimento sustentável global.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *