Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social
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Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social

Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas

Fernanda Branco Belizario

Orientador(a): Clóvis de Barros Filho

O objetivo deste trabalho é compreender como a recepção do discurso da responsabilidade social se dá no dia-a-dia dos projetos sociais realizados ou patrocinados por empresas privadas. Sabemos que  este discurso pode ser interpretado a partir de dois pontos de vista diferentes, o funcionalista, que institucionaliza o discurso oficial ,e o estratégico, que enxerga o ativismo social empresarial como uma estratégia de mercado e aumento do controle social das empresas. Dessa forma, em vez de analisar somente o que as empresas falam sobre seus projetos, o trabalho buscou identificar o que os beneficiários desses projetos têm a dizer sobre eles. Após a análise da recepção desses discursos, duas reflexões são possíveis, a primeira caracteriza e discute as implicações do entendimento desses projetos como dádiva por parte dos beneficiários. A segunda, insere essa reflexão dentro de um conceito de cidadania que compreende o espaço público como espaço de constituição de atores sociais com capacidade de exercer direitos. Essa capacidade, do ponto de vista da comunicação, define tanto as representações das empresas privadas no espaço público, como indica caminhos para a circulação de novos modelos de institucionalização de valores.

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