Analytics como uma ferramenta para Consumer Insights
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Analytics como uma ferramenta para Consumer Insights

Analytics como uma ferramenta para Consumer Insights

André Silva de Carvalho

Orientador(a): Eduardo R. Francisco

Em um mercado cada vez mais competitivo, ser inovador pode ser um diferencial, porém não é uma atividade trivial. Existe um sistema de variáveis complexas que deve ser considerado ao longo de um processo de inovação e nem sempre há dados suficientes que suportem uma pesquisa ou decisão. A inferência humana, ou viés cognitivo, pode ser uma alternativa quando não existem dados suficientes ou quando o tempo para a tomada de decisão é menor que o necessário. A técnica de Consumer Insight foi utilizada nesta pesquisa com o objetivo de diminuir o viés cognitivo, buscando descobrir os anseios e necessidades do consumidor, para suportar o processo de tomada de decisão ou inovação. Este estudo apresenta uma proposta para mitigar a influência do viés cognitivo, a partir de técnicas de análise de dados, em busca de padrões que possam identificar as oportunidades para suportar o processo decisório ou a  busca pela inovação. Neste trabalho foram utilizados dados não estruturados de 26.514 conversas telefônicas realizadas no período de 01/12/2016 a 31/12/2016, provenientes de uma empresa do mercado financeiro. A metodologia analítica consistiu na transcrição de voz para texto e no uso associado de técnicas de Text Mining e Análise de Redes Sociais. Os resultados obtidos permitiram identificar as principais demandas dos clientes na perspectiva de vendas,  pedido de cancelamento e a razão da ineficiência das ofertas de novos produtos, a partir dos elementos de maior centralidade identificados nas redes de associação de palavras. Implica-se que o uso combinado de técnicas analíticas em dados não estruturados pode permitir a obtenção de achados com menor influência do viés cognitivo