Analise sensorial por meio por meio da sinestesia em diferentes alimentos e para consumidores de diferentes nacionalidades
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Analise sensorial por meio por meio da sinestesia em diferentes alimentos e para consumidores de diferentes nacionalidades

Analise sensorial por meio por meio da sinestesia em diferentes alimentos e para consumidores de diferentes nacionalidades.

Mirella Cais Jejcic De Oliveira

Orientador(a): Eduardo Eugênio Spers

As empresas se mantém em contínua inovação para manterem a liderança no mercado. Quando o mercado está sobrecarregado o desafio consiste na criação de produtos inovadores para atrair e satisfazer consumidores. O objetivo geral desse estudo é de entender o comportamento dos consumidores de vinho tinto, café e carne bovina com base na percepção sensorial, quando submetidos a estímulos com atributos, ou seja, quando estimulados com diferentes produtos e em diferentes fases de consumo. Os produtos escolhidos foram testados por consumidores de diferentes países. Em primeiro lugar, foi realizado um estudo quantitativo na Itália com vinho tinto e as possíveis variações de percepções sensoriais do produto através dos cinco sentidos. O segundo estudo foi qualitativo e realizado com café de forma a analisar as diferentes percepções dos consumidores de mesma faixa etária de diversas nacionalidades. E, por fim, o terceiro  estudo foi qualitativo e realizado com carne bovina em Boutique de carne, com consumidores do município de São Paulo. Os resultados concluíram que a análise sensorial é um importante indicador de qualidade dos alimentos e que, portanto, pode-se criar a diferenciação pela melhoria das características sensoriais bem como melhorar a comunicação sobre os atributos sensoriais para os consumidores. Não houve diferença entre a percepção sensorial dos consumidores de países distintos. A contribuição do estudo foi de cobrir a lacuna do tema análise sensorial, aplicar e comparar diferentes alimentos.