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Advertainment - Uma presença ausente - O não-dito no discurso publicitário dos filmes da série ``The Hire`` da BMW

Marcelo Eduardo Ribaric

Orientador(a): João Anzanello Carrascoza

O diálogo entre o cinema e a publicidade audiovisual remonta às origens do próprio cinema, quando, em 1897, Thomas Edison produz o primeiro filme publicitário de que se tem notícia, pouco mais de um ano após a exibição do cinematógrafo dos irmãos Lumiére. Além de utilizar-se da linguagem cinematográfica, a publicidade audiovisual, graças ao seu caráter mimético, tem o cinema como intertexto, imitando-o, citando-o, homenageando-o ou
parodiando-o. Na sociedade contemporânea, a publicidade audiovisual converteu-se, ela mesma, em objeto de consumo, no chamado advertainment, produto de entretenimento criado como um veículo para promover anunciantes específicos. A partir da série de oito filmes de curta-metragem intitulada “The Hire”, produzida para a indústria automobilística alemã BMW, este estudo pretende desvelar o discurso publicitário do advertainment, ouvindo os não-ditos contidos nestes filmes, através da análise do discurso da escola francesa.

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