Advertainment entretenimento e ação publicitária no YouTube
Home Dissertações

Advertainment entretenimento e ação publicitária no YouTube

Advertainment entretenimento e ação publicitária no YouTube

Matheus Matsuda Marangoni

Orientador(a): Gisela Castro

O YouTube configura-se atualmente como plataforma para lançamentos da chamada comunicação viral, dentre outros usos. Esta pesquisa investigou o desenvolvimento de ações publicitárias concebidas como  entretenimento e produzidas de modo a gerar conteúdos que possam ser viralizados na internet. Tendo em vista que o fenômeno da viralização implica necessariamente em certa dose de imprevisibilidade, parte-se do estudo de campanhas bem sucedidas como Pôneis Malditos, VW The Force e Sem Papel do Banco Itaú, examinando suas estratégias de produção e lógicas de recepção e consumo. No intercruzamento entre produção e recepção que é característico desse tipo de comunicação no ambiente digital, encontramos desdobramentos na forma de paródias, citações e outras produções conexas cujo desenvolvimento a pesquisa monitorou. Espera-se que este estudo possa contribuir para ampliar nossa compreensão dessa modalidade de ação na cena midiática atual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *