Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração (PPGA)

A ESPM é Excelência na CAPES

Produção Acadêmica

BARBONE, D. B. C.; ALMEIDA, L. F. Estilo de vida das mulheres e calçados femininos. Brazilian Journal of Business, v. 2, p. 76, 2020.


BRETAS, V. P. G.; ROCHA, T.V.; SPERS, E. E.; MELO, P. L. R. Modos de governança em redes de franquias internacionalizadas: seleção de parceiros e relacionamentos. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 19, p. 150-173, 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.17139


CHIBIAQUI, E. D. P.; LIMA, M. C.; NIHEI, O. K. Estudantes da UNILA e o processo de adaptação em Foz do Iguaçu. In: LIMA, M. C.; RICOBOM, G.; PROLO, I. (Org.). UNILA: Uma Universidade Necessária. 1ed.Buenos Aires: CLACSO, 2020, v. p. 275-323.


DE VASCONCELLOS, S. L. Organizações Criativas. In: Rose Meusburger. (Org.). Salve a Criatividade – A Criatividade Salva. 1ed.São Paulo, 2020, v. 1, p. 15-20.


DE VASCONCELLOS, S. L.; FREITAS JR., J. C. S.; JUNGES, F. M. Chapter 21. Digital Capabilities: Bridging the Gap between Creativity and Performance. In: Park, Seung Ho, Gonzalez-Perez, Maria Alejandra, Floriani, Dinorá Eliete (Eds.). (Org.). The Palgrave Handbook of Corporate Sustainability in the Digital Era. 1ed.Cham/Switzerland: Palgrave MacMillan, 2020, v. 1, p. 1-. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-42412-1


FONTENLA, J. C. E.; ALMEIDA, L. F. The Importance of Positive Word-of-Mouth (PWOM) in Leisure Services Consumption by Third Age. RBGN-Revista Brasileira de Gestao de Negocios, v. 22, p. 750-780, 2020. DOI: https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i3.4073


GALHANONE, R. F.; ROCHA, T.V.; SPERS, E.E.; RODRIGUES, F. The Influence of Corporate Global Mindset on International Franchising: A study about Brazilian franchisors. RAUSP-E (SÃO PAULO), v. 59, p. 230-250, 2020. DOI: https://doi.org/10.1108/RAUSP-08-2018-0069


GARRIDO, I. L.; KRETSCHMER, C.; DE VASCONCELLOS, S. L.; GONCALO, C. R. Dynamic capabilities: a measurement proposal and its relationship with performance. BBR. Brazilian Business Review (English Ed.), v. 17, p. 46-65, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2020.17.1.3


KNOBEL, M.; LIMA, M. C.; LEAL, F. G.; PROLO, I. Desenvolvimentos da Internacionalização da Educação Superior no Brasil: da Mobilidade Acadêmica Internacional à Institucionalização do Processo na Universidade. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, v. 22, p. 672-693, 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659332


LEAL, F. G.; MORAES, M. C. B.; LIMA, M. C. The Epistemological Bases of Internationalization at a Brazilian Public University. NAFSA Research Symposium Series, v. 4, p. 88-101, 2020.


LIMA, M. C.; LANGRAFE, T. F.; TORINI, D. M.; CECCONELLO, A. R. Transformação pedagógica e (auto)formação docente. ADMINISTRAÇÃO: ENSINO E PESQUISA (RAEP), v. 21, p. 1-21, 2020. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n1.1739


LIMA, M. C.; RICOBOM, G. (Org.); PROLO, I. (Org.). UNILA: Uma Universidade Necessária. 1. ed. Buenos Aires: CLACSO, 2020. 387 p.


LIMA, M. C.; SILVA, C. C. S.; TORINI, D. M. A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinha. REVISTA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS, v. ANO 17, p. 40-59, 2020.


LORCA, M. C.B.C.; AVRICHIR, I. Entrepreneurial Orientation and International Fundraising by Civil Society Organizations. BBR. Brazilian Business Review (English Ed.), v. 17, p. 169-191, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2020.17.2.3


MORAES, S. G.; STREHLAU, V. I. COUNTRY OR BRAND: WHAT MATTER TO YOUNGER MILLENNIALS. BBR. Brazilian Business Review (English Ed.), v. 17, p. 275-292, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2020.17.3.2


PROLO, I.; LIMA, M. C.; MONIZ, G. C. UNILA: Materialização de um projeto universitário latino-americano orientado para a integração regional. In: LIMA, M. C.; RICOBOM, G.; PROLO, I. (Org.). UNILA: Uma Universidade Necessária. 1ed.Buenos Aires: CLACSO, 2020, p. 325-387.


ROCHA, V. M.; PARENTE, J.; PONCHIO, M.; ZAMBALDI, F Building loyalty in e-commerce: does consumer income matter. Int. J. Business and Systems Research, v. 14, p. 74-94, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1504/IJBSR.2020.104150


SILVA, H. H. C.; NUNES, M. R. F.; STREHLAU, V. I. A Experiência Estética no Consumo de Coleções: um estudo sobre colecionadores de Estátuas e Figuras de Ação. SIGNOS DO CONSUMO, v. 12, p. 94-111, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v12i1p94-111


SILVA, L. K. S.; NEVES, R. C. L.; WANDERLEY, L. S. O.; LIMA, M. C. Formação de Estratégias em Programa de Pós-Graduação em Administração. REVISTA ORGANIZAÇÕES EM CONTEXTO (ONLINE), v. 15, p. 247-278, 2020.

ALMEIDA, L.F.ROCHA, T. V.; FONSECA, M. R. Corporate communication actions in response to crises: empirical evidence in food fraud in Brazil. International Journal on Food System Dynamics, v. 10, p. 458-472, 2019. DOI: https://doi.org/10.18461/ijfsd.v10i5.30


ALMEIDA, L. F.; SPERS, E. E. (Org.). Coffee Consumption and Industry Strategies in Brazil. 1. ed. California: Elsevier – Woodhead Publishing, 2019. v. 1. 394p. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/C2017-0-02125-0


ALMEIDA, L. F.; TARABAL, J. Cerrado Mineiro Region designation of origin: Internationalization strategy. In: Luciana Florêncio de Almeida; Eduardo Eugênio Spers. (Org.). Coffee Consumption and Industry Strategies in Brazil. 1ed.: Elsevier, 2019, v. 1, p. 189-202. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-814721-4.00017-2


ALMEIDA, L. F.; ZYLBERSZTAJN, D. illycafè e estratégias flexíveis: um caso de empresa resiliente. Cadernos Universidade do Café, v. 9, p. 39-72, 2019.


ALMEIDA, L. F.; ZYLBERSZTAJN, D. Illycaffè and flexible strategies: A case of a resilient company. In: Luciana Florêncio de Almeida; Eduardo Eugênio Spers. (Org.). Coffee Consumption and Industry Strategies in Brazil. 1ed.California: Elsevier – Woodhead Publishing, 2019, v. 1, p. 354-389. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-814721-4.00012-3


AMATUCCI, M. A matemática britânica na Cambridge Vitoriana: referência e intuição. SYNESIS (ON LINE), v. 11, p. 166-178, 2019.


AMATUCCI, M. Breve História dos Vetores. In: Cristina Helena Pinto de Mello; Ricardo Zagallo Camargo; Liliane Matias de Almeida. (Org.). Pesquisa que Transforma. 1ed.São Paulo: Editora ESPM, 2019, p. 107-109.


ARAUJO, C. C. P. P.; AVRICHIR, I.; ARAUJO, B. H. Technological Capacities and Exports Performance: The Case of Brazilian Football Clubs. REVISTA IBEROAMERICANA DE ESTRATÉGIA, v. 18, p. 225, 2019.


BATTISTUZZO, F.J.F.D.A.; PISCOPO, M.R.; OGASAVARA, M. H. A influência do meio ambiente institucional na execução de projetos complexos para acesso à base da pirâmide: um estudo de caso de organizações de serviços de utilidades brasileiras. BASE (SÃO LEOPOLDO. ONLINE), v. 23, p. 289-326, 2019. DOI: https://doi.org/10.4013/base.2019.162.05


BIAZZIN, C.; PAIVA, E. L.; FIGUEIREDO, J. C. B. Operational Capabilities Dissemination for Sustainable Competitiveness: Towards an Integrated Framework. INTERNATIONAL JOURNAL OF SERVICES AND OPERATIONS MANAGEMENT (PRINT), v. 37, p. 1-1, 2019.


BIZARRIAS, F. S.; CUCATO, J. S. T.; STREHLAU, V. I.; FERREIRA, M. C. O.; SILVA, J. G. O papel mediador da satisfação e da confiança nas Compras On-line. International Journal of Professional Business Review, v. 4, p. 3, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.26668/businessreview/2019.v4i2.155


CANTONI, A. D.; ROCHA, T.V.; GALHANONE, R. F.; RIGUETTI, M. L. Estratégias de marketing internacional adotadas no processo de internacionalização de franquias: um estudo de caso múltiplo no setor de vestuário. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 18, p. 19-53, 2019. DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v18i2.3667


CASTRO, CRISTIANO A.B.; ZAMBALDI, F.; PONCHIO, M. C. Cognitive and emotional resistance to innovations: concept and measurement. Journal of Product and Brand Management, v. 29, p. 441-455, 2019. DOI: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JPBM-10-2018-2092/full/html


CORDEIRO, R. A.; WONG, N.; PONCHIO, M. A Gift Economy Perspective on the Cycle of Financial Vulnerability. Journal of Macromarketing, v. 39, p. 25-36, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/0276146718808569


DE VASCONCELLOS, S. L.; GARRIDO, I. L.; PARENTE, R. C. Organizational creativity as a crucial resource for building international business competence. International Business Review, v. 28, p. 438-449, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ibusrev.2018.11.003


ISAAC, V.R.; BARCELOS, E.J.B.V.; OGASAVARA, M. H. Poder, centralidade e embeddedness como mecanismos para aumentar a eficiência de captura do conhecimento das subsidiárias em suas redes locais. CONTEXTUS – REVISTA CONTEMPORÂNEA DE ECONOMIA E GESTÃO, v. 17, p. 8-36, 2019. DOI: https://doi.org/10.19094/contextus.v17i2.39520


LIMA, M. C.; SILVA, C. C. S.; TORINI, D. M. Métodos Móveis no Contexto do Paradigma das Novas Mobilidades. INTERNEXT (SÃO PAULO), v. 14, p. 145, 2019. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n2.1330

LIMA, M. C.; TORINI, D. M.; PROLO, I.; SILVA, C.C. S. Política de Formação de Professores: Responsabilidades dos Programas de Pós-Graduação em Administração. GESTÃO.ORG, v. 17, p. 32-45, 2019.


MACHADO, D.Q.; MATOS, F.R.N.; OGASAVARA, M. H.; IPIRANGA, A.S.R. Caminhos e desafios de inovações e organizações rumo à sustentabilidade. REVISTA AMAZÔNIA, ORGANIZAÇÕES E SUSTENTABILIDADE, v. 8, p. 181-197, 2019. DOI: 10.17800/2238-8893/aos.v8n2jul/dez2019p181-197


MELO, P. L. R.; BORINI, F. M.; OGASAVARA, M. H. Latin American franchise internationalization: The impact of institutional environment. THUNDERBIRD INTERNATIONAL BUSINESS REVIEW (PRINT), v. 61, p. 217-228, 2019. DOI: https://doi.org/10.1002/tie.21975


METTE, F. M. B.; DE MATOS, C. A.; ROHDEN, S. F.; PONCHIO, M. C. Explanatory mechanisms of the decision to buy on credit: The role of materialism, impulsivity, and financial knowledge. JOURNAL OF BEHAVIORAL AND EXPERIMENTAL FINANCE, v. 21, p. 15-21, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbef.2018.10.002


MONTICELLI, J. M.; GARRIDO, I. L.; DE VASCONCELLOS, S. L. Coopetition in internationalization of wineries in southern brazil with the support of formal institutions. Revista de administração da UFSM, v. 12, p. 679-700, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19834659%2023449


MORAES, S. G.; STREHLAU, V. I. Marketing de gerações. In: Cristina Helena Pinto de Mello; Ricardo Zagallo Camargo; Liliane Matias de Almeida. (Org.). Pesquisa que transforma. 1ed.São Paulo: Editora ESPM, 2019, v. 1, p. 79-83.


OLIVEIRA, C. B.; OGASAVARA, M. H. Acculturation Process in Cross-border M&A: A Case Study of a Brazilian Automobile Firm. In: William Newburry; Leonardo Liberman; Moacir de Miranda Oliveira Jr.. (Org.). Contemporary Influences on International Business in Latin America. 1ed.Cham: Springer International Publishing, 2019, v. , p. 179-203. DOI: https://link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-3-319-98340-0_8


OLIVEIRA, S.; SILVA, A. O.; AVRICHIR, I. A Associação da Política Nacional de Inovação Com a Relação Universidade Empresa: um estudo bibliométrico. Future Studies Research Journal – Future, v. 11, p. 330-342, 2019. DOI: 10.24023/FutureJournal/2175-5825/2019.v11i3.476


PIAO, R. S.; FONSECA, L.; CARVALHO, E.; SAES, M. S.; ALMEIDA, L. F. The adoption of Voluntary Sustainability Standards (VSS) and value chain upgrading in the Brazilian coffee production context. JOURNAL OF RURAL STUDIES, v. 71, p. 34-55, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jrurstud.2019.09.007


PONCHIO, M.CORDEIRO, R. A.; GONÇALVES, V. N. Personal factors as antecedents of perceived financial well-being: evidence from Brazil. International Journal of Bank Marketing, v. 37, p. 1004-1024, 2019. DOI: https://doi.org/10.1108/IJBM-03-2018-0077


PORTO-DA-ROCHA, M.O.B.; STREHLAU, V. I. Choosing Identity in the Global Cultural Supermarket: The German Consumption of the Afro-Brazilian Capoeira. JOURNAL OF INTERNATIONAL CONSUMER MARKETING, v. 31, p. 1-17, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/08961530.2019.1671294


PRADO, M. F. A.; ALMEIDA, L.F. Fatores-chave para construção de relacionamento de confiança no contexto das indústrias farmacêuticas de alta tecnologia e seus clientes. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 18, p. 112-138, 2019.


PROLO, I.; LIMA, M. C.; MONIZ, G. C. UNILA: A universidade como vetor da integração regional. Educação & sociedade, v. 40, p. 1-18, 2019. https://doi.org/10.1590/es0101-73302019189894


PROLO, I.; VIEIRA, ROSILENE C.; LIMA, M. C.; LEAL, F. G. Internacionalização das Universidades Brasileiras – Contribuições do Programa Ciência sem Fronteiras. ADMINISTRAÇÃO: ENSINO E PESQUISA (RAEP), v. 20, p. 1-27, 2019. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n2.1330


RODRIGUES, R.P.; ALMEIDA, L. F.; SPERS, E. E. Coffee and health in the perspective of young consumers. In: Luciana Florêncio de Almeida; Eduardo Eugênio Spers. (Org.). Coffee Consumption and Industry Strategies in Brazil. 1ed.California: Elsevier – Woodhead Publishing, 2019, v. 1, p. 470-488. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-814721-4.00017-2


SANTINI, F. O.; LADEIRA, W.; METTE, F. M. B.; PONCHIO, M. C. The antecedents and consequences of financial literacy: a meta-analysis. International Journal of Bank Marketing, v. 37, p. 1462-1479, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1108/ijbm-10-2018-0281


SCHERRER, S. M.; DE VASCONCELLOS, S. L. Path Dependence and Innovation: A Dichotomy in Internationalization. Revista de Negócios, v. 4, p. 37-54, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2019v24n4p37-54


SIEKIERSKI, P.; LIMA, M. C.; BORINI, F. M. Mobilidade acadêmica internacional e depósito de patentes no país de origem. RAP. Revista Brasileira de Administração Pública, v. 53, p. 560-574, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-761220170378


SOUSA FILHO, J.M.; RABELO NETO, A.; OGASAVARA, M. H. Internationalization of Cultural Products from South to North: Antecedents and Outcomes. JOURNAL OF INTERNATIONAL CONSUMER MARKETING, p. 1-14, 2019. DOI: https://doi.org/10.4013/base.2019.162.05


STREHLAU, V. I.; MORAES, S. G. Country image is still relevant in the era of micro multinationals. International Journal of Business & Marketing, v. 4, p. 5-10, 2019.


VEGRO, C.; ALMEIDA, L. F. Global coffee market: Socio-economic and cultural dynamics. In: Luciana Florêncio de Almeida; Eduardo Eugênio Spers. (Org.). Coffee Consumption and Industry Strategies in Brazil. 1ed.California: Elsevier – Woodhead Publishing, 2019, v. 1, p. 34-45. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-814721-4.00001-9


YAMASAKI, V.; ROCHA, T.V.; SILVA, SUSANA COSTA E; DUARTE, P. A. O. Evidence of a glocal marketing strategy: a case study in the Brazilian telecommunication market. INTERNATIONAL JOURNAL OF BUSINESS EXCELLENCE (PRINT), v. 19, p. 364-380, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1504/IJBEX.2019.102820

ALMEIDA, W. A. G. ; BORINI, F. M. ; SOUZA, E. . Competências Comportamentais dos Profissionais de Secretariado: o impacto da atuação internacional da empresa. Revista de Gestão e Secretariado, v. 9, p. 1-17, 2018.


AURELIANO-SILVA, L. ; STREHLAU, S. ; STREHLAU, V. I. . The Relationship between Brand Attachment and Consumers’ Emotional Well-Being. Journal of Relationship Marketing (ONLINE), v. 17, p. 1-16, 2018.


BAETA, P. ; PONCHIO, M. C. Estudo Teórico-Empírico acerca das Associações entre Materialismo e Consumo Colaborativo. FACEF PESQUISA, v. 21, p. 48-61, 2018.


BALDINI, A. P. T. ; PONCHIO, M. C. . Avaliação do Processo de Compra de Alto Envolvimento: Aplicação do Consumer Styles Inventory ao Mercado Brasileiro de Veículos Comerciais Leves. Revista de Administração da Unimep, v. 16, p. 107-131, 2018.


BATTISTUZZO, F.J.F.D.A. ; OGASAVARA, M. H. ; PISCOPO, M.R. . The importance of post-merger integration in study of international business. International Journal of Multinational Corporation Strategy, v. 2, p. 218-240, 2018.


BIANCHI, C. G. ; ALVES, W. R. ; ROSSI, G. B. . A INFLUÊNCIA DE REDES INTERPESSOAIS E INTERORGANIZACIONAIS NA INOVAÇÃO DE MPES BRASILEIRAS DE SERVIÇOS. Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo  jan-jun.35, v. 4, p. 80-100, 2018. https://doi.org/10.21574/remipe.v4i1


BRETAS, V. P. G. ; GALETTI, J. R. ; ROCHA, Thelma . Fatores Relacionados a Internacionalização das Redes de Franquias Brasileiras: Dispersão Geográfica e Pertencimento a Grupos. INTERNEXT (SÃO PAULO), v. 14, p. 01-13, 2018.


CORDEIRO, R. A. ; BRANDAO, M. H. ; STREHLAU, V. I. . Exploração de mão de obra na fabricação de produtos: Quem se importa?. RIMAR, v. 8, p. 39-50, 2018.


DUBEUX, VERANISE J. C. ; AMATUCCI, MARCOS ; ESTEVES, FELIPE . Mobilidade Urbana: Motivações Intrínsecas à Utilização do Automóvel nos Centros Urbanos de São Paulo e Rio de Janeiro. Revista ADM.MADE, v. 21, p. 40-59, 2018.


FU, L. ; OGASAVARA, M. H. ; SOUSA FILHO, J.M. . Location choices at the subnational level perspective: the case of the Volkswagen Group in BRIC countries. International Journal of Comparative Management, v. 1, p. 106, 2018.


GONCALVES, V. N. ; PONCHIO, M. C. . Quem Pensa no Futuro Poupa Mais? O Papel Mediador do Conhecimento Financeiro na Relação entre Orientação para o Futuro e Segurança Financeira Pessoal. REMARK. Revista Brasileira de Marketing, v. 17, p. 472-486, 2018.


GONDIM, I.J.C. ; OGASAVARA, M. H. ; MASIERO, G. . Effects of Outward Foreign Direct Investment on Domestic Investment: The Cases of Brazil and China. Journal of International Development, v. 30, p. 1439-1454, 2018.


ISAAC, V. R. ; MELO, P. L. R. ; BORINI, F. M. . Redes de Franquias Estrangeiras e Domésticas em um Mercado Emergente: Análise Comparativa. RAC. Revista de Administração Contemporânea (online), v. 22, p. 46-69, 2018.


ISAAC, V. R. ; MELO, P. L. R. ; OGASAVARA, M. H. ; ROCHA, T.V. . Metanálise sobre Publicação Nacional e Internacional em Internacionalização de Redes de Franquias. Revista da Micro e Pequena Empresa (FACCAMP), v. 12, p. 82-95, 2018.


MARIOTTI, D. C.; BORINI, F. M.; DOS SANTOS, LEANDRO LIMA ; PEREIRA, R. M.. A Baixa Internacionalização das Empresas Brasileiras: Uma Análise das Principais Barreiras Institucionais. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, v. 4, p. 112-126, 2018.


MEDEIROS, A.K.L. ; MENEZES, J.C. ; SOUSA FILHO, J.M. ; OGASAVARA, M. H. . O processo de internacionalização da Metalúrgica Delta: Análise baseada no tripé da estratégiaReA UFSM, v. 11, p. 327-345, 2018.


MELO, P. L. R. ; CUNHA, J. A. C. ; BORINI, F. M. . Brazilian microfranchising chains: entrepreneurs’ backgrounds and perceptions of brands and support. International Journal of Management and Enterprise Development (Print), v. 17, p. 53-75, 2018.


MOREIRA, M.Z. ; OGASAVARA, M. H. . Distância cultural e expatriação japonesa na América Latina. GESTÃO & REGIONALIDADE, v. 34, p. 91-106, 2018.


MOREIRA, M.Z. ; OGASAVARA, M. H. . Formal and informal institutions and the expatriation assignment: The case of Japanese subsidiaries in Latin America. Japan and the World Economy, p. 18-26, 2018.


OGASAVARA, M. H.. Waves of Asian Investments in Brazil. ReVista – Harvard Review of Latin America, v. Fall, p. 60-62, 2018.


OLIVEIRA, R.O. ; SPERS, Eduardo Eugênio . BRAND EQUITY IN AGRIBUSINESS: BRAZILIAN CONSUMER PERCEPTIONS OF PORK PRODUCTS. RAE. Revista de Administração de Empresas, v. 58, p. 365-379, 2018.


PONCHIO, Mateus; SAMARTINI, A. . O modelo de moderação simples e seu emprego no campo da administração. INTERNEXT (SÃO PAULO), v. 13, p. 1-9, 2018.


PROLO, I. ; LIMA, M. C. ; SILVA, L. F. . Os Desafios na Adoção da Tradição Interpretativista nas Ciências Sociais. Diálogo (UNILASALLE), v. 39, p. 1-13, 2018.


RAZIQ, M. M. ; BORINI, F. M. ; MALIK, O. F. ; AHMAD, M. ; SHABAZ, M. . Leadership styles, goal clarity, and project success. LEADERSHIP & ORGANIZATION DEVELOPMENT JOURNAL, v. 39, p. 309-323, 2018.


RIBEIRO DA FONSECA, M. ; ROCHA, T. V.. THE IMPACT OF INTERNATIONALIZATION IN THE BRAND IMAGE OF BRAZILIAN FRANCHISES OF THE FOOD SECTOR. Intern. Journal of Profess. Bus. Review, v. 3, p. 264-282, 2018.


ROSSETO, D. E. ; BORINI, F. M. . Suiting Innovations To Emerging Markets: How To Do More With Less. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 58, p. 517-519, 2018.


ROSSETTO, D. E. ; BERNARDES, R. C.; BORINI, F. M. ; GATTAZ, C. C.. Structure and evolution of innovation research in the last 60 years: review and future trends in the field of business through the citations and co-citations analysis. SCIENTOMETRICS, v. 115, p. 1329-1363, 2018.


SAITO, C. S. ; STREHLAU, V. I. . Escolha de destino turístico: Estudo bibliométrico com análise de citação e co-citação de autores. INTERNEXT (SÃO PAULO), v. 13, p. 17-31, 2018.


SANTOS, ADRIANA BARALDI ALVES DOS ; BIANCHI, C. G.; BORINI, F. M. . Open Innovation and Cocreation in the Development of New Products: the role of design thinking. International Journal of Innovation, v. 6, p. 112-123, 2018.


SHARMA, P. ; CARDINALI, S. ; LUK, S. ; OGASAVARA, M. H. . Challenges and opportunities for marketers in the emerging markets. Journal of Business Research, v. 86, p. 210-216, 2018.


SIEKIERSKI, P ; LIMA, M. C. ; BORINI, F. M. . International Mobility of Academics: Brain Drain and Brain Gain. European Management Review, v. 15, p. 329-339, 2018.


SIEKIERSKI, P. ; LIMA, M. C.; BORINI, F. M.; PEREIRA, R. M.. International academic mobility and innovation: a literature review. Journal of Global Mobility: The Home of Expatriate Management Research, v. 6, p. 285-298, 2018.


SILVA, I. M. ; BORINI, F. M. ; REIS, G. G. ; FLEURY, M. T. L. ; SANTOS, LEANDRO LIMA . Antecedents of cost innovation: the combined impact of strategy and organisational culture. International Journal of Innovation and Learning, v. 24, p. 327-344, 2018.


SOUZA, F.C. ; OGASAVARA, M. H. . The impact of cross-national distance on survival of foreign subsidiaries. BBR. Brazilian Business Review (English Ed.), v. 15, p. 284-301, 2018.


SUTER, M. B.; BORINI, F. M.; FLORIANI, D. E.; DA SILVA, DIRCEU ; POLO, E.. Country-of-origin image (COI) as a country-specific advantage (CSA): Scale development and validation of COI as a resource within the firm perspective. Journal of Business Research, v. 84, p. 46-58, 2018.


SUTER, M. B.; GIRALDI, J. de M. E. ; BORINI, F. M.; MACLENNAN, M. L. F.; CRESCITELLI, E.; POLO, E.F.. In search of tools for the use of country image (CI) in the brand. Journal of Brand Management, v. 25, p. 119-132, 2018.


TUMELERO, C. ; SBRAGIA, R. ; BORINI, F. M. ; FRANCO, E. . The role of networks in technological capability: a technology-based companies perspective. Journal of Global Entrepreneurship Research, v. 8, p. 1-19, 2018.

Produção Técnica de Destaque

  • 47 apresentações de trabalhos em conferências, congressos ou outros eventos
  • 11 cursos de curta duração oferecidos
  • 5 materiais didáticos ou instrucionais desenvolvidos
  • Editoria das revistas acadêmicas
    • Innovation & Management Review (RAI: Revista de Administração e Inovação) – prof. Felipe Borini
    • Internext – prof Ilan Avrichir
  • 17 atividades de organização de eventos
  • Lideranças em comitês importantes da área como:
    • Representante do Brasil no Comitê executivo do European Marketing Academy – prof Vivian Iara Strehlau
    • Coordenador da Divisão ESO – XLII ENANPAD 2018 – prof Mario Ogasavara
    • Líder da área Teoria, epistemologia e métodos de pesquisa em marketing do EMA (Anpad) – 2018 – prof. Eduardo Spers
    • Coordenadora do Tema Marketing e Gestão do XXI SEMEAD  – Prof Thelma Rocha
  • 22 entrevistas em programas de rádio ou TV
  • 4 relatórios de pesquisa
  • Inúmeros pareceres para artigos submetidos à revistas nacionais e estrangeiras, congressos e outros tipos de eventos, para projetos de pesquisa para obtenção de recursos estaduais e federais, dentre outros tipos de avaliação de trabalhos.

Livros e e-books publicados por Docentes e Discentes

Percepção da Maturidade Digital das Redes de Franquias.

 

Nesse estudo, são investigadas 72 redes de franquias, divididas por estágios de de maturidade digital.

 

Versão em português 2023 (clique aqui)

 

Inovações e Transformações no Agronegócio Brasileiro.

 

Este material foi organizado a partir do curso Inovações e Transformações no Agronegócio: oportunidades no contexto brasileiro realizado pela ESPM-SP em 2021, coordenado por Paulo Roberto Correa Fraga de Freitas, Roberto Werneck e Luiz Ojima Sakuda.

 

Versão em português 2023 (clique aqui)

A MARCA NA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS FRANQUIAS BRASILEIRAS


Autores: Thelma Valéria Rocha Rodrigues, Eduardo Eugênio Spers, Felipe Mendes Borini, Vanessa Pilla Galetti Bretas, Pedro Lucas de Resende Melo, Mario Henrique Ogasavara, Adriana Camargo.

 

Versão em português 2018 (clique aqui)

 

Versão em inglês 2018 (clique aqui)

Global Mindset Na Internacionalização das Franquias Brasileiras


Autores: Thelma Rocha, Eduardo Eugênio Spers, Felipe Mendes Borini, Vanessa Pilla Bretas, Pedro Lucas de Resende Melo, Mario Henrique Ogasavara, Daniela Motta Romeiro Khauaja e Adriana Camargo

 

Versão em português 2016 (clique aqui)

 

Versão em inglês 2016 (clique aqui)

Estágios da Internacionalização das Franquias Brasileiras


Autores: Thelma Rocha, Felipe Borini, Eduardo Spers, Mário Ogasavara, Daniela Khauaja, Adriana Camargo e Pedro Melo.

 

Versão em português 2014 (clique aqui)

 

STAGES OF INTERNATIONALIZATION OF BRAZILIAN FRANCHISES

Versão em Inglês 2014 (clique aqui)

Aspectos Mercadológicos e Estratégicos da Internacionalização das Franquias Brasileiras


Autores: Thelma Rocha, Felipe Borini, Eduardo Spers, Daniela Khauaja, Adriana Camargo


Versão português 2012 (clique aqui)

 

Versão em inglês da pesquisa coletada em 2012 – STRATEGIC AND MARKETING ASPECTS OF THE INTERNATIONALIZATION OF BRAZILIAN FRANCHISING (clique aqui)

A Internacionalização das Franquias Brasileiras


Autores: Thelma Rocha, Felipe Borini, Eduardo Spers


Versão português 2010 (clique aqui)